24 de março de 2014

YOGA PODE ALIVIAR O BRUXISMO?





HUMBERTO MENEGHIN


De origem emocional, associado ao estresse ou causado pela raiva, rancor, mágoa e outras emoções que não foram propriamente diluídas, o bruxismo é um hábito que muitas pessoas têm quando apertam ou rangem os dentes nos momentos menos esperados, ou seja, durante o sono ou até em frente ao computador. Gerando contração e uma dor bastante perceptível na região da articulação localizada entre o osso temporal e o maxilar, o bruxo ou a bruxa que aperta e range os dentes quando diagnosticado pelo ortodontista passa a utilizar aquela placa feita de resina acrílica que tem por objetivo proteger de maiores danos. No entanto, para aliviar e quem sabe até acabar definitivamente com este distúrbio, os que padecem do bruxismo se salvaguardam se adotarem a pratica regular do Yoga.







O nome bruxismo vem do período da Inquisição, uma época em que se acreditava que os que rangiam os dentes eram os que não seguiam o catolicismo e praticavam atos de bruxaria chegando ao ponto de serem denunciados pela própria família, que achava que estavam possuídos. No entanto, esse distúrbio acontece porque a maioria das pessoas não sabe lidar de uma forma eficiente com as emoções áridas que a vida apresenta, emoções reprimidas que refletem tanto nos aspectos físico, mental e emocional.








Como já mencionado acima, o tratamento mais adequado é a placa interoclusal ou miorelaxante, que feita de resina acrílica e sob medida que é comumente usada quando os bruxos e bruxas dormem ou quando se encontram numa situação de estresse e de nervosismo.








A bendita placa que também pode ser feita de silicone, mas muitos preferem a de acrílico por considerá-la mais resistente, em conjunto com os diversos ajustes que o ortodontista nela realiza durante algumas consultas, custa em torno de R$45o,oo a R$800,00, dependendo da “fama” do profissional e da localização nobre ou não do consultório; no entanto, o pleno uso contínuo desta placa não vai eliminar os morderes e rangeres e muito menos curar o bruxismo, uma vez que ela é apenas um mecanismo paliativo que serve para proteger os dentes, equilibrar a mandíbula e diminuir o atrito causado por eles, evitando maiores danos à articulação.








E, a quem ela se acostuma, quando dorme sem, acaba por sentir falta, falta de uma mordaça acrílica que tem sua utilidade, mas que num certo sentido aprisiona o usuário que logo pela manhã ao retirá-la tem que higienizá-la e periodicamente realizar uma limpeza maior para que colônias de fungos e bactérias sejam disseminadas.   


No entanto, quem já ouviu algum ortodontista dizer:

“Você está curado do bruxismo, não precisa mais usar a placa.” Ou, ainda dizer: “O que aconteceu com você? Não vejo marcas na sua placa. Que tranquilizante você está tomando?”


Então, uma resposta pode ser:

“Estou praticando Yoga.”
E, como a prática do Yoga pode contribuir para aliviar os sintomas do bruxismo ou até mesmo eliminá-lo?








O Yoga através de ações específicas como a execução de ásanas e respiratórios que são precursores do estado de relaxamento físico e mental, ainda conta com os benefícios intercorrentes da meditação que além de centrar o meditador em si e no momento em que está, pode pouco a pouco proporcionar um estado de maior harmonia com nós mesmos, com os outros e com as situações do cotidiano.


Participando de uma prática regular de ásanas, aquele ou aquela que tem bruxismo poderá começar a sentir uma melhora gradual que trará um sono menos agitado e uma vida em que os momentos que causam ansiedade e raiva poderão ser atenuados, independente da sequencia de ásanas que seja adotada que logicamente é seguida do relaxamento, Yoga Nidra e a meditação se o professor ou professora incluí-los na aula que ministra.





No entanto, há certas posturas que podem influenciar diretamente de uma forma positiva aqueles que apertam e rangem os dentes. Dentre essas posturas temos o simhasana, a postura do leão rugindo e o matsyásana, a postura do peixe.


No primeiro ásana,  o simhasana,que é relativamente fácil de praticar, a boca se abre e a língua se estende para fora  enquanto se expressa um som que assemelha a um leão que ruge. Desta forma, a articulação localizada entre o osso temporal e o maxilar se alonga e na medida em que o bruxo ou a bruxa vai praticando a tensão ali retida tende a perder a força.









Posteriormente, o praticante pode executar matsyásana, a postura do peixe, que além de estimular a respiração profunda, proporciona um alivio à tensão localizada no pescoço.














Em termos de respiração, os pranayamas acalmam e centralizam a mente criando no praticante uma sensação de quietude, tudo porque a respiração e a mente integrados afetam a fisiologia do corpo. Quando a respiração é calma e profunda a mente também acompanha o mesmo padrão e portanto o ranger de dentes do bruxismo vai se diluindo.








Por sua vez, o Jala Neti, a limpeza das narinas com água utilizando-se o neti pote, é uma das práticas de purificação do shatkarma que ao ser aplicada por quem tem bruxismo contribui para aliviar a tensão muscular na face e tiques nervosos, o que ajuda atenuar a ansiedade e a raiva, promovendo a harmonia e o equilíbrio.








Mindfulness, a técnica da antenção plena, também é favoravelmente indicada para os bruxos e bruxas que ao tomarem consciência do corpo direcionam o fluxo repiratório com boa atenção; primeiramente, para toda a face e na sequencia para a articulação localizada entre o osso temporal e o maxilar. Não parando por aí, a atenção segue para todos os dentes, gengivas, a língua, todo interior da boca, retornando para as extremidades dos dentes que até podem, no momento, estarem eletricamente agitados; no entanto, ao passo que a respiração chega conscientemente até lá esse início de ranger os dentes vai pouco a pouco perdendo a intensidade. Por fim, o foco se torna novamente à articulação localizada entre o osso temporal e o maxilar contribuindo para que essa parte relaxe.








Dores de cabeça, placas interoclusais que antes eram destruídas poderão deixar de acompanhar a vida dos que padecem de bruxismo se o praticante manter a regularidade da prática de Yoga e também a técnica da atenção plena direcionada aos pontos de tensão como acima mencionados. E, se a bendita placa não mais apresentar sinais de destruição e marcas proeminentes, isso indicará que as ações feitas pelo praticante estão surtindo os efeitos esperados.



Harih Om!

4 comentários:

  1. muito bom! Estou praticando yoga há uma semana pelos mesmos motivos que me causam o bruxismo. Estou apaixonada pela prática. Hj ou fazer essas duas posturas. Qual o tempo ideal para se ficar na mesma postura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dez ciclos no simhasana, a postura do leão rugindo pode ser ideal e cerca de dez respirações no matsyásana, a postura do peixe.No entanto, tudo depende de você.Om.

      Excluir
    2. ok..obrigada pela resposta!
      Vou tentar hj de novo, pois fiquei uns dias sem fazer por causa de um torcicolo.
      Namastê

      Excluir
  2. Dez ciclos no simhasana, a postura do leão rugindo pode ser ideal e cerca de dez respirações no matsyásana, a postura do peixe.No entanto, tudo depende de você.Om.

    ResponderExcluir