HUMBERTO MENEGHIN
Já faz algum tempo que a mídia vem anunciando o
lançamento de um vídeo game fora do comum: Leela, idealizado e
projetado por Deepak Chopra. Segundo consta este “jogo” tem como finalidade ser
uma experiência interativa que propõe ajudar as pessoas a aliviar o estresse,
ter serenidade e criar harmonia interior, ao mesmo tempo em que tenta
ensinar os jogadores como respirar corretamente e meditar através dos sete chakras.
Será que isso é possível através de um vídeo game?
Editado pela empresa THQ, com gráficos
desenvolvidos pela Curious Pictures, o game do Deepak,
considerado uma jornada para dentro do Ser, foi criado para o sistema Kinect
da Microsoft – Xbox 360 e para o console Nintendo Wii.
Dividido
em quatro seções: Movimento, Meditação,
Mandala e Oráculo e incorporando 43 exercícios
interativos que se concentram nos sete centros de energias do corpo, Leela,
que significa jogo em sânscrito, será comercializado a partir de uma
data bastante auspiciosa: 11/11/11.
Quem se propõe a jogar o game do Deepak, de
um modo geral, deverá sincronizar o movimento do próprio corpo para interagir
com as imagens que aparecem na tela ao mesmo tempo em que se ouve uma trilha
sonora relaxante.
Ao jogar este game
com o Kinect, o jogador irá usar os braços, as pernas, os quadris e a cabeça para executar as tarefas, enquanto os jogadores do Wii usam o controlador de mão. Por exemplo: se o jogador estiver na seção que trabalha o muladhara
chakra, ele vai ter que mexer seus quadris de um lado para o outro para
mover algumas fendas numa terra estéril e plantar uma semente, o que irá
desencadear chuva e a luz do Sol. Quando o jogador estiver numa outra etapa do
jogo, onde a concentração se volta para o ajna chakra, ele terá que
girar a cabeça e procurar seguir um caminho colorido que aparece na tela; e, na
medida em que a cabeça se move, a imagem na tela também se move. Ainda, na seção Mandala, pode-se criar uma e
na seção Oráculo, fazer uma pergunta e ter uma resposta a ser interpretada pelo
próprio jogador.
Não há marcação de pontuação e outros aspectos competitivos no jogo e os jogadores não têm que completar um nível antes de passar de um desafio para o próximo, pois a intenção de Deepak é
que as pessoas interajam com o jogo, cujos temas se relacionam com seus ensinamentos, assim permitindo que
aumentem ainda mais a experiência do corpo-mente.
Mas será que um jogo como o Leela tem alguma chance de sucesso? Seu maior problema talvez seja a sua natureza híbrida, pois os jogadores regulares de Xbox e Wii podem não estar interessados em um jogo que envolva meditação, enquanto seguidores de Chopra e demais simpatizantes podem não possuir um sistema de vídeo game, que por sinal não custa barato.
O pré-lançamento do produto Leela
foi feito recentemente em uma grande cadeia de academia americana, Equinox,
onde até houve uma prática real de Yoga, conduzida por professores e claro
inspirada em Leela. No entanto, parece que esta prática não foi muito
diferente do que uma aula normal de Yoga. Logicamente o game do Deepak
será comercializado convenientemente nesta rede de academias, tudo dentro do
mais perfeito marketing.
Contudo, aqueles que se dedicam com
comprometimento ao Yoga e a prática da meditação, até possam por curiosidade
vir a experimentar o game do Deepak, muitos atraídos por seus gráficos,
cores e movimentos; mas, com certeza a sua grande maioria não o adotará, pois
sabem que não necessitam de qualquer suporte muito atrativo como este “game”
para se sentirem plenos.
Harih Om!
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