3 de abril de 2019

SHUBHA DRISHTI GANAPATI




HUMBERTO J. MENEGHIN


Ganapati é Ganesha o Deus Hindu mais querido que remove os obstáculos e nos conduz à clareza mental para a solução pacífica de um entrave. Imagens e estátuas deste simpático Deus Amigo podem ser notadas com facilidade na Índia e até em outros países. Não é preciso ser um devoto fervoroso para ter um dos objetos que transmitem a presença de Ganesha em qualquer ambiente. E, para trazer prosperidade, proteger, afastar aquele mau olhado mesmo que não seja intencional da nossa casa ou do lugar onde passamos a maior parte do tempo, existe o Shuba Drishti Ganapati. Você o conhece? 


O Drishti Ganesha no primeiro momento que é observado difere das outras imagens e estátuas desse Deus Hindu em vista da presença marcante de um “terceiro olho” que está posicionado na vertical entre as sobrancelhas de Ganesha; bem como a grande auréola, que lembra o Sol,  acima da sua cabeça de elefante  adornada por mais cinquenta e um olhos que adicionado aos três abaixo totalizam em cinquenta e quatro.

Outra particularidade que chama muito a atenção é que Ganapati está junto a um Leão, comumente visto nas imagens e estátuas da Deusa Durga; no entanto, na composição, o Leão olha para os pés de Ganesha inferindo que o conduz sem medo pelos caminhos por que passa. E, o rato também está lá.





Além disso, pelas mãos, em número de dez, Ganapati segura diversas armas dentre elas um thiruvachi que é um arco e também uma Purna Kumbha cheia de moedas. E, ele está em pé sobre uma Flor de Lotus com moedas de ouro dentro. Surgindo de uma coroa dourada, a Flor de Lotus ainda está presente sobre a sua cabeça

Consoante a tradição, para proteger e trazer boas energias a casa, Shubha Drishti Ganapati, em estátua ou imagem deve ser colocada na entrada do ambiente olhando para dentro e com as costas voltadas para fora e nunca para um cômodo interno e se possível em par, ou seja, dois Ganeshas.




No entanto, para as energias negativas serem bem repelidas e para corrigir um defeito energético de Vastu quanto mais alto Ganapati estiver, melhor.

Bons incensos podem ser acesos e mantras entoados com a intenção de cultuar a presença de Ganesha no ambiente, reforçando assim a proteção, mantendo ainda as portas abertas para tudo o que seja próspero e auspicioso.
Harih Om!

Curta/LIKE:

Um comentário: