7 de novembro de 2013

O YOGASHALA DOS SONHOS




HUMBERTO MENEGHIN


Para aqueles que levam a prática de Yoga a sério ter um espaço próprio em casa para praticar ásanas e meditar acaba por ser uma benção, mesmo que alguns ainda pratiquem num cômodo que não foi projetado para esse fim. No entanto, para aqueles que estão construindo um novo lar ou reformam o que habitam aproveitar a oportunidade e montar a Yogashala dos sonhos acaba por ser a grande pedida.


Construir ou reformar, mesmo que não se queira, pode provocar uma grande dor de cabeça naquele que contrata se os que foram contratados para tanto não cumprirem com o prometido, ou seja, enrolarem o que podem e literalmente darem o cano durante as muitas das etapas do projeto.


Então, a primeira coisa a se levar em conta quando o negócio é construir ou reformar a própria residência é encontrar o arquiteto, engenheiro e os trabalhadores competentes que sejam comprometidos em realmente conduzir a obra de um modo que ao final quem contratou agradeça aos Deuses pelo ótimo resultado.


Comumente o arquiteto responsável ou o designer de interiores numa entrevista com o cliente define a melhor forma de tornar realidade o sonho de se ter uma sala específica para prática de Yoga. Dependendo do perfil do proprietário do imóvel, gostos e aversões, um projeto é elaborado através de um programa de computador chegando-se ao fim almejado.


Aprovado o orçamento e o projeto, considerando o background do profissional que irá realizar a obra, materiais apropriados são adquiridos para a reforma do ambiente que será transformado na sala de Yoga dos sonhos ou na construção propriamente dita.


Uma boa sala de prática de ásanas em casa deve ser funcional e ter espaço suficiente para o praticante, sua família e ainda os amigos praticarem. Muitos podem achar tolice ter um cômodo especial para tanto, visto que um canto de quarto, uma sala cujos moveis podem ser afastados ou até mesmo um terraço ou quintal pode ser utilizado para praticar.


No entanto, quem não quer ter uma Yogashala só sua, sem que outros assuntos e energias impróprias transitem pelo ambiente? E, essa sala de prática pode também servir para o dono ou a dona utilizá-lo para ministrar aulas caso seja professor ou professora devidamente qualificado (a).


Outro ponto a ser considerado é se o local é silencioso, que não seja uma sala que dê diretamente para uma rua movimentada onde o barulho do trânsito e a poluição poderão descaracterizar a finalidade do ambiente e pedir uma proteção antirruído se não houver outra opção.


Bom gosto não se discute, então, aqui temos alguns exemplos de Yogashalas dos sonhos:




ESPELHOS PODEM AJUDAR COM AS POSTURAS







Projetada por Winnipeg Interior Designers & Decorators, provavelmente uma empresa canadense, essa opção de sala para prática de Yoga conta com três espelhos paralelos condizentes com os três mats em frente. As paredes são brancas aumentando a sensação de amplitude do espaço que ainda conta com dois candelabros de tamanhos consideráveis pintados em preto.


O chão ao que tudo indica é forrado por um carpete banco. Praticar nessa sala pode proporcionar momentos agraváveis desde que o número de praticantes não passe de três; pois, ninguém aprecia se dedicar ao Yoga numa sala que não comporta um número de praticantes de um modo confortável.


Outro cuidado que merece atenção é quanto a limpeza do ambiente, uma vez que o chão e as paredes são brancas e estas podem sujar com facilidade se forem usadas como props para execução de ásanas.




CLARIDADE E AR PURO DO CAMPO CONVIDAM Á PRATICA






Danbury General Constractors Blansfield Builders, Inc. é a responsável por esta bela Yogashala dos sonhos. Construída numa fazenda, o ar puro e a claridade do Sol inundam o ambiente cujas janelas tomam os lugares das paredes.

Provavelmente tendo sido um antigo galpão, o teto e as vigas são brancas e o piso em madeira. No entanto, claridade demais pode atrapalhar e cortinas ou persianas poderiam ajudar a diluir o excesso de luz.


Praticar pela manhã nesta grande sala deve ser o máximo e os amigos com certeza irão adorar. No entanto, ao cair da tarde, a sala merece ser fechada para que insetos não a invadam.




O APARTAMENTO DA CIDADE COM AS ESTÁTUETAS DE YOGIS








Nem todos os apartamentos de uma cidade cosmopolita possuem espaço suficiente para ter uma Yogashala dos sonhos. No entanto, este em Toronto, Canadá, mesmo que aparentemente não tenha um grande espaço, parece cumprir o que promete.


Com vista da cidade cuja janela de vidro vem até o chão, o praticante poderá se entregar a prática diária de ásanas a qualquer hora do dia, tomando o cuidado de que sempre haverá alguém com um binóculo noutro edifício cheio de curiosidade para espionar quem pratica.


Uma janela que pode ser indiscreta compensada por um piso bonito em madeira e algumas estatuetas de yogis numa prateleira junto à parede branca.


Uma cortina ou persiana aqui também poderia ser um complemento essencial apesar da planta próxima à janela dar graça ao ambiente. Este projeto é assinado por Toronto Interior Designer & Decorators Palmerston Design Consultants.




ACONCHEGO EM DESMASIA COM LUZ NATURAL








Aproveitar um ambiente de uma construção antiga e reformá-lo com o intuito de transformá-lo numa sala para prática de Yoga requer cuidado para que a casa em si não seja descaracterizada. Breckenridge General Contractors Pinnacle Mountain Homes fez o que pode para deixar essa sala aconchegante; no entanto, essa divisória em vidro parece comprimir o ambiente trazendo uma sensação de aprisionamento, mesmo que se possa ter uma boa visão do outro lado.


Mas, se a proposta é ter um isolamento acústico, essa parede vitral deve cumprir o prometido. Contando com cerca de quatros janelas o ambiente não é grande e no máximo cabem duas pessoas ou três se melhor acomodar. Piso em madeira e uma mesinha com toalhas e com vaso próximo a uma das janelas completam o aconchego.




UM TOQUE CONTEMPORÂNEO COM FENG SHUI APLICADO






Paredes em branco parecem estar em evidência nas Yogashalas descoladas. Seja porque a cor branca ou gelo dá a falsa impressão de amplitude do ambiente, essa sala de Yoga criada por Cabin John Desing-Build Firms Anthony Wilder Desing/Build,Inc. apresenta um estilo contemporâneo aliado a um Feng Shui aplicado. Logo no canto direito se nota um tecido vermelho que sai do chão e é estendido em direção ao teto trazendo a impressão de que um fogo está acesso ou uma ave está por cima.


Na parede ao fundo poderíamos dizer que há uma janela com uma estátua em madeira de alguma deidade budista e na direita uma outra janela estreita, denotando que esta Yogashala foi idealizada num sótão.


Duas luminárias no teto trazem mais luz ao ambiente cujo piso também é revestido em madeira comportando no máximo quatro praticantes. Se o clima do local onde esta sala de Yoga está é muito quente no verão, os praticantes com certeza estarão numa sauna; e para diluir o desconforto causado pela temperatura que pode incomodar quem por lá pratica um aparelho de ar condicionado torna-se uma peça indispensável.




MODERNA PRÓXIMA AO JARDIM E DA PISCINA








Original mesmo que tenha um aspecto bem moderno essa Yogashala dos sonhos é maravilhosa, pois as amplas janelas em vidro, todas com persianas brancas tem a vista para o jardim com uma boa piscina, o que pode convidar os praticantes a praticarem ao ar livre e ainda meditar, aos sons dos pássaros, naquele banco em madeira que aparece bem lá pelo fundo.


Assinado também por Cabin John Desing-Build Firms Anthony Wilder Desing/Build,Inc, esta sala para prática de Yoga conta com uma claraboia no teto que permite a Luz natural se fazer presente no ambiente.


As paredes também são brancas, o piso em madeira original e um ventilador está disponível pelo teto. Um abajur peculiar está num dos cantos e essa cala pode comportar de quatro a seis praticantes com conforto. Um sonho de consumo!




ARTE NA PAREDE







Fugindo do convencional essa Yogashala dos sonhos criada pela Other Metro Interior Designers & Decorators Allure Interiors Inc., tem as paredes em cinza e uma delas está decorada com linhas em branco e laranja que lembram galhos e folhas de plantas.


Nota-se que ao chão, em madeira compensada, próximo a janela há uma saída de calefação. Cortinas estão colocadas à janela uma em branco e outra num leve tom de laranja.


O quadro em madeira que denota Buda em auto relevo, mais a mesa também em madeira escura e as velas em cima agregados aos olhos de Buda ali expostos trazem um ar de devoção ao ambiente. Esta sala talvez acomode até três praticantes devotados.


Tornar o sonho realidade de possuir a Yogashala dos sonhos pode tanto demorar ou não, pois isso irá depender muito da situação financeira do(a) praticante aliado à disponibilidade, bom gosto e a criatividade, além das boas energias que intuitivamente podem ser percebidas no local que abrigará a prática de ásanas, momentos meditativos e a ainda o estudo do Yoga.


Que a Yogashala dos sonhos não seja apenas para os amigos verem e muito menos motivo de inveja alheia, mas sim um templo pessoal que irá contribuir para que o praticante e as pessoas amigas e queridas possam ir se libertando das limitações da vida.


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário