21 de março de 2012

“SOMEONE LIKE YOU” DA ADELE: UM MANTRA QUE SE REPETE



HUMBERTO MENEGHIN


Não é por menos que a música “Someone like you” cantada por Adele, ainda continua sendo muito tocada nas rádios. O video clip, produzido e filmado em preto e branco, mostra a cantora atravessando a ponte Alexandre 3 eme, em Paris, cantando a música que relata a frustração de um amor que não deu certo, que não foi esquecido. Para aqueles e aquelas cujo refrão “never mind, I’ll find someone like you, I wish nothing but the best for you, too” da música “Someone like you” está grudado na mente, numa repetição mais do que insistente, isso pode significar a presença de uma clara identificação com a situação que a letra da música diz.




No entanto, sendo uma melodia descontrolada que continuamente se repete pela mente, nas horas menos prováveis, daqueles que, na verdade, muito apreciam “Someone like you” adicionado ao talento de Adele, a canção por si só acaba se tornando um mantra que se repete.

Alguns podem achar inadmissível aceitar que o refrão insistente de qualquer música que seja, que transita sem parar pela mente, possa ser considerado um mantra, pois um mantra que se preze tem um significado sagrado, uma intenção válida, o que de jeito algum uma música pop ou de outra categoria possa ter.




O praticante de Yoga, especialmente aquele que se dedica às várias tentativas para meditar, percebe que no silêncio da manhã, mesmo que não exista aparentemente qualquer ruído externo, aflora-lhe na mente aquele refrão marcante da música “Someone like you”, “never mind, I’ll find someone like you, I wish nothing but the best for you, too”, mesmo que não deseje.

E, a melodia continua e continua, ao passo que a atenção daquele que tenta meditar é dirigida de forma consciente para o fluxo respiratório na tentativa de reduzir o refrão da música; mas, isso de nada adianta.




Então, retornando a si sem mais aquele refrão impertinente pela cabeça, chega à conclusão que “Someone like you”, apenas o título da canção pode se tornar um aliado à tentativa de meditar, em especial em japa, ou seja, a meditação feita mentalmente com um mantra que se repete continuamente com o auxílio de um mala, rosário de 108 contas, ou não.

Desta forma, então, a atenção do meditador foca-se na repetição consciente e pausada das palavras “Someone” (silêncio) “like” (silêncio) “you”(silêncio), e assim vai; na forma de ajapa japa. E, a parte do refrão que antes incomodava, passa a não mais incomodar, pois no processo  assume o papel de auxiliar a concentração daquele que tenta meditar.




No entanto, mesmo que afirmem que podemos fazer o uso de qualquer palavra como forma de mantra japa, logicamente temos o conhecimento de que mantras como Om Namah Shivaya ou Om Shanti, Shanti, Shanti, estão eivados de um sentido mais concreto, mas desde que realmente sejam realizados de forma consciente; caso contrário um “Someone like you” bem feito pode ser de melhor valia.

Acreditando que “Someone like you” já não incomoda mais como antes, o clip onde Adele canta “Someone like you” está aqui:





Harih Om!

3 comentários:

  1. Caro Humberto, sou editora da coluna Amigo Bicho, na revista CLAUDIA, e gostei muito de um comentário seu sobre a Yoga para Cães. Queria muito poder pegar um depoimento seu sobre este tema para a próxima edição da revista, mas não consegui descobrir seu email. Você poderia, por favor, entrar em contato comigo pelo email angeli.aline@gmail.com? Obrigada! Aline

    ResponderExcluir
  2. Om Namah Shivaya fica muito na mente...nossa, às vezes tenho muita dificuldade em parar de repetí-lo...

    Muito bom seu blog, estou adorando os textos!! Parabéns!

    ResponderExcluir