19 de junho de 2016

SURYA: O MUDRA PARA TE AQUECER NESTE INVERNO




HUMBERTO J. MENEGHIN


Também conhecido como agni, mudra do fogo, o mudra do Sol tem como um de seus benefícios o aumento da temperatura no corpo e isso é tudo o que queremos quando o termômetro baixa e faz frio. De fácil execução, o Surya mudra além de regular o funcionamento da tiroide é bom para solucionar problemas digestivos e também para os de visão. E para aqueles que estão acima do peso, dizem até que este mudra ajuda a emagrecer.


Para executar o Surya mudra, o praticante tem que se sentar confortavelmente seja numa cadeira, poltrona ou numa postura de Yoga como sukásana por exemplo.


Com as palmas das mãos voltadas para cima, o praticante dobra os dedos anulares de ambas mãos e os posiciona logo abaixo dos polegares, mais precisamente junto aos montes de Vênus, e, então traz os polegares sobre os anulares e os mantém levemente pressionados sobre eles, ficando assim por cerca de cinco minutos, pelo menos e por quinze pelo mais.


Muitos podem duvidar que o Surya mudra possa ajudar a emagrecer, no entanto, o Ayurveda diz que ao se reduzir o elemento Terra que em excesso causa sobrepeso, a perda de peso começa a acontecer.


Representado pelos dedos anulares o elemento terra é sobreposto pelo elemento fogo que está ligado aos polegares que por sua vez se posiciona sobre aos anulares no mudra.


Também conhecido como Prithvi-shamak mudra, o Surya é a melhor solução para superar a deficiência do dosha pita, no corpo, bem como atenuar o excesso de Kapha.


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário