14 de julho de 2019

SHANMUKHI MUDRA: A RETRAÇÃO DOS SENTIDOS DA INFLUÊNCIA DOS OBJETOS EXTERNOS




HUMBERTO J. MENEGHIN


Pratyáhára, o quinto estágio do Yoga de Patanjali, é a retração dos sentidos da influência dos objetos externos. E uma das boas técnicas de Pratyáhára para se fechar as portas dos sentidos é o Shanmukhi mudra: uma ação feita com os dedos das mãos que bloqueiam os ouvidos, os olhos, as narinas e a boca.

Também conhecido como Yoni ou Devi mudra, temos que Shanmukhi significa sete portas ou portões, tais quais se referem aos órgãos sensoriais: dois ouvidos, dois olhos, as duas narinas e a boca.

Dizem que é melhor mantermos a boca fechada para não entrar mosquitos e que se temos dois ouvidos e apenas uma boca é melhor que ouçamos mais e que falemos menos.

Para realizar a técnica de fechar as portas dos sentidos, o praticante segue esses passos:

  1. Acomoda-se de forma confortável num ásana como sukhásana ao chão colocando-se uma almofada abaixo do períneo para que aconteça uma leve pressão nesse ponto ou se preferir poderá apenas sentar-se a uma cadeira, mantendo a coluna reta e os pés ao chão;
  2. Por partes, poderá primeiro notar a sua respiração e manter o corpo sem tensão para então apenas colocar os polegares nos ouvidos, tapando-os, percebendo-se;
  3.  Em seguida os olhos se fecham, lembrando você que se usa óculos deve retirá-los antes para que os indicadores se posicionem sobre olhos.
  4. Mesmo que os dedos médios já estejam próximos às narinas prontos para fechá-las, torna-se funcional antes posicionar os anulares acima dos lábios e os mínimos abaixo para então tomar uma respiração ampla e fechar as narinas lateralmente com os médios.
  5. Os braços estão elevados e os cotovelos apontam para os lados, observando-se que a respiração é retida por alguns segundos sem exagerar e a atenção pode se voltar para o ponto entre as sobrancelhas onde está o ajna chakra;
  6. Sons internos são percebidos como a pulsação, um leve apito e outros mais que podem se tornar perceptíveis com a prática do Shanmukhi mudra;
  7. Após liberar os dedos das narinas, o praticante expira e toma uma respiração profunda e outras mais para então, se quiser repetir mais alguns ciclos curtos do Shanmukhi mudra.
  8. Além de induzir ao Pratyáhára, a concentração se segue e os músculos da face se relaxam. No entanto, cardíacos e quem tem a pressão elevada não deve reter a respiração podendo fechar apenas as cinco portas: ouvidos, olhos e boca.

Por curiosidade, veja se enquanto as sete portas dos sentidos estavam fechadas e os sons internos se faziam presentes algum pensamento, distração ou cobrança apareceu. 

Se não houve qualquer interferência externa, os sentidos foram retraídos; mas se interrupções surgiram, com a prática, mais a frente, estarão bem longe. 
   Harih Om!

  Curta/LIKE:



Nenhum comentário:

Postar um comentário