15 de dezembro de 2019

META PARA 2020: VOLTAR A PRATICAR YOGA!




HUMBERTO J. MENEGHIN


Traçar metas pode não ser comum para algumas pessoas que preferem deixar as coisas acontecerem. No entanto, para outros, logo que dezembro chega determinam o que querem alcançar no ano novo; e, para 2020, dentre outras metas, a atriz Juliana Paes destacou: Voltar a praticar Yoga!

Desejar a voltar a praticar Yoga, mais especificamente ásanas, já é um excelente recomeço para quem por um motivo e outro, falta de tempo e até preguiça resolveu parar com o Yoga. 

E, então, no decorrer da vida, percebendo que alguma coisa ainda está faltando deseja retornar à prática, pois se recorda perfeitamente que quando praticava, o dia e a vida consequentemente transcorriam melhor. Sim; era melhor mesmo e foi uma grande bobeira ter parado de praticar Yoga!

Parou por quê? Por que parou? Talvez proque não tenha conseguido administrar o seu tempo ou porque uma ocupação que no momento demandava-lhe muito de seu tempo impedia-lhe de praticar Yoga; como foi no caso da atriz Juliana Paes que gravava a novela A Dona do Pedaço onde era a protagonista. E, agora, que esse compromisso de trabalho já se concluiu, colocou como meta para 2020: voltar a praticar Yoga.

Sim, ótimo! Mas, por que esperar 2020 iniciar para somente depois começar a praticar Yoga? Por que não agora? Talvez seja porque é dezembro, as festas estão aí, todos relaxam nesse fim de ano, há recessos e então a meta só fica para o ano que vem. Mas, para quando do ano que vem? Logo no dia primeiro de janeiro ou só para depois do carnaval ou talvez na metade de março?

Especificar quando e onde a meta vai começar e acontecer é muito importante, se não a meta fica apenas no Instagram para a turma ver e não se concretiza, não é mesmo?

No entanto, há muitas pessoas que não são tão ocupadas assim e o que poderia começar a ser realizado não é. “Mas, janeiro é um mês fraco, tem tantas contas para pagar que a Yoga vai ficar para depois! E ainda tem aquelas reformas do Governo Bolsonaro!!!” , alguém pode internamente se justificar para ainda não querer voltar a praticar Yoga.

Estabelecer o dia 09 de janeiro de 2020, às nove e meia da manhã, por exemplo, ou até um horário mais cedo e quem sabe a opção de às seis e trinta da noite para reiniciar a prática de Yoga, no Espaço de Yoga que pratiquei anteriormente com o professor ou professora de Yoga com quem me identifico ou até por minha conta própria, mesmo que seja por trinta minutos, mantendo o foco e deteminação nesta declaração, faz com que inevitavelmente o retorno à prática seja muito efetivo. Desta froma, se o que foi deixado para o amanhã tem um dia, hora e local certos para acontecer, o hábito de praticar Yoga com certeza se reestabelece.

Harih Om!



HUMBERTO J. MENEGHIN 
é praticante e professor de Yoga em Campinas/SP. Tem Formação em Yoga com Pedro Kupfer e estuda Vedanta com Glória Arieira. 

Especializou-sem em Yoga Terapia Hormonal para a Menopausa e Problemas Hormonais com Dinah Rodrigues e também Yoga Terapia Hormonal para Diabetes e Hormônios Masculinos. 

Para o site 
www.yoga.pro.br escreveu vários artigos e traduziu textos sobre Vedanta de autoria de Sri Swami Dayananda Saraswati com quem já teve o privilégio de estudar nos Vedanta Camps em Rishikesh-Índia

Participou do Teacher Training de Ashtanga Vinyasa Yoga – Primeira Série – com David Swenson, em Austin, Texas, USA. 

Foi colunista do website da revista Yoga Journal Brasil.  Estudou e praticou com professores de Yoga americanos em várias conferências da Yoga Journal Live New York. Edita e escreve para o blog Yogaemvoga. 


PRÁTICAS E WORKSHOPS DE YOGA: humbertomeneghin@yahoo.com.br

Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário