27 de novembro de 2016

POR QUE FAZER TORÇÕES NO YOGA?




HUMBERTO J. MENEGHIN


Ardha Matsyendrásana é a postura de Yoga mais comum quando se pensa em realizar uma torção seja na prática pessoal ou numa aula conduzida. Alguns praticantes e até mesmo professores chegam a suprimir as torções de suas práticas e aulas dando atenção à execução de outros ásanas que acham ser mais importantes. No entanto, as torções no Yoga são indispensáveis, mesmo que se faça pelo menos duas posturas.

16 de novembro de 2016

MINHA AMIGA PRATICA YOGA, EU TAMBÉM! PARTE 41




HUMBERTO J. MENEGHIN


“Você já ouviu falar da dieta da Flor de Lotus? Dieta da Flor de Lotus, emagrecedora, seca vinte e um quilos em três semanas!!!” – anunciava  uma mulher na minha frente a um grupo de pessoas  que parecia bem  interessado na tal dieta. “Ah, não sei se eu choro ou riu dessa dieta! Me poupe!!!” – disse  uma fulana, ao meu lado, com uma voz exageradamente  ardida, sem querer detalhes dessa tal dieta. Mas, como a minha curiosidade era tanta, quis saber mais sobre a Dieta da Flor de Lotus, antes que o Tércio Natércio retornasse para dar continuidade à palestra do retiro.

9 de novembro de 2016

POR QUE FAZER POSTURAS DE YOGA EM PÉ?




HUMBERTO J. MENEGHIN


Não raro encontrar praticantes e até mesmo professores de Yoga que não incluem em suas práticas posturas de Yoga que são realizadas em pé, dando preferência as que são feitas de forma sentada ou deitados pelo chão. No entanto, mesmo que alguns ainda não apreciem dar a devida atenção aos ásanas que são feitos em pé, eles são essenciais e têm suas funções específicas no transcorrer de uma boa prática.

3 de novembro de 2016

ZEN DOGS: SERÁ QUE ELES MEDITAM? E VOCÊ?





HUMBERTO J. MENEGHIN


Quem contempla as imagens dos cachorros com os olhos fechados feitas pelo fotógrafo Alex Cearns, no ensaio Zen Dogs, na certa vai achar que eles realmente estão imersos num estado profundo de meditação. No entanto, mesmo que meditar, a princípio, seja uma ação exclusiva dos seres humanos, a verdade é que se não houver consistência na prática de nada adiantará.