19 de janeiro de 2020

SHIVA LINGA MUDRA: NÃO É O “LIKE” DO FACEBOOK



HUMBERTO J. MENEGHIN


Polegar apontado para cima: sinal de que tudo está bem, positivo ou até que aprovo e curto algo na rede social. No entanto, quando se tem a mão direita sobre a palma da esquerda com o polegar em riste, isso não é um like no Facebook; mas, sim, o Shiva Linga mudra que se faz presente. Não sou hinduísta e nem me identifico com Shiva, posso fazer esse mudra?




É verdade que o ser humano gosta de ter a aprovação das pessoas que o cercam sobre algo que pretende realizar ou que já fez para, na verdade, sentir-se seguro e que a decisão que tomou foi correta, o que é comum; mas, não necessário.


Alguns podem nem querer executar o mudra Shiva Linga porque é algo que tem a ver com um dos Deuses do Hinduísmo e então fica dispensável. Mas, mesmo assim, podem ligeiramente se interessar por um efeito terapêutico e meditativo com uma boa intenção executá-lo sem qualquer tipo de perconceito.




Tendo como significado de linga ou lingam, o órgão reprodutor masculino e então, de Shiva, os que desejam realizá-lo devem simplesmente trazer a mão esquerda levemente na forma de concha acima do umbigo próximo ao plexo solar para então colocar a mão direita sobre a palma desta mão com o polegar apontando para cima e firme, enquanto os demais dedos permanecem recolhidos e flexionados à palma desta mão.

Representando o elemento fogo, o polegar direito está rijo ao passo que o esquerdo que aponta para frente também está. Os olhos do praticante estão cerrados, a respiração tranqüila, pois que está sentado confortavelmente em uma cadeira ou com as pernas cruzadas ao chão, mantendo a coluna reta.

À medida que o abdomem se eleva e se recolhe devido ao fluxo respiratório, a imaginação de que o elemento fogo se faz presente contribui para liberar o cançaço, qualquer tipo de indisposição e quem sabe promover pouco a pouco a cura do que precisamos.

Firmeza, determinação, confiança e segurança são estados que também podem ser despertos quando se pratica o Shiva Linga mudra, lembrando também que este gesto para Shiva pode ser realizado de outra forma em que os dedos de ambas as mãos se entrelaçam com o detalhe de que o polegar direito está apontado para cima envolto pelo indicador e polegar esquerdo na sua base. Om namah Shivaya!, em concentração, associcado ao arquétipo de Shiva.

Harih Om!

HUMBERTO J. MENEGHIN 
é praticante e professor de Yoga em Campinas/São Paulo, Brazil. Tem Formação em Yoga com Pedro Kupfer e estuda Vedanta com Glória Arieira. 

Especializou-sem em Yoga Terapia Hormonal para a Menopausa e Problemas Hormonais com Dinah Rodrigues e também Yoga Terapia Hormonal para Diabetes e Hormônios Masculinos. 

Para o site www.yoga.pro.br escreveu vários artigos e traduziu textos sobre Vedanta de autoria de Sri Swami Dayananda Saraswati com quem já teve o privilégio de estudar nos Vedanta Camps em Rishikesh-Índia

Participou do Teacher Training de Ashtanga Vinyasa Yoga – Primeira Série – com David Swenson, em Austin, Texas, USA. 
Foi colunista do website da revista Yoga Journal Brasil.  Já estudou e praticou com professores de Yoga americanos em várias conferências da Yoga Journal Live New York. Edita e escreve para o blog Yogaemvoga. 

MARQUE PRÁTICAS & WORKSHOPS DE YOGA: humbertomeneghin@yahoo.com.br

Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário