27 de janeiro de 2021

QUERO “FAZER YOGA”, MAS NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR!

 



HUMBERTO J. MENEGHIN


Mas, só agora durante a pandemia que você resolveu “fazer Yoga”? Antes tarde do que nunca! Sim, é por que soube através de um site de notícias que muitas pessoas para diminuírem o estresse, a ansiedade e para quem sabe despacharem o medo e aquela sensação de limitação sentida nos dias atuais estão indo atrás do Yoga e da meditação. E, que a grande maioria começou a praticar e parece que ainda praticam por aulas disponibilizadas gratuitamente no YouTube, no Instagram e em similares. No entanto, para quem quer “fazer Yoga” e não sabe por onde começar, será esse o caminho mais adequado a seguir ou essas possibilidades oferecidas gratuitamente são apenas uma mera degustação? Dizem que não há almoço grátis!

Degustação ou não, para o leigo que se interessou em praticar ásanas através de aulas gratuitas oferecidas virtualmente pode, de início, sentir-se deslocado, pois mesmo que seja pela pressuposta simplicidade da execução de ásanas básicos, o praticante que tem interesse em “começar no Yoga” pode se perder ou executar determinada postura de forma incorreta, causando-lhe algum desconforto inesperado; sem contar os que acham lindo e irresistível já ir começando com a prática de ásanas considerados desafiadores e difíceis indo de uma simples chaturanda dandásana, a árvore, até as paradas de mãos e outros que denotam concentração e grande equilíbrio. 

 



Mas, o canal da professora Tal é um sucesso, além de lindinha, ela ensina direitinho e é didática, alguém pode dizer; o que pode ser até válido para quem nunca teve uma prática direta com um professor ou professora em uma escola de Yoga ou de forma personal. Tudo bem que os anúncios que surgem de repente no meio das aulas cortam o andar da prática, mas vai indo.


No entanto, podemos dizer que práticas ministradas via YouTube e similares podem ser úteis para quem já, por algum tempo praticou, presencialmente com um(a) professor(a) qualificado(a) visto que  alguns praticantes já podem ter uma boa base de como se constrói algumas posturas. No entanto, podem se descuidar e desalinharem-se.


Sabemos que, na verdade, praticar com aquele ou aquela professora preferivelmente de forma presencial num espaço de Yoga ou através de praticas personals é inigualável do que  restringir-se apenas às aulas de ásanas virtuais com alguém que talvez possa não ter o mesmo bom preparo e estudo daquele ou daquela professo(a) de Yoga que há anos já está trilhando o caminho da Liberação.






No entanto, em tempos de pandemia, praticar temporariamente via Zoom com o(a) professor(a) de Yoga com quem se identifica pode ser válido; lembrando-se também de relevar a sua prática pessoal, aquela por conta própria, mesmo que seja por dez ou vinte minutos diários ou por três vezes na semana.


E, para os leigos, que querem praticar Yoga e não sabem por onde começar, prefira, na medida do possível, quando a pandemia se reduzir, praticar de forma presencial com um(a) professor(a) qualificado numa boa escola ou de forma particular, usando máscara, com certo distanciamento e com acessórios e mat higienizados.



Via Zoom, porque na sua cidade não há professor(a) de Yoga ou por causa de gravames da pandemia, também pode ser inicialmente bom desde que ao realizar uma prática experimental e também as aulas que se seguem, você perceba que uma certa atenção e cuidado lhe é dispensado por parte do professor(a) que notou ser apto, não se sentindo um peixe fora d’água no meio de outros tantos mais que seguem a prática no mesmo horário com você.

Harih OM!

HUMBERTO J. MENEGHIN 
é praticante e professor de Yoga em Campinas/São Paulo, Brazil. Tem Formação em Yoga com Pedro Kupfer e estuda Vedanta com Glória Arieira. 

Especializou-sem em Yoga Terapia Hormonal para a Menopausa e Problemas Hormonais com Dinah Rodrigues e também Yoga Terapia Hormonal para Diabetes e Hormônios Masculinos. 

Para o site www.yoga.pro.br escreveu vários artigos e traduziu textos sobre Vedanta de autoria de Sri Swami Dayananda Saraswati com quem já teve o privilégio de estudar nos Vedanta Camps em Rishikesh-Índia

Participou do Teacher Training de Ashtanga Vinyasa Yoga – Primeira Série – com David Swenson, em Austin, Texas, USA. 

 Foi colunista do website da revista Yoga Journal Brasil.  Já estudou e praticou com professores de Yoga americanos em 6 conferências da Yoga Journal Live New York. Edita e escreve para o blog Yogaemvoga. 

MARQUE PRÁTICAS & WORKSHOPS DE YOGA: humbertomeneghin@yahoo.com.br

 Curta/LIKE:

https://www.facebook.com/ADOROYOGA/


Nenhum comentário:

Postar um comentário