14 de novembro de 2012

AS SAPATILHAS DA NIKE PARA ELAS USAREM DURANTE A PRÁTICA DE YOGA



HUMBERTO MENEGHIN


Quando uma empresa lança um novo produto no mercado usualmente destaca os benefícios que o consumidor terá em possuí-lo, deixando claro que irá satisfazer uma necessidade que ainda não está devidamente preenchida. Nesta linha básica de marketing a Nike vai lançar no mercado de produtos voltados ao Yoga, a The Nike Studio Wrap, uma sapatilha feita especificamente para elas usarem durante a prática de ásanas que a primeira vista poderá deixar as praticantes e futuras consumidoras muito tentadas em tê-la.


Considerada a nova geração do “Yoga footwear”, já que a concorrente Adidas há quase quatro anos atrás, em 2009, lançou a Yoga Shoe, a The Nike Studio Wrap será comercializada no início da primavera de 2013, no hemisfério norte, pelas boas lojas, ao valor de US$ 110,00, preço condizente à qualidade e ao conceito Nike.




Mas, será mesmo que as praticantes do século vinte e um acham realmente útil possuir uma sapatilha como essa para usar enquanto praticam ásanas de Yoga, mesmo sabendo que desde os tempos mais remotos sempre se praticou com os pés descalços?

Respondendo esta questão, a Nike diz, sucintamente, que:


Primeiro, os pés descalços nem sempre são permitidos em academias e estúdios por razões de higiene. Além disso, os pés descalços às vezes podem escorregar durante os momentos mais Zen. As meias escorregam também e mesmo aquelas cuja aderência é pegajosa na parte inferior pareçam ser uma solução óbvia, também podem sair do lugar, ficarem amassadas, não sendo a melhor opção para se usar.”


Defendendo o seu peixe a Nike tenta convencer que a sua sapatilha, The Nike Studio Wrap, é uma necessidade indispensável para as yoginis praticantes, servindo também para as que se dedicam ao Pilates e logicamente as que dançam balet.




No entanto, como todos estão mais do que cientes, raro encontrar por aí algum estúdio ou espaço de Yoga onde os praticantes que o freqüentam não possam ficar descalços in loco. Essa premissa, portanto, não condiz com a realidade do que acontece; pelo menos por aqui, mesmo que esse costume possa ser adotado em certas academias como uma eficiente medida de higiene.




Ainda, se essas sapatilhas seja da Nike ou Adidas são feitas exclusivamente para mulheres que praticam Yoga, que se dedicam à dança e ao Pilates, como é que ficam os pés dos que são do sexo masculino, que pelo visto ainda não tem qualquer sapatilha que for a sua disposição para esse mesmo fim? Mantém-se descalços e contaminam o ambiente? Ou usam aquelas meias antiderrapantes que também não são consideradas adequadas?

Essas perguntas, por enquanto, ficam sem respostas; no entanto, em relação à premissa de que se pode escorregar quando se está num momento mais Zen, isso também parece não ser tão comum assim. No entanto, talvez os escorregões aconteçam com mais freqüência àquelas que se dedicam ao balet.

Na verdade, querendo bater de frente com a Lululemon, líder no mercado nas vendas de Yoga pants, calças para prática de Yoga, a Nike resolveu investir pesado no nicho de calçados para Yoga para que eles se tornem tão necessários quanto os mats, tapetinhos, o são hoje em dia.



Mas, será que vale a pena pagar o preço para ter uma sapatilha transada como essa, aparentemente feita para balet, constituída por fitas elásticas que envolvem os pés e que prometem higiene e conforto anatômico e ainda escondem pés mal cuidados?

JUST DO IT, OR DON'T?

Confira aqui o vídeo promocional da The Nike Studio Wrap




Harih Om!

2 comentários:

  1. Além de incentivo ao consumo dispensável em tempos difíceis para o meio ambiente, penso ainda, no histórico socioambiental negativo que esta empresa tem, devido às fortes denuncias de exploração de mão de obra barata e infantil pelos países da Ásia na década de 90. Pressionada, a Nike mudou algumas ações, mas serviu como exemplo à outras empresas(brasileiras inclusive) pela estratégia de baratear os custos na terceirização do produto final. Enfim, não seria nada mal para a imagem da Nike ser associada hoje em dia ao púlico "Zen" do yoga. Mesmo que seja assim, uma imagem distanciada de toda e qualquer verdadeira Ética do Yoga. “Just Don’t Do It”

    ResponderExcluir