29 de maio de 2011

ELA TROCOU O PILATES PELO YOGA


HUMBERTO MENEGHIN
artigo publicado originalmente no www.yoga.pro.br

Ao contrário que se pensa, há pessoas que, não satisfeitas apenas com os imensos benefícios terapêuticos e com o trabalho corporal proporcionado pelo Pilates, percorrem um caminho diferente, no qual resolvem trocar o Pilates pelo Yoga. Outro dia, uma nova praticante, na faixa dos quarenta, apareceu para participar de uma aula de Yoga pela primeira vez.
 
Antes do início da prática, contou-me que havia feito aulas de Pilates, por algum tempo, e que apesar de contente estar com os benefícios estampados no físico, parecia que algo estava faltando. 

Ia às aulas e um ponto de interrogação ainda persistia em estacionar na mente. Então, chegou à nítida conclusão que o Pilates não lhe estava oferecendo o que procurava: o autoconhecimento, a prática da meditação e o conseqüente desenvolvimento do Ser.


Destacou que as aulas de Pilates estavam sendo repetitivas e com o grande fluxo de alunos entusiastas no estúdio onde se exercitava, muitos movidos pela moda Pilates, as aulas que antes a agradavam estavam ficando a desejar, tanto quanto ao acompanhamento da profissional que as ministrava como também em relação aos resultados. Em resumo, o Pilates a estava entediando.






Quando comunicou que iria desistir de se exercitar em Pilates, fizeram de tudo para que continuasse, chegando a ponto de oferecerem um desconto na mensalidade. Mas, com a firme decisão tomada, abandonou o Pilates e caminhou para o Yoga. 


Iniciou essa praticante a sua primeira aula de Hatha Yoga executando ásanas com certa facilidade, talvez pelo físico que condicionado estava, resultado dos exercícios da outra modalidade.






Conheceu pranayamas que antes nunca havia experimentado, equilibrou-se em novos ásanas, tomou conhecimento de um pouco da filosofia do Yoga, entoou mantras, praticou uma invertida, relaxou-se em Yoganidra e por fim começou a dar os primeiros passos na trilha da concentração e meditação.


Quando a aula se encerrou, notei um brilho de satisfação em seus olhos seguido por um semblante pacífico acompanhado de um leve sorriso. Então, disse-me que havia encontrado o que há muito tempo estava procurando: o Yoga; o Yoga da transformação, do autoconhecimento, da consciência corporal; o puro Yoga que lhe trazia mais introspecção e uma outra sensação nunca antes experimentada, que a outra modalidade não conseguiu lhe oferecer.









Muitas boas formas de desenvolvimento somente do físico estão disponíveis, hoje em dia, para quem quer que seja; em academias, spas urbanos, estúdios Pilates, clínicas, etc...; mas, nenhuma  dessas que se possa comparar ao Yoga. 


O Yoga que não cobra medidas, que não está lá apenas para enfatizar a dieta e a estética corporal, mas sim o crescimento do Ser como um todo e, sobretudo, com o único e primordial fim de moksha, a libertação.

Harih Om!

Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário