1 de janeiro de 2020

GAYATRI: O MANTRA DOS MANTRAS




HUMBERTO J. MENEGHIN


Contemplar o nascer ou por do Sol junto à Natureza ou até do lugar onde você está é um momento especial que acontece todos os dias em todas as partes do mundo. No entanto, nessa correria da vida, muitos não o fazem e talvez nem se dêem conta que são os momentos mais auspiciosos para recitar o mantra Gayatri, o mantra dos mantras.


O bhūr bhuva svā|
tat savitur vareyam |
bhargo devasya dhimahi |
dhyoyo na prachodayāt ||


Presente no Rg Veda, III; 62,10, temos que a boa tradução do Gayatri é:

O. Contemplemos o esplendor do divino Sol vivificante, presente na terra, na atmosfera e no céu. Que ele ilumine nossa visão.

E, segundo, Swāmi Dayānanda:

"O significado do Gāyatrī é que, Īśvara, aquele que remove as confusões, que brilha como o sol e queima a ignorância com esse resplendor, possa iluminar nossas mentes para que possamos tomar as decisões corretas a cada momento. O mantra não pede poder ou riquezas, mas clareza de mente, pois isso é o único que precisamos".


Nas escrituras, o Gayatri está como o símbolo da totalidade da existência e além de ser feito ao nascer e por do Sol, também deve ser realizado ao meio dia, buscando a devida clareza mental e harmonia.






Gayatri também é uma Deusa, esposa de Brahma e na tradição do Tantra cada deidade também tem um mantra com a métrica Gayatri; e, o de Ganesha é:

Om Ekadantaya vidmahe
Vakratundaya dhimahi
Tanno dantih
Prachodayat




Om
Contemplemos Ganesha.
Meditemos sobre a força do deus-elefante que remove todos os obstáculos. 
Que o deus com uma presa nos ilumine.


Tradicionalmente o Gayatri mantra, em ajapa japa, se repete por 108 vezes. No entanto, como muitos de nós ainda não construímos essa disciplina para nos dedicarmos ao Gayatri três vezes ao dia; se você começar a recitá-lo inicialmente, por algum tempo, por apenas 2 minutos diários, provavelmente até dez Gayatris serão entoados; e, então, ao longo do tempo o hábito de recitá-lo irá se estabelecer, não podendo passar em branco por nenhum dia; até que por 108 vezes ou mais o Gayatri estará lá.

Harih Om!


HUMBERTO J. MENEGHIN 
é praticante e professor de Yoga em Campinas/SP, Brazil. Tem Formação em Yoga com Pedro Kupfer e estuda Vedanta com Glória Arieira. 

Especializou-sem em Yoga Terapia Hormonal para a Menopausa e Problemas Hormonais com Dinah Rodrigues e também Yoga Terapia Hormonal para Diabetes e Hormônios Masculinos. 

Para o site www.yoga.pro.br escreveu vários artigos e traduziu textos sobre Vedanta de autoria de Sri Swami Dayananda Saraswati com quem já teve o privilégio de estudar nos Vedanta Camps em Rishikesh-Índia


Participou do Teacher Training de Ashtanga Vinyasa Yoga – Primeira Série – com David Swenson, em Austin, Texas, USA. 

Foi colunista do website da revista Yoga Journal Brasil.  Já estudou e praticou com professores de Yoga americanos em várias conferências da Yoga Journal Live New York. Edita e escreve para o blog Yogaemvoga. 
PRÁTICAS E WORKSHOPS DE YOGA: humbertomeneghin@yahoo.com.br


Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário