10 de setembro de 2013

ATLETAS OLÍMPICOS CHINESES PRATICAM YOGA COM IYENGAR






HUMBERTO MENEGHIN


Uma delegação de atletas olímpicos chineses baixaram em Pune, Índia, mais especificamente no Ramamani Iyengar Memorial Yoga InstituteRIMY para praticarem ásanas com o professor Iyengar, ao vivo e a cores e ainda aprender a aplicar as técnicas yóguicas em seus treinamentos com o propósito lustroso de prevenir a ocorrência de lesões esportivas.






Como é sabido, para reforçar a crença perante os olhos da humanidade que a China é um país de campeões, já faz alguns anos que ela tem investido muito no desenvolvimento de seus atletas tudo para que nas competições e jogos olímpicos conquistem as tão sonhadas medalhas.

No entanto, como todo tipo de competição onde o corpo do atleta é demasiadamente requisitado e exigido, lesões de todos os tipos são bastante comuns de aparecerem e com isso colocam em risco o desempenho e a condição física do atleta diminuindo as chances de vencer.

Buscando a salvaguarda na prática de ásanas do Yoga, mais especificamente no método desenvolvido por BKS Iyengar, os atletas chineses, no total de quarenta e oito, vieram a Pune para procurar entender de que forma o Yoga pode ajudá-los seja para evitar que as lesões esportivas seja algo recorrente e ainda para aprimorarem a concentração e a consciência corporal.






Conforme consta, o senhor Iyengar já esteve em terras chinesas em 2011 quando teve um encontro com os responsáveis pelo departamento de esportes onde foi acordado que os atletas de China treinariam Yoga sob a sua guarda.

E, então, desde março de 2012 até agora (setembro/2013) pequenos grupos de esportistas da República Popular tem ido a Pune praticar com BKS Iyengar e parece que apreciaram bastante as práticas, pois a delegação mais recente com quarenta e oito pessoas é considerada a maior.

O regime de prática de ásanas adotado pelos atletas pode causar inveja a qualquer praticante mais acanhado ou acomodado que vive noutras partes do mundo. O treino, se poderíamos denominar essa ação de treino, é realizado durante cinco dias na semana, com duas horas de prática de vários ásanas pela manhã e uma hora dispensada somente a pranayamas que ocorre pela tarde.





Tonificados, alongados e muito oxigenados os atletas chineses mesmo que não apreciem as práticas oferecidas por BKS Iyengar, que com certeza deve estar sendo muito bem remunerado por essa prestação de serviço, são forçosamente convidados a adotarem-na, visto que a prática tornou-se para eles um diferencial não só para prevenir lesões, mas também para conquistarem as tão sonhadas medalhas e assim se tornarem destaques nos pódiuns por que passarem.

Praticar ásanas do Yoga, estudar as escrituras na sua essência não tem a mesma estrutura e finalidade que os atletas chineses são forçosamente a aceitar. Mesmo que se dediquem horas a fio a praticar, isso aos olhos dos incautos pode parecer bonito; no entanto, quem sabe na hora certa os que agora se sentem compromissados desta forma com a prática possam entender que o fim do Yoga é moksha, a libertação.


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário