23 de junho de 2019

BRAÇOS EM GARUDÁSANA: ABRE OS OMBROS, ALONGA E ALIVIA A PARTE ALTA DAS COSTAS



HUMBERTO J. MENEGHIN


A parte alta das costas especificamente os músculos do trapézio e rombóides muitas vezes são afetados quando descuidamos da postura seja em frente ao computador, smartphone ou até mesmo quando estamos em um assento de avião numa viagem que parece interminável. No entanto, as ações feitas com os braços em garudásana, apenas eles, são uma boa opção para reverter esse processo.

Inevitavelmente as várias horas de um dia que passamos trabalhando em frente a um computador na empresa ou em casa provocam certos desvios posturais para aqueles que não se alinham corretamente e quando chega o final da tarde os músculos do alto das costas, trapézio e rombóides, ombros e base do pescoço estão tensos e encurtados.

No entanto, posicionar os braços da forma como são adotados durante a postura da águia pode fazer toda a diferença trazendo o alívio e a recomposição desejadas.



Para colocar os braços em garudásana, o praticante segue essas ações:

  1. Sentado confortavelmente numa cadeira estando em frente ao computador ou não, em sukásana se estiver praticando e até mesmo em pé, inicialmente o praticante antes de posicionar os braços em garudásana, se abraça, trazendo a cabeça e para baixo, colocando as mãos aos ombros de forma cruzada, isto é, a mão direita sobre o ombro esquerdo e a mão esquerda sobre o ombro direito, produzindo um movimento de abdução escapular por pelo menos cinco respirações para então reposicionar os braços da forma inversa ao descrito acima, mantendo a mesma contagem das respirações.
  2. Posteriormente o praticante eleva os braços à frente, em 90 graus, aproximando as mãos e os cotovelos para então passar o braço direito sobre o esquerdo procurando, na medida do possível fazer com que a palma direita toque a palma esquerda.
  3. No entanto, esse tocar de plamas opostas muitas vezes não acontece; porquanto se os dedos da mão esquerda tocarem a palma da mão direita isso já está de bom tamanho. E, se nem isso acontecer, apenas encanchar os polegares também já é de boa valia.
  4. Os braços estão entrelaçados como se fossem duas cobras, enquanto a coluna vertebral está reta e alinhada e os ombros relaxados. As mãos podem se aproximar da testa ou não.
  5. O olhar aponta para frente, a respiração está suave de cinco a dez tempos ou quanto achar que deve.
  6.  A atenção do praticante ao inspirar centra-se no espaço entre as escápulas, percebendo que ao expirar a atenção chega até o centro do peito, enquanto o serrato anterior é ativado.
  7. Desentrelaçando os braços com suavidade o praticante realiza as mesmas ações para o outro lado, ou seja, com o braço esquerdo por cima do direito.


Os ombros e o tronco agora alinhados, os músculos do trapézio e rombóide estão alongados e a tensão até da base do pescoço foi-se embora. Ombros abertos, peito aberto, como uma águia prestes a alçar vôo.
Harih Om!

WORKSHOP YOGATERAPIA HORMONAL 
com Humberto Meneghin, no NÚCLEO VIDHYA, Campinas/SP, em 29/06/2019



Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário