17 de dezembro de 2011

O GATO EQUILIBRISTA E O SURYA NAMASKAR



HUMBERTO MENEGHIN


Comumente praticado durante uma aula de Yoga conduzida por um professor e na companhia de outros praticantes ou até por conta própria o Surya Namaskar, mais conhecido como Saudação ao Sol, é um momento que quem o pratica se entrega com atenção plena a cada ásana que compõe o conjunto deste namaskar. No entanto, numa forma mais do que inusitada, como mostra claramente um vídeo que está circulando pela web, uma praticante conta com um gato como convidado especial para esta prática.

Neste vídeo, que a maioria das yoginis parecem adorar, possivelmente produzido após algumas saudações ao Sol bem ensaiadas, o bichano já condicionado, se aproxima sorrateiramente de sua dona que parece concentrada em saudar ao Sol e sem pedir licença sobe em seu corpo e nele fica.

Conforme a dona se movimenta executando os ásanas que fazem parte deste namaskar, o gato vai se equilibrando pelos ombros, costas e em especial pela região lombar. Tudo bem que o gato se agarra para não cair e desta forma ao término da prática ele e a dona praticante parecem ter cumprido o prometido.

Mas, até que ponto é válido alguém praticar esta saudação ou qualquer outro ásana contando com a presença de um pet, ou seja, um animal de estimação, grudado ao corpo? Não seria isso puro exibicionismo ou uma forma momentânea de suprir alguma carência de quem se permite praticar com um animal de estimação pendurado ao corpo?




Teimosias à parte, nem mesmo um Jellycal cat do extinto musical Cats ousou alguma vez fazer a mesma cena deste gato. Assim, aquelas ou aqueles que acham ‘”normal” praticar com um gato agarrado ao corpo, convém refletir um pouco: Será que essa praticante conseguiu realmente manter a atenção e concentração totalmente voltadas ao sentido do Surya Namaskar

Talvez não, pois o gato pelas costas a se equilibrar definitivamente cortava a sua concentração e a intenção de saudar o Sol, tornando isso em preocupação, ou seja, preocupação de que o gato se desequilibrasse e caísse ou se a execução da sequência estaria saindo perfeitamente bem ou não para a filmagem, apesar da fluidez aparente dos ásanas.





Não bastasse o Yoga para cachorros ou qualquer que seja o animal, vislumbra-se não haver a mínima necessidade de quem pratica o Surya Namaskar ou outro ásana do Yoga precisar deste estepe para se sentir pleno ou plena, pois esta ação, na verdade, só desvia a atenção do praticante da verdadeira intenção e sentido do Yoga: praticar de forma consciente.

O gato que se equilibra durante o Surya Namaskar está aqui:






Harih Om!

4 comentários:

  1. Olá Humberto, namaste! Se é válido ou não eu não sei, mas fiquei aqui pensando na hiperlordose dessa praticante pois do contrario esse gato não conseguiria se equilibrar heim?!! rsrsrs Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Patrícia.E tem alguns que não notam isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Humberto êu gostaria de praticar u yoga nud vc pode mim indicar algo?15)997104277

      Excluir
    2. Se vc quis dizer yoga sem roupa, não sei de nenhum lugar onde há esse tipo de prática,por aqui.. Tente da forma convencional.

      Excluir