1 de dezembro de 2019

YOGA EM VOGA ENTREVISTA – TEREZA FREIRE – PARTE 3




HUMBERTO J. MENEGHIN


YVCom o passar dos anos a prática especificamente de ásanas naturalmente se modifica. Certas posturas aparentemente “difíceis” pareciam ser importantes e necessárias; no entanto, agora, algumas podem não ser mais. Na sua prática pessoal isso aconteceu ou não? E, se aconteceu, quais posturas apesar de serem boas “perderam o sentido pra você”, foram deixadas de lado e não são mais realizadas? E, quais outros ásanas passaram a ser freqüentes e indispensáveis na sua prática pessoal?

TEREZANa verdade, minha prática se transformou completamente quando vim morar no sítio! Troquei vinyasas por caminhadas e sirsasanas por jardinagem. O fato é que era um mundo tão novo pra mim que tive que me apropriar da horta e das flores para entender todo o processo e conseguir colher frutos.


Depois de dois anos sem dar aulas, decidi que deveria compartilhar esse conhecimento com as pessoas da cidade onde tenho sítio e a experiência está maravilhosa! As alunas chegaram completamente “tábula rasa”!

Nunca tinham praticado yoga antes! Minha responsabilidade era imensa!!! Às vezes um mau professor pode fazer uma pessoa desistir do Yoga, por pensar que asanas são acrobacias e que aquilo não serve para ela. Precisamos olhar o aluno e perceber o que ele precisa naquele dia e não, impor uma prática a partir das nossas necessidades. 








YVMeditar “é muito bonito”, passa a credibilidade a muitas pessoas de que quem medita é uma pessoa equilibrada, muito confiante, concentrada, assertiva e que diante dos momentos árduos que a vida apresenta e situações de estresse tira tudo de letra e em poucos minutos se sente bem. É isso mesmo, ou até para quem adota as tentativas diárias de meditar, à vezes, deixa se abater por situações que não são agradáveis? Contar a até três resolve ou a raiva vai ser extravasada custe o que custar? Num mundo onde a violência infelizmente ainda acontece, praticar Yoga e meditar pode ser um remédio a conta gotas?


TEREZASim! Praticar yoga nos faz pessoas melhores! Mas costumo brincar que quanto mais uma pessoa pratica, é porque ela precisa muito!!! Costumo dizer que se eu não praticasse, seria uma pessoa insuportável!

 Hahaha e sim, a prática de meditação constante nos deixa mais centrados, sem dúvida. Mas quando o calo aperta, somos humanos! Sofremos, choramos, sentimos medo, mas a forma como administramos o sofrimento talvez seja diferente de uma pessoa que desconhece a meditação! Creio que a maior riqueza da meditação é nos ensinar a estar presente no momento presente! Aqui e agora é o meu mantra!!!



YVFulana diz que tem “inveja branca” de Sicrana; de algo que ela conquistou ou teve a boa sorte de possuir sem grandes esforços. Por exemplo: ela é milionária porque a família tem muitas posses. Então, podemos inferir que essa pessoa sortuda e invejável diz-se que tem um bom karma e então é merecedora do que desfruta? A inveja tem cor? Como controlar e diluir a inveja que se tem por alguém? Ou, todos somos invejosos e cada um a seu tempo deixa de invejar algo que o outro tem na medida que amadurece? Por que alguém que tem tudo na vida, nada lhe falta e até mesmo é invejada vai invejar algo de um pobre ou pobre coitada que não tem as mesmas vantagens que ela?


TEREZAPor ignorância! Quando não compreendemos que já somos a felicidade que tanto buscamos, acreditamos que a felicidade está fora de nós e por isso, queremos ter a vida que o outro tem!

Com a maturidade, compreendemos que a gente não se torna aquilo que já é! Ou seja, não vai ser com experiências ou posses que vamos preencher o vazio inerente a todo ser humano. E sim, com autoconhecimento! A razão do nosso sofrimento é a ignorância existencial! Assim, uma pessoa pode ser milionária e linda e mesmo assim, infeliz!








YVPolítica, Religião e Futebol são assuntos que geram opiniões divergentes causando discussões e até brigas. Você acha que vale a pena perder uma boa amizade se alguém não concordar ou divergir de uma crença arraigada que possamos ter a respeito de um desses temas? Ou, então, o que vale mais é firmar o posicionamento pessoal e preservar a amizade respeitando o pensamento oposto? Mas, será que no fundo a amizade continuará a mesma ou foi abalada e a confiança que antes era de 100% agora passou a 60%?


TEREZANessas últimas eleições, houve briga em família e amigos por divergências ideológicas! Mas nem por isso deixamos de respeitar a opinião de quem amamos. Há pessoas que dizem não gostar de política. Mas tudo na vida é político! O que você come é político, com quem você se relaciona é político! Muitas pessoas questionam como posso ser uma professora de Yoga e postar assuntos sobre política! Para mim, até o fato de dar aulas de Yoga é político! Minha posição é de inclusão e justiça social! Por isso, vou lutar até o fim da vida!

