25 de setembro de 2016

MATANGI MUDRA: PARA EQUILÍBRIAR O PLEXO SOLAR E TRAZER HARMONIA INTERNA




HUMBERTO J. MENEGHIN


O manipura chackra, também conhecido como plexo solar, que está acima da boca do estômago, muitas vezes se desequilibra, seja por influência de algo que não está bem no aspecto físico e mental como também no espiritual. E, para reconquistar esse equilíbrio e dissipar aquela sugação de energia que nos desestabilizou, o matangi mudra é uma das boas ferramentas que podemos utilizar.


De fácil execução, o matangi mudra além de ativar e equilibrar o plexo solar, promove a harmonia no funcionamento dos órgãos internos como estômago, pâncreas, baço, fígado, rins, vesícula biliar, duodeno e até o coração.


Consequentemente o processo digestivo também é facilitado e ainda se sabe que o matangi mudra estimula o hipotálamo que é uma parte vital no sistema nervoso autônomo, no cérebro, que uma vez ativado favorece o estado de equilíbrio no corpo.


Para executar o matangi mudra, o praticante tem que se sentar confortavelmente seja numa cadeira, poltrona ou numa postura de Yoga como sukásana e, num primeiro momento, posiciona as mãos frente ao plexo solar e entrelaça os dedos atentando para que o polegar da mão esquerda fique sobreposto a base do polegar direito enquanto que o dedo indicador esquerdo esteja envolvido por este polegar direito e indicador direito que se tocam nas pontas.


O importante é que os dedos médios de ambas as mãos sejam estendidos e mantenham-se firmes e unidos enquanto os demais apenas permanecem entrelaçados. A atenção do praticante está voltada para a respiração que acontece no abdômen.


A permanência neste mudra pode ser de cinco a dez minutos, sendo executado de duas a três vezes no dia. Há pessoas que o realizam apenas uma única vez e já sentem bons efeitos.


Para aliviar dores e desconfortos nos órgãos internos supracitados, recomenda-se que se faça por quinze minutos. No entanto para aqueles que tem pressão alta devem realizá-lo de forma moderada. Se você tem bruxismo, fazer o matangi mudra antes de pegar no sono poderá reverter esse incomodo uma vez que esse gesto ajuda a aliviar a tensão no maxilar.


Harih Om!

4 comentários:

  1. Passei por dois anos querendo saber sobre esse mudra do qual só via uma figura postada.Hoje abrindo a página no Pinterest dei com o artigo.O Universo sorriu pra mim. Gratidão, Gratidão, Gratidão. MUITO Obrigada a vcs Tb.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por essas informações, não poderia estudar todo esse assunto agora, nem consultar um profissional da área. Obrigado por compartilhar teu conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Gratidão por este conhecimento compartilhado! 🙏🏼✨

    ResponderExcluir