1 de março de 2020

YONI: O MUDRA DA MULHER




HUMBERTO J. MENEGHIN


Quando a respiração está agitada, o pensamento a mil por hora, parecendo que as coisas não andam e que o dia está demorando muito para acabar, a impaciência e o estresse começam a tomar conta. E, então, para estabilizar e tranquilizar a mente, trazer o foco para o agora,  ela se lembra do Yoni, o mudrá da mulher.


Yoni é o órgão reprodutor feminino e alguns outros dizem que é o útero; no entanto, Yoni é um mudrá, um gesto simples e eficiente que se faz com os dedos das mãos que acaba por ser um salvagarda para os momentos de intranqüilidade e também para quem sabe aliviar a TPM, tensão pré menstrual.


Por incrível que pareça o Yoni mudra, se você for buscar nos seus arquivos mentais, já foi e é realizado por vários palestrantes em seminários, em programas na TV, bem como por alguns apresentadores e políticos que bem foram intruidos por professores de cursos de como falar bem, palestrar e discursar a adotarem esse gesto com as mãos para parecerem seguros, conifiáveis e até elegantes.


No entanto, para realizar o mudra Yoni que apesar de ser especialmente dedicado as mulheres, também pode ser executado pelos homens, paralelamente ao Shiva Linga mudra, que por elas também pode ser feito, existe dois modos.




uma versão mais simples do Yoni, que talvez receba até um outro nome, mas alguns também o consideram.  Nesta opção, temos que:


  1. A praticante entrelaça os dedos mínimos, anulares e médios das mãos frente ao corpo para então manter os indicadores e polegares estendidos,
  2. A geometria oval se forma entre esses dedos, os polegares representando o elemento fogo se direcionam para você e os indicadores referendados pelo elemento ar apontam para frente.
  3. A elevação e recolhimento do abdomem é percebida e a pulsação do sangue sentido pelos dedos estabelecem um circuito elétrico onde o fogo e o ar ajudam a reequilibrar quem pratica o Yoni mudrá, permanecendo assim por pelo menos cinco minutos, talvez com os olhos fechados e bem acomodada ao chão ou numa cadeira.



Na versão mais completa, o Yoni mudra é realizado assim:


  1. A praticante ao invés de entrelaçar os dedos mínimos, anulares e médios, encosta as falanges destes dedos umas com as outras, percebendo que as unhas e pontas dos dedos se recolhem para dentro junto às palmas das mãos,
  2.  As pontas dos indicadores e polegares se encontram e estes dedos ficam estendidos, percebendo então que a geometria oval aqui é maior;
  3. Trazendo as mãos em Yoni mudrá um pouco mais para baixo, elas podem posicionar ao abdomem próximo a útero;
  4. Cinco minutos assim, em introspecção, com atenção ao movimento de inspirar e expirar que eleva e recolhe o abdomem para, então, transferir a concentração ao ponto entre a sobrancelhas e pouco a pouco perceber a reconecção.



O Yoni mudrá tranquiliza, alivia o estresse, a agitação mental, acalmando mesmo. E, ainda, depois disso, os que estão a sua volta perceberão que algo mudou e vão querer saber como isso aconteceu.

Harih Om! 

HUMBERTO J. MENEGHIN 
é praticante e professor de Yoga em Campinas/São Paulo, Brazil. Tem Formação em Yoga com Pedro Kupfer e estuda Vedanta com Glória Arieira. 

Especializou-sem em Yoga Terapia Hormonal
 para a Menopausa e Problemas Hormonais com Dinah Rodrigues e também Yoga Terapia Hormonal para Diabetes e Hormônios Masculinos. 


Para o site www.yoga.pro.br escreveu vários artigos e traduziu textos sobre Vedanta de autoria de Sri Swami Dayananda Saraswati com quem já teve o privilégio de estudar nos Vedanta Camps em Rishikesh-Índia

Participou do Teacher Training de Ashtanga Vinyasa Yoga – Primeira Série – com David Swenson, em Austin, Texas, USA. 

Foi colunista do website da revista Yoga Journal Brasil.  Já estudou e praticou com professores de Yoga americanos em várias conferências da Yoga Journal Live New York. Edita e escreve para o blog Yogaemvoga. 
MARQUE PRÁTICAS & WORKSHOPS DE YOGA: humbertomeneghin@yahoo.com.br

Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário