8 de fevereiro de 2017

QUERO FAZER YOGA PARA EMAGRECER E ME ESPIRITUALIZAR, MAS SÓ VOU COMEÇAR DEPOIS DO CARNAVAL!




HUMBERTO J. MENEGHIN


Dizem que o ano no Brasil só começa depois do carnaval e muitas pessoas por terem essa crença limitadora desde criança adotam-na por estar muito arraigada entre os brasileiros.  O ano começa e a intenção, aquela vontade de iniciar a prática de Yoga é postergada, calcada nessa desculpa. Neide Cristina confessou isso abertamente: “Quero fazer Yoga para emagrecer e me espiritualizar, mas só vou começar depois do carnaval!” Mas, será que vai começar mesmo? Por que não agora?



Essa crença que limita muito a vida das pessoas no Brasil, atinge até aqueles que não a seguem; no entanto, a grande maioria deixa para começar a fazer as suas coisas após a quarta-feira de cinzas, salvo boas exceções.


É verdade que a Neide Cristina está com uns quilos a mais e que não gosta de ir à academia malhar; mas, através de uma vizinha, a Ana Laura, soube da Yoga quando notou que ela parecia mais magra e até com aspecto jovial. Perguntou o que estava fazendo e então ficou sabendo que a Ana Laura tinha parado com o Pilates e começado a fazer Yoga.


Mais magra, Zen, espiritualizada, a Ana Laura estava praticando Yoga há seis meses com um professor de Yoga muito bom. Ela mudou a sua alimentação por completo e dizia que todos os dias fazia pranayama, umas respirações energéticas e quando podia praticava na casa dela mesmo por conta própria.


Então, a Neide Cristina ficou com muita vontade de fazer Yoga também, por que a Ana Laura disse para ela que desde que começou a praticar sentia-se menos ansiosa, que estava moderando bem o apetite alimentar, se controlando de uma forma natural e que tinha emagrecido alguns quilos.


A leveza da Ana Laura passava-lhe no semblante, incrível isso! Ela estava mais espiritualizada, mesmo sendo daquelas católicas que ia à missa muito raramente.


Motivada pelos frutos que a vizinha estava colhendo com a prática regular do Yoga, Neide Cristina antes que o ano terminasse pôs na cabeça que também iria fazer Yoga. O novo ano começou e então resolveu começar a fazer Yoga só depois do Carnaval. 


Se não agora? Quando? É a última frase que está no livro “Inteligência Emocional” de Daniel Goleman. Adiar as coisas importantes para após o Carnaval só porque a massa faz assim não dá muito certo, não é?


Pode ser que a Neide Cristina faça a sua primeira aula de ásanas na semana seguinte ao Carnaval, provavelmente indo acompanhar a vizinha Ana Laura e que se dê bem. Ou, pode ser que nem comece preferindo continuar no mesmo patamar que está, envolta com desculpas protelatórias.









No entanto, praticar Yoga com o intuito de emagrecer não é a finalidade principal que uma boa prática de Yoga possa oferecer à Neide Cristina, visto que esse quesito é algo que algumas vezes acontece de forma secundária; a não ser que a prática que ela adote seja extremamente dinâmica e ministrada com a boa atenção e cuidado por parte do professor para que a Neide Cristina não se machuque, não ache a prática muito punk e desista.


Ninguém vira santo da noite para o dia só pelo fato de praticar ásanas e abrir-se para o autoconhecimento ouvindo trechos das escrituras ou lendo livros específicos relativos ao estudo do Yoga e Vedanta.


Espiritualizar-se também é um aspecto que vem com o tempo da prática, entendimento, reflexão e do ganho de autoconhecimento fortalecendo os laços do praticante com a sua fé, com a religião que segue ou até com o sadhana pessoal.


Desejamos sorte e determinação à Neide Cristina, às pessoas que deixam para começar tudo para depois do Carnaval, porque o Yoga está aqui e ali e no agora.

Harih Om!


Curta:


Nenhum comentário:

Postar um comentário