8 de outubro de 2017

VAYU MUDRA: EQUILIBRA VATA E O ELEMENTO AR




HUMBERTO J. MENEGHIN


Associado no Ayurveda ao dosha vata, representado pelo elemento ar, o vayu mudra é um dos gestos mais fáceis de se fazer.Para tanto, basta trazer as pontas dos dedos indicadores à base dos polegares para então estes, os polegares, se posicionarem por cima daqueles. E, com as palmas das mãos voltadas para cima, os outros dedos ficam estendidos e o praticante observa as sutilezas deste mudra.


Inevitavelmente de acordo como os alimentos que consumimos no dia a dia, o sistema digestivo produz gazes que desequilibra o elemento ar no corpo. Fora isso, sabe-se que o ar também se aloja por entre as juntas e que em excesso incita a desconfortos do reumatismo, gota e ciático.

No entanto, para os que passam por esse tipo de condição causada pelo acumulo do elemento ar no corpo, fazer o vayu mudra com regularidade pode contribuir para o equilíbrio e alívio desejado.

É certo que o elemento ar está caracterizado pelo dedo indicador, enquanto que o elemento fogo pelo polegar. Desta forma, fazendo o vayu mudra como descrito no início deste artigo, enfatizando a ação dos polegares posicionados acima dos indicadores, pressionando-os levemente, aquele excesso de “ar” acaba por ser suprimido pelo “fogo” ativo vindo dos polegares.

Além disso, mesmo que o praticante aparentemente não apresente qualquer problema relativo ao dohsa vata; vale, por vezes, investigá-lo, uma vez que o realizando este mudra uma sensação de segurança e tranquilidade se apresenta contribuindo para que a ansiedade e o estresse sejam devidamente combatidos.

Harih Om!
 Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário