27 de janeiro de 2019

LUANA PIOVANI: A PRÁTICA DIÁRIA FAZ FALTA E NÃO SE SENTE APTA A FAZER SOZINHA




HUMBERTO J. MENEGHIN


Luana Pivoani, atriz e apresentadora, mudou-se para Cascais, Portugal; e, então, declarou: "Ainda não achei minha professora de Yoga em Cascais; mas, já acho. A prática diária está me fazendo falta e não me sinto apta a fazer sozinha.” É verdade que a prática diária de ásanas para quem a segue com regularidade com um professor ou professora por perto para conduzí-la não é a mesma coisa de quando se pratica por conta própria.  Luana Piovani, mesmo sem ter alguém para ministrar práticas de Yoga, seguiu em frente, mas com o porém de não se sentir apta para dar continuidade sem um(a) professor(a).


Quem muda de cidade ou até de pais além de procurar se adaptar ao local, aos novos costumes, muitas vezes acaba abrindo mão de alguma coisa e por isso sente muita falta.


Fica-se longe de familiares, de amigos do professor ou professora de Yoga e então faz algumas posturas de vez em quando, nem todos os dias e percebe que não tem a aptidão para desenvolver e seguir uma prática pessoal. Então, na cidade onde está morando, decide procurar por um (a) novo (a) professor (a) de Yoga para ministrar as práticas de que tanto gosta e sente falta quando não a faz adequadamente.


Procurar por um (a) professor (a) de Yoga na maioria das vezes acontece por indicação e em seguir algumas aulas com profissionais diferentes num ou vários espaços de Yoga locais para perceber e sentir como as aulas são ministradas e sobretudo da experiência e cuidado de quem as leciona.






Feito isso, com certeza, a praticante ou praticante que está morando numa cidade nova poderá fazer a sua escolha e passar a praticar com aquele ou aquela professora com quem mais se identificou; seja numa aula em grupo ou particular.


No entanto, algumas vezes pode acontecer de não se encontrar de jeito nenhum um (a) professor (a) qualificado com quem se sentiu bem em praticar e então o que lhe resta, talvez, seja continuar praticando com professores diferentes até encontrar o ou a que lhe aprouver.


Por outro lado, Luana Piovani ou até outra (o) praticante que possa se encontrar na mesma situação de não se sentir apta (o) de praticar por conta própria cabe, então, por si só desenvolver aos poucos a prática pessoal, com algumas posturas e sequências familiares, sem a obrigação de ficar mais de hora praticando, ou seja, indo aos poucos, por quinze, vinte minutos ou meia hora, de duas a três vezes na semana até que naturalmente o tempo e período semanal aumentem, sem se sentir diminuído no tempo e afazeres.








No entanto, o desenvolvimento da prática pessoal é incentivado pelo professor ou professora, que durante a prática reforça a importância de se praticar um pouco em casa, seja fazendo pranayamas, realizando algumas posturas e até treinando a concentração para meditar, por alguns minutos.


Torcemos para que a Luana ache a professora ou professor de Yoga que for com a cara, ou seja, que se identifique e sinta-se bem com a prática. 


No entanto, que aos poucos, também persista com a sua prática pessoal, independente de um professor. 


Com certeza em Portugal há muitos professores e professoras de Yoga bem qualificados e a Luana não terá nenhuma dificuldade em fazer a sua escolha.

Harih Om!

Curta/LIKE:
FOTOS: Luana Piovani Instagram

3 comentários:

  1. Revejo me neste texto, sai de Portugal com a familia, vim morar numa cidade pequena, calma, tudo de novo (costumes,trabalho, lingua....)e falta me à professora/O para me "guiar" .
    Como me identifico neste texto

    ResponderExcluir
  2. Ela tem a Verinha Simões do ashtanga Cascais
    #www.ashtangacascais.com

    ResponderExcluir
  3. Luana, entre em contacto comigo para conhecer as minhas aulas. Bruno Cruz private.hathayoga@gmail.com 962491009

    ResponderExcluir