28 de abril de 2013

QUAL A MELHOR DESIGNAÇÃO PARA O LUGAR ONDE SÃO OFERECIDAS AULAS DE YOGA?



HUMBERTO MENEGHIN


Talvez a primeira dúvida que vem à mente de muitas professoras e professores de Yoga que se propõem a abrir e gerir um lugar próprio onde se oferecem aulas de Yoga é como esse lugar vai ser chamado. Várias designações podem ser adotadas, dentre elas: Espaço, Escola, Estúdio ou Studio, Academia, Centro, Casa, Instituto, Shala ou Sala, Loft, Morada, Cantinho, nome do professor (a) antes da palavra Yoga ou nome em sânscrito ou de Deidade Hindu seguido de Yoga. Muitas são as possibilidades, as mais comuns são essas; no entanto, escolher um nome ou uma designação para o lugar onde serão oferecidas aulas de Yoga é como escolher o nome para o próprio filho (a).

22 de abril de 2013

YOGA EM VOGA ENTREVISTA – PAULA SABOYA



HUMBERTO MENEGHIN


YV – Você já está no caminho do Yoga desde 1998 quando começou a se dedicar à prática. Antes disso, qual era o conceito que você fazia sobre Yoga e as pessoas que praticavam?

PAULA – Eu lembro vagamente que anos atrás minha mãe me levou ao espaço “Sivananda” dentro do Shopping da Gávea no Rio de Janeiro, espaço que já não mais existe , da Profa. Maria Augusta F. Cavalcanti, por ser asmática minha mãe teve a boa ideia e intenção de me ajudar mas na época eu achei chato, mal eu sabia que foi uma oportunidade de ter começado mais cedo…

17 de abril de 2013

SWAMI DAYANANDA: TUDO SOBRE OS VEDANTA CAMPS I E II, EM RISHIKESH, ÍNDIA, 2013 – YOGA EM VOGA ESTAVA LÁ




HUMBERTO MENEGHIN


Todos os anos, quando o mês de fevereiro se aproxima, centenas de pessoas que buscam conhecimento Védico na sua mais pura essência vão para Rishikesh, Índia, para participarem de pelo menos um dos concorridos Vedanta Camps ministrados pelo H.H. Swami Dayananda Saraswati. Muitos podem achar inviável se empenhar numa viagem tão longa até o Subcontinente apenas para estudar Vedanta, em especial quando o estudante vem do exterior; no entanto, para os que têm a grande dádiva de participar de um desses Camps, a longa distância percorrida não é um obstáculo. Neste ano de 2013, os Vedanta Camps liderados pelo Swami Dayananda Saraswati se iniciaram excepcionalmente em março, no dia treze, seguindo até o dia quinze de abril.

13 de abril de 2013

MINHA AMIGA PRATICA YOGA, EU TAMBÉM! – PARTE TREZE

HUMBERTO MENEGHIN


“Dona Walkiria pediu para você subir à sala dela
quando retornar do almoço. Bjs “.
Alice Walda

Era a mensagem que estava escrita no post it amarelo deixado na moldura da tela do meu monitor. Fiquei surpresa! O que essa mulher queria comigo a ponto de me chamar na sua sala assim de repente? O que poderia ser, se nós não nutrimos nenhuma simpatia uma com a outra? 

8 de abril de 2013

O FIASCO DA LULULEMON, YOGA JEANS E O RETORNO DE LADY GAGA AO YOGA




HUMBERTO MENEGHIN


Em meados de março a renomada fabricante canadense de calças para prática de Yoga, a Lululemon, com a maioria das lojas espalhadas pelos Estados Unidos, promoveu um recall de uma linha de calças que colocou à venda devido a um defeito aparente no tecido. Ao mesmo tempo, outro fabricante decidiu usar jeans no fabrico das calças que elas usam para praticar ásanas. E, após uma delicada cirurgia no quadril , Lady Gaga resolveu retornar ao Yoga.

5 de abril de 2013

ADORO MEU COTTON MAT


HUMBERTO MENEGHIN


Um item para prática de ásanas do Yoga que parece estar ganhando mais atenção ultimamente é o cotton mat, um tapetinho presumivelmente feito de algodão cuja utilidade é cobrir o tradicional mat que usamos no sentido de absorver o suor do praticante. No entanto, será que o uso do cotton mat para prática de ásanas do Yoga realmente se mostra indispensável?

1 de abril de 2013

YOGA EM VOGA ENTREVISTA – GUSTAVO SCHIMMING



HUMBERTO MENEGHIN


YV Fisioterapia e Educação Física são os cursos que você se graduou na Universidade e posteriormente você se dedicou ao estudo e a prática do Pilates para também o Yoga se fazer presente na sua vida. Como aconteceu essa transição no sentido de o Yoga, o Vedanta e o Sânscrito ocuparem um lugar importante e significativo em seu caminho? O que o levou a eles? Incentivo por parte de alguém ou foi uma escolha que se apresentou a você de uma forma natural?

GUSTAVO – Desde a morte do meu pai em 2001 comecei a questionar o sentido da palavra "Deus", comecei a entrar em contato com o maior numero de informação possível que apresentasse os temas religião e espiritualidade. Somando a esta busca, meu grande interesse por atividades físicas levaram-me a prática do Yoga como mais uma forma de me exercitar. O maior objetivo com o Yoga, neste período, era deixar o corpo físico mais forte e resistente. Desde então comecei a morar fora do país ainda como uma forma, apesar de inconsciente, de compreender "Deus". Estava exercendo o livre arbítrio me deixando guiar pela liberdade de expressão que tomou conta da minha vida. Após alguns anos morando fora e continuamente lendo sobre espiritualidade, a visão que se estabeleceu sobre "Deus" naturalmente ampliou-se.