26 de janeiro de 2020

HARPIC, DURACELL: LEVITAÇÃO, MEDITAÇÃO?



HUMBERTO J. MENEGHIN


Se você ainda assiste televisão ou é interrompido por propagandas em canais do You Tube é possível que já tenha visto os filmes publicitários do desinfetante Harpic Fresh Power 6 e também das pilhas Duracell. Nessas propagandas, para intensificarem a essência dos produtos, os personagens levitam; mas, será que meditam?





Harpic Fresh Power 6 é um desinfetante específico para ser usado no banheiro, no vaso sanitário e conforme consta tem a durabilidade de até 500 descargas.

Stela Lua a personagem que divulga o produto está acomodada em padmásana sobre uma plataforma redonda verde que até pode ser confundida com um vaso sanitário, mas não é.

Com o background em lilás, Stela Lua diz: “Adoro Harpic. Inspira sente a fragancia, a espuma ...” e ai vai, com facilidade, levitando.




No entanto, a propaganda filme do Harpic Fresh Power 6 foi feita dessa forma tendo por base base uma pesquisa onde foram identificados três perfis de limpeza dos consumidores brasileiros: o “sensorial”, que foca em produtos que ofereçam uma fragrância agradável e duradora; de “saúde”, que prioriza produtos que eliminam bactérias e maus odores e o “perfeccionista”, que preferem produtos que removem manchas difíceis", explica gerente de Marketing da marca. E, contudo, muito provavelmente parte desses consumidores se interessam por mindfulness e quem sabe a prática de ásanas.


Sim, foi uma forma eficiente de chamar à atenção de quem assiste o filme para a fragancia que o produto oferece e ainda a espuma, o que reforça aquela sensação de limpeza.




Aproveitando o mesmo esquema, o da levitação, as pilhas Duracell fizeram uso do coelhinho mascote da marca que agora se faz acompanhado de uma coelhinha namorada.

No filme, mais para a parte final, eles também flutuam, levitam e de uma forma bem humorada o coelhinho cai e a coelhinha suavemente retorna ao seu mat, tendo como pano de fundo o cenário do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.




A pilha dura mais, muito mais e assim os consumidores não precisam se preocuparar com a pilha para poder ocupar a mente com outras coisas, o que bem seria aqui, através da representação dos coelhinhos, a prática da meditação; no entanto, sem a opção levitar.

Bem provável que os criadores das propagandas adotem mindfulness ou praticam a meditação em si e quem sabe o Yoga, pela semana, e, assim, fizeram o link de utilizarem esses aspectos nas propagandas que desenvolvem, mesmo que de uma forma leve e irreal; porque, por enquanto a levitação não é tão evidente assim para quem se dedica às várias tentativas de meditar.

Harih Om!

HUMBERTO J. MENEGHIN 
é praticante e professor de Yoga em Campinas/São Paulo, Brazil. Tem Formação em Yoga com Pedro Kupfer e estuda Vedanta com Glória Arieira. 

Especializou-sem em Yoga Terapia Hormonal para a Menopausa e Problemas Hormonais com Dinah Rodrigues e também Yoga Terapia Hormonal para Diabetes e Hormônios Masculinos. 

Para o site www.yoga.pro.br escreveu vários artigos e traduziu textos sobre Vedanta de autoria de Sri Swami Dayananda Saraswati com quem já teve o privilégio de estudar nos Vedanta Camps em Rishikesh-Índia

Participou do Teacher Training de Ashtanga Vinyasa Yoga – Primeira Série – com David Swenson, em Austin, Texas, USA. 

Foi colunista do website da revista Yoga Journal Brasil.  Já estudou e praticou com professores de Yoga americanos em várias conferências da Yoga Journal Live New York. Edita e escreve para o blog Yogaemvoga. 

MARQUE WORKSHOPS & PRÁTICAS DE YOGA: humbertomeneghin@yahoo.com.br

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