25 de novembro de 2012

A INVERTIDA DE MADONNA




HUMBERTO MENEGHIN


Não é de hoje que Madonna vem usando e abusando de expor ásanas do Yoga em vídeo clips ou em shows. Para quem assiste algum deles já nota que entre uma coreografia e outra a Diva pop quase sempre executa uma postura. E, para aqueles que ainda não notaram, a sua mais recente apresentação de ásanas aconteceu no clip da música Girl Gone Wild.




Altamente bem produzido, todo em preto e branco, o vídeo clip de Girl Gonne Wild evidentemente focaliza a cantora do início ao fim, com inserções de vários de seus dançarinos em imagens exageradamente sensuais e às vezes até inapropriadas, que em meio do filme também ensaiam um sarvangásana, apoiando-se pelos ombros. No entanto, em boa parte do script, Madonna encontra-se em um cubículo, ou seja, num pequeno espaço quadrado que foi absorvido de um outro antigo clip, Human Nature, para dele fazer uma sala de prática improvisada.




Para começar, bem próxima a uma das paredes Madonna ensaia o ashtanga namaskar ásana de uma forma corporalmente perfeita, para logo em seguida no decorrer das outras inserções, se entregar a uma invertida, ou seja, uma parada de mãos com apoio na parede, mesmo estando de saltos altos.



Parece extremamente tentador e desafiador a qualquer praticante de ásanas do Yoga executar uma parada de mãos, seja com apoio na parede ou não e mesmo que a permanência não seja longa, para alguns parar-se de mãos ao solo de ponta cabeça parece bem fácil e até excitante. Para outros, do contrário é uma postura que não faz sentido e sequer atrai, pois, na verdade, não conseguem fazê-la.

Parar sobre as mãos não é uma tarefa tão simples assim, e, não é para qualquer um, muito menos para os entusiastas e iniciantes, uma vez que denota equilíbrio e um bom treino prévio por parte daquele ou daquela que busca a perfeição; no entanto, o Adho Mukha Vrksasana não é uma postura impossível de se construir.




Como em todo tipo de ásana cuja inversão do corpo é inevitável, os que não são marinheiros de primeira viagem estão mais do que cientes que não devem ser praticadas por aqueles cuja pressão arterial é alta, por quem tem glaucoma ou se a praticante estiver no período menstrual, pois que a inversão não lhes será benéfica.

Significando árvore de cabeça para baixo, parente mais próxima do cachorro que olha para baixo, o maior obstáculo que o Adho Mukha Vrksasana apresenta ao praticante é o medo de cair.  




Executando-a nas proximidades de uma parede o praticante, basicamente, apóia as mãos ao solo, com as palmas para baixo, na largura dos ombros, à distância da parede de dois centímetros e meio a cinco centímetros, enquanto as bases dos indicadores são pressionadas com firmeza no chão.

Praticamente em Adho Mukha Svanasana, o cachorro que olha para baixo, mantendo mula e uddyana bhanda ativos, quem se propõe a experimentar a parada de mão tendo a parede como apoio irá flexionar uma das pernas e manter a outra ativa para então se impulsionar em direção à parede, elevando finalmente as pernas. Chegando lá, os calcanhares dos pés recebem a parede como suporte. Assim parece até simples e tentando-se é que se consegue chegar lá.

A permanência poderá ser de dez a quinze segundos e ainda uma das pernas poderá ficar estendida e a outra flexionada, como Madonna supostamente exemplifica em seu clip.




No entanto, se você bem observar o vídeo clip de Girl Gone Wild, notará que Madonna se realmente estiver executando a sua parada de mão, construiu-a de forma oposta do que acima foi descrito, ou seja, possivelmente em Adho Mukha Svanasana, com os calcanhares encostados ao rodapé, para depois pouco a pouco ir subindo pela parede com os pés calçados com o belo sapato de saltos altos, caminhando com as mãos em direção à parede para se apoiar. Será possível isso?

Ora, se a imagem for devidamente rotacionada ou você pender a cabeça um pouco para esquerda e examiná-la, qualquer um poderá chegar à conclusão que a Diva pop não está fazendo invertida nenhuma, nem lá, nem aqui e nem na China; e, que tudo simplesmente foi o resultado de um efeito especial ilusório muito bem empregado.




Então, Madonna, na realidade apenas eleva os quadris, enquanto está pelo chão. No entanto, se não estiver de saltos altos e devidamente preparada, sabemos que ela realmente é capaz de parar-se sobre as mãos numa boa invertida. Mas, aqui neste clip de Girl Gone Wild ela não faz isso de jeito nenhum; apenas passa a suposta impressão de que o faz, ilusão essa que num primeiro momento engana aos olhos e pode ser aceita por quem é leigo na execução de ásanas e até por alguns outros que não percebem esse truque óptico.

Para que não reste dúvida é só conferir o vídeo clip de Girl Gone Wild, aqui.




Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário