22 de janeiro de 2016

A CALÇA DE YOGA QUE TE AJUSTA NO ÁSANA




HUMBERTO J. MENEGHIN


Para aqueles que acham que os ajustes aplicados por um (a) professor (a) de Yoga num (a) aluno (a) durante a prática são desnecessários e que até possam ser considerados inapropriados, eis a solução: usar Nadi, uma calça de Yoga que vibra e ajuda o (a) praticante a se autocorrigir durante a prática.



Considerada uma peça “inteligente” a tecnologia que envolve essa calça que até levou um nome bem peculiar, Nadi, funciona através de vibrações que acontecem à pele pelo tecido, que é puro nylon, que são retransmitidas a um aplicativo que por sua vez alerta o praticante quais áreas do corpo precisam ser alinhadas e que necessitam de ajustes para que o ásana se torne firme e confortável. O sistema ainda recomenda posturas com ilustrações e dá sugestões em tempo real.


Conforme consta, a frequência e intensidade das pulsações são baseadas na posição e no ângulo que o corpo está, em tempo real. E, então, o aviso é dado diretamente do smartphone, por app que trabalha com Android e Apple.


Lançada na feira Consumer Electronics Show/2016 de Las Vegas pela empresa australiana We:eX, Wearable Expirements que é a responsável pela criação  e implemento dessa calça tecnológica, a peça  começará a ser vendida a partir de maio/2016. No entanto, o preço não foi divulgado ainda.








Alinhar-se corretamente nas posturas que se realizam numa prática ásanas é muito importante para que não aconteçam transtornos ao físico. Muitos são contra ajustes aplicados por mãos e até pés de professores (as) de Yoga sustentando a premissa que basta transmitir verbalmente os ajustes para que tudo flua como deve ou até que eles nunca devem ser feitos.


No entanto, durante a prática pessoal, muitas vezes os iniciantes podem não notar se estão realizando a postura da forma correta e então a referida calça pode fazer o seu papel dando sinais para o auto-ajuste.


Além dessa função, a calça pode ser usada no dia a dia para corrigir as posturas de inúmeras pessoas que se desalinham sendo praticante ou não. 


No entanto, ninguém sabe dizer se a calça tecnológica e inteligente pode ter o sistema recarregado e qual é a sua vida útil. Será que vai pegar?


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário