29 de julho de 2012

STAND-UP PADDLE: YOGA NA PRANCHA “SUP”





HUMBERTO MENEGHIN
artigo também publicado na revista da UV. LINE
http://www.uvline.com.br/mundouvline.html



Febre nas praias do Hawaii nos anos sessenta, considerado precursor do surf, o stand-up paddle, mais conhecido como SUP, que consiste remar em pé sobre uma prancha, só se tornou popular no continente americano há dez anos e há pouco tempo alguém teve a idéia de aliá-lo à prática de ásanas do Yoga. Mas, será que essa inovação está dando certo?

23 de julho de 2012

AEROPORTO DE DALLAS INAUGURA SALA PARA PRÁTICA DE YOGA



HUMBERTO MENEGHIN


A importância da continuidade da prática de ásanas do Yoga para alguns viajantes tem se mostrado cada vez mais evidente e um dos indícios disso é que alguns aeroportos nos Estados Unidos começaram a inaugurar, em seus terminais, salas para prática de Yoga. O primeiro a concretizar essa idéia foi o aeroporto de San Francisco, na Califórnia, e agora é a vez do aeroporto de Dallas Fort Worth, no Texas, a dispensar essa atenção especial aos passageiros que por lá circulam, principalmente os que são assumidamente praticantes de Yoga.

22 de julho de 2012

JNANA MUDRA: O GESTO QUE VOCÊ JÁ CONHECE



HUMBERTO MENEGHIN


Um dos primeiros mudras que o praticante de Yoga aprende quando se inicia na prática é o jnana mudra, o gesto do conhecimento. De simples execução, as pontas dos dedos indicadores e polegares de ambas as mãos se unem e formam um círculo em cada uma, enquanto os demais dedos se mantém estendidos de uma forma confortável; no entanto, muitos podem confundi-lo com o chin mudra, aparentemente semelhante, mas cuja execução difere em um ponto.

15 de julho de 2012

YOGA EM VOGA ENTREVISTA – TEREZA FREIRE




HUMBERTO MENEGHIN


YVVocê acabou de participar do retiro sobre Vedanta com a Glória Arieira, o que vocês estudaram?


TFEstudamos os quatro mahavakyas: tav tvam asi, prajnanam brahma, ayam atma brahma e aham brahma asmi.

9 de julho de 2012

MINHA AMIGA PRATICA YOGA, EU TAMBÉM! – PARTE NOVE



HUMBERTO MENEGHIN


Entrou no palco dedilhando o celular com uma expressão de alegria pelo rosto nem parecendo que estava diante de muitas pessoas para proferir uma palestra. Acomodando-se num trono improvisado, a “mestra” fez um sinal com uma das mãos para alguém que estava pela platéia, enquanto o dileto servidor ajustava-lhe o microfone. Esse alguém, uma mulher baixa, na casa dos trinta, se dirigiu ao palco e se colocou frente a outro microfone. Então, a “mestra” guardou o celular e disse: “A Nandinha, essa é a Nandinha. Fala Nandinha! Fala, filha!”

2 de julho de 2012

GURUPURNIMA – O DIA DO GURU. MAS, SERÁ QUE ELE SABE QUEM SÃO SEUS DISCÍPULOS?




HUMBERTO MENEGHIN


Em homenagem aos mestres que nos ajudam a diluir a ignorância através do conhecimento transmitido, absorvido e posto em prática, anualmente celebra-se, aqui, na Índia e em várias partes do mundo, no mês Hindu de Ashada, o dia do Guru, ou seja, o gurupurnima. Neste ano, 2012, a homenagem aos professores e aos mestres espirituais acontece no dia três de julho, dia em que a Lua está cheia e brilhando com toda intensidade por entre a escuridão da noite.