1 de dezembro de 2013

YOGA EM VOGA ENTREVISTA – DANY SÁ – 2ª PARTE





HUMBERTO MENEGHIN


YV – Muitas pessoas que a conhecem e a admiram sabem que neste ano de 2013 você retornou à Mysore, Índia para mais uma temporada de estudo e prática de Ashtanga Vinyasa Yoga e após algumas idas e vindas você agora recebeu a autorização oficial da família Jois confirmando que está muitíssimo apta a ministrar a prática de AVY até a série intermediária. O que esta conquista significa para você considerando todos esses anos de práticas e descobertas? A Dany Sá que nós conhecemos e admiramos continua a mesma de sempre ou alguma coisa mudou com essa conquista? E, se algo mudou, o que foi?  

DANY – Receber esta autorização oficial foi uma benção, um reconhecimento do lugar a onde nasceu o Ashtanga. Tudo isto foi fruto da minha dedicação e devoção a esta prática. Nada mudou dentro de mim, mas só aumentou mais ainda a minha devoção e a minha responsabilidade de seguir no meu caminho de práticas e ensino seguindo a tradição original.








YVDe acordo com um post em seu blog, você relata como é o seu dia a dia em Mysore; desde acordar duas horas mais cedo antes de a shala abrir para depois como instrutora assistente auxiliar os alunos na prática, ajustando-os. Ajustar cada praticante num determinado ásana, além de se ter uma experiência prévia esse ato denota muito cuidado por parte de quem aplica os ajustes.  Cada corpo é diferente um do outro e de que forma um ajuste necessário irá levar o praticante a se sentir firme e confortável no ásana? Dentre os diversos ajustes disponíveis quais você acha os que demandam mais atenção e cuidado por parte do professor? Será que nas práticas de AVY que nos deparamos por aí, em especial no Brasil, os professores e professoras estão ajustando corretamente seus alunos ou isso acaba por passar batido e não se ajusta, visto que ainda há muitos professores inexperientes que ainda não sabem aplicá-los?

DANY – Minha rotina no mês de novembro foi bem intensa mesmo, pois além de manter minha prática diaria, tive que antes ajustar muitos alunos que nem havia antes conhecido. Procurei ouvir minha intuição para ajustá-los e quando necessário perguntava se estava tudo bem. Como eram muitos alunos, não tinha como dar muitos ajustes. Por isso os ajustes foram mais específicos e em determinadas posturas como marichyasana D, supta Kurmasana, kapottasana, back bendings.. .

É importante ter muito cuidado e ter a sensibilidade para saber o que realmente cada aluno precisa.

O ajuste não significa que você precise forçar um aluno e sim conduzí-lo a um caminho seguro para realizar o asana. Este ajuste pode ser sutil através de um ajuste corporal ou até mesmo através de um comando verbal. Também é importante que depois de algumas vezes ajudando, o professor deixe o aluno encontrar seu próprio caminho para realizar a postura.

O mais importante para se fazer um bom ajuste, principalmente um mais complexo, é  ter tido a experiência de praticar esta postura. Se um professor se sentir inseguro em realizar um ajuste em alguma postura que ele não conhece, sugiro que ele não o faça. Será muito mais seguro e sincero da parte dele eo aluno irá gostar mais.






YV – Após o encerramento de cada prática como assistente de Sharath Jois, encontrar fôlego e ânimo suficientes para realizar a sua prática pessoal demanda muita força de vontade e inspiração? Quais ásanas tanto da primeira e segunda séries você sentiu que pediram mais atenção para você atingir a perfeição? E por falar sobre essas séries, em que elas diferem entre si e quais são os benefícios que o praticante colhe em cada uma delas? Você teve o privilégio de estudar novamente com Sarasvati Jois?

DANY – Antes de iniciar o mês de ajustes, fiquei pensando que não seria fácil fazer a minha prática depois de ajustar tantos alunos por duas horas... Mas para minha surpresa, foi muito bom! A troca de energia com os alunos me deixava com mais força e determinação. Além disso, eu também ja estava bem aquecida e os asanas saíam com mais facilidade.  Para mim a perfeição no asana é quando você consegue atingir um estado meditativo e consegue estar realmente conectado com a postura e a respiração. Neste momento não existe esforço. Para isso, sempre penso em manter minha respiração num ritmo lento, suave e profundo, com isso a mente vai se tornando estável, diminuindo os vrittis (ondas mentais). Para mim a prática de ashtanga é uma prática respiratória. A sincronização da respiração com a postura, o que chamamos vinyasa, faz o sangue circular com mais intensidade por todo o corpo produzindo calor e assim purificando-o e elimando as toxinas.

Cada série do ashtanga tem seu beneficio físico. A Primeira série também é chamada de Yoga terapia (yoga chiktisa), pois purifica todos os orgãos do corpo, melhorando seu funcionamento. A Segunda série (Nadi sodhana), purifica todo coluna vertebral, ativando o sistema nervoso central. As séries avançadas já precisam estar com o corpo mais purificado para realizá-las, pois são sequências de asanas mais complexos.

Quando se chega nesta fase, realizar estas asanas mais avançados requer muita disciplina, dedicação e devoção. Neste momento o praticante percebe que o seu corpo pode ultrapassar alguns limites físicos, mas que isso realmente não é o mais importante. Todas as séries tem o mesmo objetivo; fazer com que o praticante consiga perceber sua verdadeira natureza e real sentido do yoga que esta dentro dele.
Este ano não tive a oportunidade e a benção de praticar com a Saraswati, pois agora ela tem seu próprio shala e ela não esta mais ajustando com o Sharath.


YV – Quais as qualidades essenciais que devem estar presentes num professor ou professora de AVY comprometido com a prática que ao longo do tempo podem conduzi-lo a uma certificação concedida pela família Jois? E, após certificar-se é comum que ocorra um afastamento desse professor ou professora da senda do Ashtanga ou sempre há um retorno à Mysore, mesmo que seja em um período de tempo mais espaçado? Então, quer dizer que após a Terceira Série acabou o Ashtanga ou existem outras mais a serem conhecidas e praticadas?

DANY Para ser um professor comprometido com a prática precisa ter disciplina, dedicação e devoção. Por isso o praticante precisa vir algumas vezes à Mysore para criar este vínculo e embasamento na sua prática. Todo resultado necessita de um esforço e entrega. Por isso esta autorização ou certificação é concedida quando o Sharath percebe este qualidade em seus alunos. É importante lembrar que praticar ashtanga é seguir os oito passos do Yoga como a palavra ashtanga já diz. Praticar yoga em todos os aspectos, ter ética seguindo os yamas e nyamas. O professor precisa ter a disciplina, ter o seu sadhana, prática diária 6 vezes por semana e devoção aos seus mestres que manteram a tradição até os dias de hoje. Só assim ele conseguirá transmitir a verdade para seus alunos. Cada vez percebo que vir a Mysore, é muito mais do que vir com um objetivo de certificação, é estar aqui em busca de conhecimento e aprendizado, mantendo o contato com professor e buscando nele toda energia necessária para continuar no caminho. Alguns professores certificados se afastaram de Mysore, pois tinham Pattabhi Jois como seu guru, alguns certificados continuam vindo a Mysore anualmente continuar seus estudo com Sharath. Isso vai depender de cada um. O ashtanga não acaba nunca! Ashtanga yoga é uma prática para toda a vida independente de qual série você está realizando. Mas falando da sequência de asanas são seis séries fixas, mas poucos chegam até lá...






YV – Nos Estados unidos, sabemos que as crianças em idade escolar em certas escolas são contempladas com a prática de Yoga e numa escola em Encinitas, CA, elas praticam Ashtanga. Diante disso houve uma controvérsia visto que alguns pais de alunos começaram a entender que Yoga é religião é por isso as aulas deveriam ser canceladas em definitivo. Esse assunto chegou a ponto de ser levado à Corte Judicial e por fim um magistrado decidiu que não há nada de religião na prática de Yoga, em suma, Yoga não é religião. No entanto, muitos professores incluem mantras e cultos a certas deidades do Hinduísmo em suas aulas de Yoga. Então, Yoga induz ao Hinduísmo ou isso é pura lenda? E, essas crianças que praticam desde cedo, você acha que elas poderão ter um futuro diferente daquelas que não adotam a prática regular? Há chances de no Brasil as escolas adotarem a prática do Yoga no currículo ou isto está longe de ser verdade, pois pé na bola é o que vale mais, ou seja, futebol?

DANY – Como a palavra yoga já mesmo diz, Yoga significa união, religar, juntar... Na India o Yoga é visto como religião, pois esta é a forma de eles se conectarem com Deus.  Mas se a pessoa não nasceu na India e não é hinduísta, ela pode praticar Yoga e utilizar outras ferramentas que a prática oferece para fazer esta conexão com Deus e com sua própria natureza. Você pode ter adoração por alguma deidade indiana, mas nem por isso você virou hunduísta. Por isso acredito que a prática de Yoga para crianças nas escolas seria muito bom para elas desenvolverem tranquilidade, atenção e auto-observação. Algumas escolas no Brasil ja oferecem Yoga na sua programação e ja é comprovado que os resultados são sempre produtivos. Mais que um atividade esportiva como o futebol, vejo que o Yoga é uma filosofia de vida, então uma coisa não compete com a outra.






