28 de abril de 2013

QUAL A MELHOR DESIGNAÇÃO PARA O LUGAR ONDE SÃO OFERECIDAS AULAS DE YOGA?



HUMBERTO MENEGHIN


Talvez a primeira dúvida que vem à mente de muitas professoras e professores de Yoga que se propõem a abrir e gerir um lugar próprio onde se oferecem aulas de Yoga é como esse lugar vai ser chamado. Várias designações podem ser adotadas, dentre elas: Espaço, Escola, Estúdio ou Studio, Academia, Centro, Casa, Instituto, Shala ou Sala, Loft, Morada, Cantinho, nome do professor (a) antes da palavra Yoga ou nome em sânscrito ou de Deidade Hindu seguido de Yoga. Muitas são as possibilidades, as mais comuns são essas; no entanto, escolher um nome ou uma designação para o lugar onde serão oferecidas aulas de Yoga é como escolher o nome para o próprio filho (a).








Tomemos por exemplo algumas designações:


Espaço Marli Yoga ou Espaço de Yoga da Professora Marli

Marli – Escola de Yoga

Marli Yoga

Estúdio Marli Yoga ou Estúdio de Yoga da Marli

Marli Yogashala

Instituto Marli Yoga ou Instituto de Yoga da Professora Marli

Marli - Morada da Yoga

Cantinho de Yoga da Marli

Shiva Yoga

Shanti Yoga

Jaya Marli Yoga

Método Marli Yoga

Academia Marli Yoga

Centro de Yoga Marli

Casa Marli Yoga










A opção Loft nem passa pela cabeça da Marli, pois é muita frescura no seu modo de ver.


Muitas são as possibilidades, mas na hora de escolher a designação para o lugar onde serão oferecidas aulas de Yoga é que são os quinhentos. O mais comum é adotar a terminologia Espaço, “Espaço de Yoga Marli”.


A palavra Espaço é muito difundida, pelo menos no Brasil, quando se quer designar um local onde serão ministradas aulas de Yoga. Espaço, um lugar livre, uma sala. Geralmente existem espaços culturais, espaços artísticos, meu espaço, para ir mais longe a o nome da rede social MySpace. Espaço é uma designação simples, que no entanto, deve vir seguido de uma palavra que revele para que serve o espaço.










Então, “Espaço Marli Yoga”, é uma ótima opção, pois denota que é o lugar onde a Marli, professora de Yoga, dá as suas aulas. No entanto, adotar a nomenclatura “Espaço de Yoga da Professora Marli” é um nome que precisa se tomar um fôlego mais longo para se pronunciar, denota o que é, mas é um nome grande demais para ser pronunciado e pode se tornar enfadonho.










“Marli – Escola de Yoga”, o termo escola é o lugar onde aprendemos, aqui há uma associação que se reporta a mais tenra idade, de quando íamos à Escola, aprendíamos as matérias e respeitávamos ou não a “mestra” ou a “tia” que nos ensinava. “Marli – Escola de Yoga”, acaba por trazer uma essência puramente escolar, onde há a figura da professora que manda e dos alunos que obedecem. Então, este nome pode não ser assim tão interessante para ser adotado.


“Marli Yoga” é um nome rápido, simples, direto, objetivo. Fácil de ser guardado e passado para frente em termos de propaganda boca a boca. Mas, isso não quer dizer que a Marli é a bam-bam-bam do Yoga.











“Estúdio Marli Yoga”, traz um ar nova-iorquino ao nome, levando a crer que a Marli aprecia os ícones do Yoga americano, tem alguns dvds, está antenada em tudo e definitivamente é assinante da Yoga Journal. É uma nomenclatura moderna que pega fácil e flui bem.

“Estúdio de Yoga da Marli”, denota que a Marli é quem manda e não tem conversa.













“Marli Yogashala”, se a Marli já foi pra Índia muito provável que tenha pego o termo Shala de lá e, ainda , é adepta e praticante do ashtanga vinyasa Yoga. E se o lugar onde ministra aulas de Yoga tem um toque originalmente hindu essa designação está absolutamente correta.




“Instituto Marli Yoga” ou “Instituto de Yoga da Professora Marli”. O termo instituto pode impressionar os incautos e logo nos reporta ao “Instituto Pasteur”, onde pesquisas científicas foram ou são realizadas. No entanto, para se adotar este termo, o instituto tem que fazer jus ao conteúdo; pois, do que adianta denominar um local onde se ministram aulas de Yoga de instituto, se estudos e pesquisas relativas ao Yoga não são realizadas? Fica algo vago, apenas para o inglês ver e trazer uma grandiosidade que não é real.











“Marli - Morada da Yoga”. O termo morada é muito adotado por Centros Espíritas. Morada da Yoga, pode não ser o ideal e nem soar bem aos ouvidos de quem possa pensar em freqüentar esse lugar para ter aulas de ásanas do Yoga.



“Cantinho de Yoga da Marli”. Usar a palavra cantinho pode transmitir um certo ar de acolhimento, de carinho; no entanto essa palavra seria melhor empregada se fosse para designar um berçário ou um jardim da infância ao invés de um lugar onde se oferece aulas de Yoga.










“Shiva Yoga”. Que poder! Trazer o nome de Shiva na frente da palavra Yoga pode dizer que quem cuida do lugar é devoto de Shiva ou simplesmente busca a sua força para que o empreendimento vá em frente, o mesmo vale para “Ganesha Yoga” e similares. Um toque hindu que pega bem, mas algumas pessoas firmemente religiosas podem não se interessar em praticar ásanas de Yoga num lugar assim.











“Shanti Yoga”. O lugar da paz. Onde aqueles que frequentam tem um oásis de paz, um refúgio para as horas atribuladas jungido as aulas de Yoga, relaxamento. Shanti Yoga, um nome fácil, comum e com uma vibração boa. Om Shanti!




“Jaya Marli Yoga”. Se no lugar do nome Marli estivesse o nome de uma deidade Hindu, a designação desse lugar onde se pratica ásanas do Yoga estaria perfeitamente correto. Jaya é uma saudação; a proprietária do espaço não precisa ser saudada sobremaneira a toda hora. Jaya Ganesha Yoga poderia se uma boa alternativa.











“Método Marli Yoga”. Seguir um método às vezes pode se tornar muito chato apesar de talvez apresentar aspectos positivos. Mas, será que a Marli está bem capacitada para criar seu próprio método de Yoga? Ou isso é apenas uma repaginação do que já existe?











“Academia Marli Yoga”. Designação talvez inspirada na Academia do Professor Hermógenes, esse nome pode até pegar. No entanto, o termo academia está ligado à prática de musculação e a malhação propriamente dita.



“Centro de Yoga Marli”. O cerne, onde tudo converge e acontece, o centro, o ponto onde o Yoga é ensinado, praticado e divulgado. A referência do Yoga na cidade, provavelmente é um lugar onde se ministra curso de formação para professores de Yoga e workshops.












“Casa Marli Yoga”. De uns tempos para cá o termo Casa parece que virou moda. Casa reporta a algo que é familiar, onde se é bem acolhido, onde se pode ficar à vontade e as visitas podem tomar um bom cafezinho. Com um ar amistoso o termo casa é uma boa pedida para designar um local para se praticar e ensinar Yoga.












“Yoga Loft Marli” ou “Marli Yoga Loft”. Mesmo que essa opção não seja a favorita da Marli, o termo Loft, que na verdade é um lugar onde antes funcionava um armazém ou um galpão ficaria melhor adotado se o espaço da Marli fosse situado numa cidade como San Francisco ou Nova York. No interior de São Paulo esse termo pode não combinar. Do contrário, numa grande cidade como São Paulo pode dar certo e pegar.











“Yoga Ribeirão Negro”. Outra designação que visa marcar território e dizer abertamente que neste pedaço nós é quem ditamos as regras é colocar o nome da cidade onde está situado o lugar que se ministra aulas de Yoga, na frente da palavra Yoga. Pode soar bem associar o nome do espaço com a cidade; mas se a cidade não se destaca na região geográfica onde está e não possui um nome marcante e não está numa situação positiva em termos econômicos e políticos, isso pode não soar bem para o nome do espaço.










Gosto não se discute, no entanto, escolher bem o nome do lugar onde serão ministradas aulas de ásanas do Yoga, oferecidos cursos, formações e estudos seja sobre Yoga ou Vedanta é uma tarefa bem delicada que demanda boa reflexão de quem se propõe fundar o espaço. 










Alguns podem recorrer à numerologia, à astrologia védica, ao feng shui, procurar um lugar onde o número da rua que irá designar o espaço some nove e ainda que os números que compõe o número do telefone também somem nove. 


No entanto, para aqueles que estão profundamente ligados ao Yoga e seguem na medida do possível suas prescrições o nome do lugar onde serão oferecidas aulas de Yoga virá naturalmente.

Harih Om!


Curta/LIKE:




5 comentários: