13 de maio de 2017

YOGA JOURNAL LIVE, NEW YORK, 2017: VEJA COMO FOI!





HUMBERTO J. MENEGHIN

Contando com a presença de inúmeros praticantes que vieram de mais perto e mais longe, o Yoga Journal LIVE - New York 2017, em sua vigésima primeira edição, aconteceu em Nova York, entre os dias 21 e 24 de abril; e, mais uma vez, estivemos lá. As práticas e estudos foram conduzidos por professores como Rodney Yee, Jason Crandell, Seane Corn, Kathryn Budig, Rod Stryker, Maty Ezraty, Richard Freeman, dentre outros, incluindo até uma palestra especial com o médico e escritor Deepak Chopra. Veja como foi!





Tendo como pilar principal a revista Yoga Journal americana e organizada pela Yoga Journal Events com o apoio de vários patrocinadores, essa grande conferência cujo tema principal é Yoga, há muitos anos tem como base o Hotel Hilton Midtown, em Nova York, que por estar no meio da cidade tem o acesso fácil e rápido a todos os participantes, mesmo aos que porventura se hospedaram em outras partes da metrópole.




Para participar dessa conferência, a primeira etapa que o praticante interessado deve fazer é se registrar on line pelo site do yjevents.com, para comprar seu passe junto ao Eventbrite para logo após receber um email do Sched e selecionar as práticas/ workshops que deseja participar.




No entanto, como de costume, o Yoga Journal LIVE - New York 2017  também ofereceu diversas práticas e atividades gratuitas, o que possibilitou a participação de muitos praticantes que de início só passavam pelo Yoga Market Place.

Para os que oficialmente se inscreveram, logo que chegavam ao “registration desk” apresentavam um print da inscrição com código de barras e recebiam uma fita amarela amarrada ao pulso para terem acesso às práticas selecionadas, dispensando-se o crachá tradicionalmente usado nos anos anteriores.




 No entanto, se você estiver passeando por Manhattan a boa dica é fazer este check in a partir das 17 hs do dia anterior, que de costume cai numa quinta-feira, para evitar filas na manhã do primeiro dia (6ª feira).




Como presente de boas-vindas, a sacola da cor azul com diversos brindes cedidos pelos patrocinadores foi entregue no dia seguinte, dentro do Yoga Market, mediante um ticket.




Mesmo que muitos praticantes quisessem participar das outras práticas, não era possível, pois os horários se coincidiam na maioria delas; portanto, as escolhas certas deviam ser feitas logo ao se registrar para a Conferência. No entanto, mudança de uma aula para outra era possível, desde que houvesse vaga.










Elena Brower, Aadil Palkhivala, Rod Stryker, Kathryn Budig & Bo Forbes, Seane Corn, Maty Ezraty, Dharma Mittra, Coral Brown & Giselle Mari foram os professores que ministraram os workshops intensivos da Sexta-Feira, Friday Full-day Workshops, que começavam às nove da manhã e terminavam às quatro e meia da tarde, com uma hora para almoço.






Escolhemos participar do workshop do brasileiro radicado há cinquenta anos nos Estados Unidos, Dharma Mittra, mesmo que o mais concorrido tenha sido o Reading Bodies and Giving Adjustments ministrado pela fundadora do YogaWorks e professora querida de muito dos professores, Maty Ezraty.




FRIDAY FULL-DAY WORKSHOPS


DHARMA MITTRA




Dharma Yoga Intensive, Intensivo de Yoga Dharma foi o workshop de dia todo apresentado pelo Dharma Mittra.  Uma seleção de imagens da sequência de ásanas agrupadas por esse professor era demonstrada via retroprojetor-tela enquanto o dinamismo das posturas era repetido pelos praticantes presentes e também por Dharma Mittra. Muitas das posturas denotavam equilíbrio do corpo adicionado a inversões sobre a cabeça que poderiam ser inatingíveis para aqueles que tomavam contato pela primeira vez com o método. No entanto, algumas opções mais acessíveis foram também apresentadas. Alguns pranayamas e mantras forma destacados; falou-se sobre Kleshas e Koshas; mas o destaque foi para a prática de Yoga Nidra conduzida por Dharma. Lembrando que durante a prática de ásanas, o professor até se fez simpático ao Acro Yoga ou Yoga em dupla, demonstrando a sua boa habilidade.


FRIDAY EVENING CLASSES


LESLIE GLICKMAN




Sabe aquela professora de Yoga que a gente logo se simpatiza e quer continuar tendo aula? Baseada na Flórida, em Boca Raton, a professora Leslie Glickman, após muitos anos praticando Vinyasa Yoga decidiu-se se especializar em Yin Yoga e ministrou uma prática muito boa no final da tarde de sexta-feira. Num primeiro momento foi abordada a diferença entre Vinyasa e Yin destacando-se os benefícios desta que é centrada, sem pressa e com mais tempo de permanência em cada postura, com transições lentas e profundo relaxamento muscular, permitindo o corpo se alongar e liberar a tensão, levando a crer que a prática do Yin Yoga pode surpreender até mesmo aqueles que preferem as mais dinâmicas.  


WEEKEND CLASSES


JASON CRANDELL





Yoga for desk dwellers: shoulders and hips, melhor dizendo, “Yoga para os que ficam sentados muito tempo à mesa de trabalho: ombros e quadril” foi o primeiro workshop de Jason Crandell que participamos no sábado.  Sentar-se o dia todo em frente a uma escrivaninha em frente ao computador ou estação de trabalho de forma incorreta para a grande maioria das pessoas, como sabemos, é muito prejudicial ao nosso corpo, ao longo do tempo. E, nessa prática, a maior parte das posturas centrou-se em três pontos: alongamento e flexão do quadril, alinhamento da coluna vertebral, fortalecimento do core e abertura do peito, aliado ao processo respiratório e consciência corporal para reverter, na medida do possível, os efeitos negativos causados ao corpo por ficar sentado de forma descuidada.





Na sequência, o segundo workshop com Jason foi: Finding ease at your edge: Lotus, splits, arm-balances and backbends, ou seja, “Indo devagar no seu limite: Lotus, postura com as pernas separadas em direções opostas, equilíbrios com os braços, retroflexões.” Nesse encontro foi abordada com detalhe e atenção a melhor forma de construir essas posturas de forma firme e segura, permitindo aos praticantes reconhecerem seus limites, aprofundar a prática e mantendo-se conectados com a sua essência diante de situações desafiadoras. Nem todos conseguem ter aquela flexibilidade adequada para realizar certas posturas devido às diferenças entre um corpo e outro, então manter o conforto dentro do limite foi preservado.


AADIL PALKHIVALA





Hip openers, twist, and forward bends “Abertura de quadril, torção e flexões”, foi o workshop de final de tarde de sábado ministrado pelo professor indiano Aadil Palkhivala, Purna Yoga, baseado em Washington-DC. Aadil tem uma história muito intensa no Yoga, pois com 7 anos de idade já começou a estudar com B.K.S. Iyengar e aos 22 recebeu o certificado de professor avançado. E, aos 10 foi apresentado ao Yoga Integral de Sri Aurobindo. Autor do livro Fire of Love, ele também estudou cura holística e Ayurveda extensivamente, além de ter estudado Direito, Física e Matemática. Mas, a paixão pelo Yoga falou mais alto! Começando com a entoação do Gayatri mantra, nesse workshop, o professor disse que mobilizar e fortalecer o quadril é considerada uma ação necessária no sentido de estabilizar a pélvis em consonância à equanimidade emocional. Desta forma, abrir o quadril através de posturas específicas do Yoga melhora o sentar, que por sua vez, auxilia na estabilidade e na base para construir as torções. E, diante disso, as torções permitem soltar a coluna vertebral, liberando-a para se realizar as flexões com mais conforto. Em suma, Aadil ensinou progressivamente algumas posturas para abrir o quadril passando por torções feitas de forma sentada com a finalidade de trazer a força vital da pélvis em direção ao coração. E, por fim, foram feitas algumas flexões, para aliviar o sistema nervoso e acalmar o intelecto.


ROD STRYKER





O primeiro workshop do domingo foi Chakra Vinyasa: From Detox to Freedom. “Chakra Vinyasa: do Detox à Liberdade”, foi a prática de duas horas apresentada pelo professor Rod Stryker, que começou com ciclos de Kapalabhati para na sequencia serem feitas algumas posturas mescladas a vinyasa. No entanto, o diferencial foi que durante a execução da maioria dos ásanas os alunos entoavam os bija mantras respectivos a cada chakra, ainda mantendo a postura para posterior observação das sensações no físico, na mente, no Ser.


KATHRYN BUDIG





A segunda prática do domingo foi com a professora Kathryn Budig: Life, liberty and the pursuit of backbends, “Vida, Liberdade e em busca das retroflexões”. Cheia de carisma, animada, bonita e cheia de charme,  Kathryn sabe conduzir muito bem a prática com competência e bom humor sem que os presentes percam a atenção e o interesse envolvidos. 






Ela ofereceu uma prática vinyasa fluída, aliada a backbends mais intensas. No entanto, o must foram as retroflexões realizadas junto à parede e também em dupla, partner work. Kathryn Budig é autora do livro AIM TRUE que trata sobre Alimentação, bem-estar e Yoga.


RICHARD FREEMAN





Preciso, leve e extremamente didático, Richard Freeman apresentou o wortkshop Wake up your heart, throat and palate: the finishing postures, “Desperte seu coração, garganta e palato: As posturas finais”, no final da tarde de domingo. A prática essencialmente explorou de forma sutil a construção de algumas das posturas finais do Ashtanga Vinyasa Yoga, sem pressa e com detalhes, em especial com relação ao coração, garganta e palato, tudo para possibilitar a abertura de certos padrões e sensações mais profundas com o fim de induzir o praticante de uma forma natural ao estado meditativo. Recentemente Richard Freeman lançou o livro The Art of Vinyasa  que é imperdível!


MONDAY WORKSHOPS


Os workshops da Segunda Feira, deste ano não foram de dia todo, mas sim vários de três horas de duração e apenas mais um no período da tarde. Esses workshops foram apresentados pelos seguintes professores: Marcia Miler, Jason Crandell, Rodney Yee & Colleen Saidman Yee, Sarah finger & alan Finger, Richard Freeman & Mary Taylor e Amy Ippoliti. Escolhemos participar dos workshops dos professores Jason Crandell e Amy Ippoliti.


JASON CRANDELL





Strong + stable + safe shoulders,  “Forte + Estável + ombros seguros”. Bem teórico neste workshop com duração de três horas, o professor centrou-se em detalhes sobre a anatomia dos ombros tendo como ferramenta o app Essencial Yoga Anatomy 5 apresentado em retroprojetor/tela. A alta mobilidade peculiar da natureza dos ombros faz com que seja uma das partes mais vulneráveis do corpo especialmente para os praticantes de flow e vinyasa Yoga. Todo cuidado é pouco para evitar lesões em especial na transição down dog, chaturanga, up dog! Após a teoria, perguntas e respostas, a prática teve diversas posturas preparatórias para manter os ombros estáveis, equilibrados com boa ênfase em conceitos anatômicos aplicados.


AMY IPPOLITI 




Yoga for Humans: how to teach students with tigh bodies and injuries, “Yoga para Humanos: como ensinar estudantes com corpos rijos e lesionados” foi o workshop de três horas apresentado pela professora Amy. Alunos que vem praticar Yoga e possuem algum tipo de lesão, na verdade, isso é uma boa oportunidade para o professor aprender mais como lidar com a situação de uma forma eficiente e segura. E, trabalhando terapeuticamente devemos considerar três princípios: Atitude, Alinhamento e Ação. Atitude no sentido de reconhecer como a lesão está se apresentando buscando o correto alinhamento anatômico, fazendo o trabalho certo na prática e se for o caso com o auxílio de outros terapeutas. Em várias posturas, a maioria em pé e de forma sentada foi transmitida formas de se alinhar corretamente evitando o desconforto e o exagero na prática. Trabalho em dupla, partner work, também foi exercitado e o aprendizado tanto cabe para a prática pessoal como no papel de professor que ministra uma aula de Yoga a seus alunos. Amy Ippoliti  é co-autora do livro , The Art and Business of Teaching Yoga.




Meditações diárias também aconteciam das sete às sete e meia da manhã, abertas ao público em geral e que foram conduzidas por Michale Lee, Carol Dimopoulos, Sarah Finger e Alan Finger .




Na sexta-feira à noite, aconteceu um evento muito concorrido com médico e escritor Deepak Chopra que palestrou e compartilhou insights de seu mais recente livro You are the Universe que foi pago à parte no valor de 75 dólares, o que incluía o livro.


Como não poderia de deixar, entre um intervalo e outro das práticas, a grande maioria dos praticantes passavam pelo Yoga Market Place, um enorme salão onde os patrocinadores expunham seus produtos para degustação, brindes e vendas.





















Palestras gratuitas tratando dos temas: “Como abrir e administrar um estúdio de Yoga”, “Como montar uma playlist de músicas para aulas de Yoga” e também um talk sobre o “Futuro do Yoga” via Yoga Alliance, dentre outras que foram oferecidas










Nos dois Happy Hours, que aconteceram em finais de tardes, foi servido vinho orgânico para quem apreciava, acompanhados por castanhas e petiscos. E, no sábado pela manhã, o destaque foi para Morning Yogurt Parfait Break, uma degustação farta de yogurts promovida pelo próprio Hilton que agradou muita gente.




E, ainda, pelo Yoga Market Place estavam presentes os embaixadores do LIVE.BE.YOGA deste ano que foram selecionados pela YJ para viajarem os Estados Unidos por seis meses com a finalidade de documentarem o Yoga por lá e registrarem estórias inspiradoras.




A próxima conferência da Yoga Journal LIVE, ao que tudo indica, só irá acontecer ano que vem, entre os dias 20 e 23 abril de 2018, em Nova York. Então, aliar alguns dias de férias por lá e aproveitar a YJ LIVE é uma boa pedida!

Harih Om!


Photos' credits: a maioria de Tony Felgueiras – YJ Events, Google e algumas de Humberto Meneghin


Nenhum comentário:

Postar um comentário