YV – Alguns instrutores de Yoga ditos “tradicionais” ainda alimentam um certo preconceito em relação ao AVY e um deles é que praticar Ashtanga é fazer ginástica que visa perder calorias. O que você poderia dizer para os que alimentam essa ideia e ainda procuram a todo custo defender essa premissa perante uma pequena platéia para no fundo chamar a atenção a si mesmo?

DANY – Para quem pensa que praticar ashtanga é fazer ginástica e perder calorias é porque nunca praticou ashtanga de verdade...  Acho que todas as modalidades de yoga têm seus benefícios específicos, mas o caminho final é um só: Yoga, libertação.
Por isso não tenho preconceito com nenhum tipo de yoga, aliás “ preconceito” não combina com uma pessoa que se diz praticante de yoga, você não acha?  Cada um pode ter tido o seu motivo pessoal por não gostar de um estilo de prática, mas nem por isso ele precisa falar para os outros sua experiência como sendo a única verdade. O que é que eu sei é que quem pratica ashtanga está muito feliz e bem resolvido no seu caminho de aprendizado e por isso não está preocupado com  que os outros dizem.


YVUma praticante de AVY recebeu a notícia que está grávida. O bom senso pede para que a grávida não pratique Ashtanga? Ou se o médico der um aval ela poderá seguir com a prática normalmente? E, em assim sendo, certas posturas devem ser adaptadas ou até abolidas da série? No entanto, outro fato poder ocorrer: a professora ficou grávida. Ela restringe-se apenas a conduzir verbalmente a prática?

DANY – De uma maneira geral, é indicado não praticar nos três primeiros meses, pois é o momento que o embrião está se formando e pode haver alguma complicação, mas cada caso é um caso. Depois dos três meses, a grávida pode voltar à prática mantendo algumas restrições na série, algumas posturas podem ser adaptadas e com ao passar da gestação, algumas posturas realmente não serão mais feitas, como posturas de força abdominal, torções...  Mas vejo que a mulher grávida tem sua própria intuição e sabe bem aquilo que é confortável ou não. Algumas grávidas ficam com muita energia e tem necessidade de fazer uma série mais energética (já vi uma grávida fazendo a segunda série e super bem!), outras já sentem vontade de fazer uma prática mais restaurativa e meditativa.

No caso de uma professora ficar grávida, ainda não tive essa experiência pessoal... mas, pretendo ter futuramente!  Acredito que a professora pode fazer ajustes, mas deve evitar fazer ajustes muito fortes e conduzir a aula naturalmente usando o bom senso.






YVUm praticante de AVY mergulhado na primeira série encontra certas dificuldades em realizar alguns ásanas, dentre eles: marichiásana D, bhujapidásana e supta kurmásana, pois seu corpo parece não se encaixar corretamente nas posturas. De que forma o professor pode ajudar esse aluno a continuar no caminho da prática sem que surja qualquer indício de uma desistência? Será que um dia os pés se posicionarão onde devem ao se executar supta kurmásana?

DANY – No ashtanga existem posturas mais desafiadoras e mais complexas que se encontram no meio da série e que necessitam que o aluno pare naquela postura por algum tempo para entender o processo do seu corpo e sua mente. Mais do que a parte física, estas posturas estão trabalhando com o psicológico: com os medos, insegurança, aceitação, entrega... É natural que com o tempo a postura vá se tornando mais fácil e o professor orienta a próxima. Uma postura prepara para outra. Quando o aluno se torna forte numa postura, a próxima será realizada com mais facilidade e segurança. O professor precisa orientar seus alunos para que eles tenham paciência e que o mais importante é a qualidade que é colocada na sua prática e não a quantidade de posturas. Os pés podem se posicionar algum dia na posição correta, isso vai depender da frequência do aluno nas aulas e de sua atitude interna ao praticar, mas também se não acontecer por alguma limitação física, está tudo bem também, isso não é o mais importante.






YV – A primeira prática de Ashtanga Vinyasa Yoga parece ser bem marcante para os marinheiros de primeira viagem. Muitos se frustram e desistem, pois a professora ou professor foi muito tirano, ou seja, forçou-os muito durante a aula. Por outro lado, alguns outros praticantes têm a sorte de encontrar pela frente uma professora ou professor bem formado onde o bom senso acaba prevalecendo e então esse praticante se apaixona pelo Ashtanga e se torna um praticante fiel. Como o novo aluno deve ser recebido quando se depara com a prática pela primeira vez no sentido de não se criar um “trauma”? O que você acha de certos professores que nivelam os praticantes, ou seja, tratam os novatos como os que já estão há certo tempo praticando?

DANY – Acredito muito na tradição e como o método é ensinado na Índia que é o chamado  “estilo Mysore”, prática pessoal. Numa primeira prática de ashtanga, o professor deve sentar o aluno, explicar como funciona o método de aprendizado e ensinar o primeiro passo que é a respiração ujjayi pranayama. Depois disso o professor ensina o surya namaskar A e talvez o suryanamaskar B dependendo da evolução e nível de aprendizado do aluno. A aula geralmente vai até esta parte e com o passar das aulas o professor vai acrescentando postura a postura. Acredito que assim o aluno vai criando confiança e embasamento na prática.  Agora, se um aluno inciante cair de pára-quedas numa aula guiada e tentar fazer toda a série num único dia, é bem provavel que ele fique asssutado e não volte mais e aí sim poderá gerar um trauma.  Mesmo dentro de uma aula guiada, acho importante o professor direcionar os alunos inciantes a fazer a prática até  onde seu corpo e seu fôlego podem sem forçá-los e deixar que eles respeitem o seu prórpio ritmo.


YV – Bons momentos e lembranças fazem parte da vida de qualquer ser humano. Que bons momentos e lembranças ainda permanecem durante todo esse caminho em que você está trilhando no Ashtanga Yoga? E, se você pudesse se encontrar com Pattabhi Jois, mesmo que fosse durante um sonho, o que você diria para ele?

DANY – Muitos bons momentos e lembranças eu tenho desde o momento que comecei a praticar yoga, de todos bons professores que encontrei neste caminho e que muito me ensinaram. Cada momento neste processo tem sido úncio e importante, como a sensação quando eu termino cada workshop que é muito especial, meus alunos me inspiram e me ensinam a cada dia também.  Eu só tenho que agradecer esses bons momentos!






Se eu pudesse encontrar o Pattabhi Jois... seria um sonho maravilhoso! Eu só me curvaria aos seus pés com muita devoção e gratidão por ter colado esta prática em meu caminho!


YV – 2014 é o ano da Copa do mundo no Brasil, você já conta com uma agenda planejada e específica para práticas e workshops? O que vem por aí na Vida de Yoga de Dany Sá?

DANY – 2014 será um ano de muitos projetos, alguns deles já estão planejados e agendados como workshops por todo o Brasil no primeiro semestre e o segundo curso intensivo na Montanha Encantada, em Garopaba. Também pretendo manter um programa de aulas regulares no Rio de Janeiro ainda por definir algumas coisas. Novo site, novo vídeo... também estão por vir! Aguardem!








Leia a primeira entrevista concedida pela Dany ao YogaemVoga: http://yogaemvoga.blogspot.com.br/2013/03/yoga-em-voga-entrevista-dany-sa.html




DANY SÁ – Bailarina formada pela faculdade de Dança (UniverCidade- RJ), 1998. Pratica e estuda a filosofia do Yoga desde 2002. Fez o curso de formação de professores com o professor Pedro Kupfer em Florianópolis, SC, (módulo I -2005 e módulo II- 2008.) Em 2006 iniciou sua prática regular de ashtanga yoga no Rio de Janeiro com o professor Matthew Vollmer e ampliou seus estudos com o professor Clayton Horton em São Francisco – Ca, sendo também sua assistente nas aulas de ashtanga.
Tem aperfeiçoado seus estudos no Ashtanga Yoga Institute (KPJYAI), Mysore, India com os professores Sharath Jois e Sarawasthi Jois, tendo também aulas de Cânticos Vêdicos, Sânscrito,Bhagavad Gita e Yoga Sutras com o prof. Lakshmish.
Em novembro de 2013 foi assistente nas aulas do seu professor Sharath Jois e recebeu a benção de ser professora autorizada nivel 2 a ensinar o método.
Tem a sua prática de ashtanga como filosofia de vida e acredita que através da prática de yoga, o ser humano vai buscando autoconhecimento e tornando-se uma pessoa melhor e mais feliz.


Site:  www.danysa.com.br 




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