26 de fevereiro de 2017

RUDRA MUDRA: ATIVA O PLEXO SOLAR E REDUZ O CANSAÇO



HUMBERTO J. MENEGHIN


Considerado um mudra essencial que tem a função específica de regular e ativar o plexo solar, o Rudra mudra também equilibra e fortalece o elemento Terra presente no pâncreas, baço e estômago. E, além disso, Rudra é um dos nomes pelo qual Shiva é conhecido.


Para executá-lo, o praticante deve simplesmente trazer as pontas dos dedos indicadores e anulares junto as pontas dos polegares, enquanto os dedos médios e mínimos ficam estendidos.


Considerando-se as duas mãos, quem experimenta este mudra traz a atenção ao plexo solar e mantém a respiração ali de forma consciente, notando a sutil expansão quando se inspira e a leve retração ao expirar.


Sugere-se que o Rudra mudra seja feito por cerca de trinta minutos seguidos ou por seis vezes com cinco minutos cada


No entanto essa escolha cabe unicamente ao praticante que poderá realizá-lo por duas vezes ao dia com o tempo de quinze minutos ou até mesmo pelo tempo e vez que achar que deve.


As tensões do dia a dia comumente se instalam através de uma dor que se espalha pelo pescoço, costas, ombros, pulsos e até no peito, adicionado ao cansaço de um dia corrido no trabalho ou afazeres com os quais estamos compromissados.


Centrado no tríduo formado pelo contato da junção das pontas dos polegares, indicadores e anulares, o praticante pode de uma forma sutil perceber uma certa corrente de energia que caminha pelos braços e passa pelo centro do peito chegando até o plexo solar, enquanto percebe a respiração se acalmar e uma sensação de apaziguamento que aparece contribuindo para que o cansaço se vá.


Alguns praticantes ainda adotam o Rudra mudra como suporte para se conectarem com Shiva acompanhado do mandra Om Namah Shivaya, em japa silencioso.

Harih Om!



Curta:

Nenhum comentário:

Postar um comentário