Na Bhagavad Gita, Krisna ensina que devemos fazer o que deve ser feito para preservar o dharma! Enquanto existir desigualdade, preconceito, racismo, misoginia, vou continuar esbravejando porque acredito que silenciar é se tornar cúmplice das injustiças! Yoga é pé no chão! É uma filosofia que te ensina como ser uma pessoa melhor! Isto é político! 



YVHoje em dia o uso de smartphones de forma exagerada pelas pessoas tem se tornado um vício, bem como uma prisão auto-imposta. Praticar e estudar Yoga, meditar, se autoconhecer pode contribuir para liberar certas pessoas desse apego à tecnologia? Ou, ainda assim, esse vício digital pode continuar se não houver uma boa consciência de seu uso?


TEREZARedes sociais podem e devem ser uma boa ferramenta se soubermos usar! O problema é ter critérios quanto ao que escolhemos ver e ouvir! Antes dos smartphones havia a TV aberta que invadia nossas casas com uma programação  carregada de interesses e ideologias!

Cabia a nós selecionar o que valia a pena assistir! Com as redes sociais é a mesma coisa! Se tivermos critérios, podemos desfrutar de conteúdos maravilhosos! Mas se não tivermos, pode ser uma grande armadilha!
 

YVVocê como escritora e leitora assídua absolutamente aprecia livros que são feitos de papel. No entanto, a mídia digital está aí. Será que os livros feitos de papel podem ser considerados coisa do século passado ou ainda poderemos contar com eles por mais tempo?


TEREZATenho certeza que os livros de papel vão continuar a existir! Sim, adoro ler e gosto do cheiro do livro e da textura das páginas! Leio artigos na internet, mas não abro mão de livros e livrarias!



YVO processo de criação não para apesar de parecer que as pessoas estão com preguiça de ler textos longos? A Tereza Freire escritora ainda usa a máquina de escrever para criar suas obras ou a sua primeira máquina de escrever está em lugar incerto e não sabido? Como está o seu processo de criação neste momento? Três livros “must read” que você indica aqui?


TEREZANunca escrevi na máquina! Minha inspiração só aparece com o papel e a caneta! Fui obrigada a escrever minha dissertação de mestrado no computador! Mas antes de digitar, escrevia a mão! Tive dois trabalhos!! Hahaha mas valeu a pena!

Sobre indicação de livros, são tantos!!! Quando fazia teatro, li a obra completa de Shakespeare! Acho fundamental! Quando fazia História, passei seis anos sem ler romances, mas li os clássicos do pensamento nacional, como Sergio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Darci Ribeiro, além dos historiadores atuais.

Na época que fiz formação de Yoga, li todos os livros do meu professor de yoga Pedro Kupfer, assim como os livros do Swami Dayananda e David Frawley. Meu livro de cabeceira é a tradução da prof. Gloria Arieira da Bhagavad Gita.

Ultimamente, tenho lido muito sobre permacultura e agroflorestas, assim como estou estudando as PANCS, que são as plantas alimentícias não convencionais. Temos uma riqueza enorme de alimentos nascendo espontaneamente em nossos jardins e as desprezamos porque pensamos que são ervas daninhas....





 


YVAlimentação saudável preferivelmente orgânica é o ideal para todos. No entanto, excetuando alguns países muito desenvolvidos onde a venda e consumo de produtos orgânicos são mais difundidos, esses produtos são considerados caros e a indústria em si ainda persiste no não orgânico e no processado. O que poderia ser feito para que os produtos orgânicos se tornassem mais acessíveis mesmo havendo a aplicação exagerada de agrotóxicos que só prejudicam? Nisso tudo, qual o papel da sustentabilidade?


TEREZAAcredito que valorizar o pequeno produtor pode nos livrar dos venenos dos agrotóxicos! Além disso, acredito que o ato mais revolucionário nos tempos atuais é plantar a própria comida. Muitas pessoas não tem tempo ou espaço, mas deveriam se juntar a outras e procurarem fazer cooperativas.

Mas o turning point deveria ser o empoderamento do pequeno produtor! E o boicote a alimentos transgênicos! Mas para isso, as pessoas precisam saber o quanto estão sendo envenenadas. 



YVSe você Tereza Freire retornasse a ter um programa na TV, como seria? E, quais temas, idéias conversas e assuntos seriam apresentados?


TEREZAGostaria de fazer um programa sobre mulheres! Principalmente sobre as mulheres com mais de 50 anos. E claro, gostaria de fazer um programa sobre Yoga! Tentar mostrar para as pessoas que o yoga está em todas as nossas ações e não apenas nos asanas em cima de um tapetinho.
 





YVO Yoga é mesmo um caminho sem volta? Ou, um novo caminho a ser desvendado por muita gente e que você nem pode imaginar até onde irá?


TEREZAYoga é o melhor caminho sem volta que existe!!! Minha vida mudou completamente desde a primeira prática em 1999!


YVMuitos dizem: “Se eu tivesse que fazer tudo de novo, faria do mesmo jeito; não mudaria nada.” É isso mesmo? Ou, olhando-se para trás, para o que passou, essa afirmação soa falsa e algumas mudanças no passado, para muita gente, realmente teriam sido bem vindas?


TEREZATalvez a única coisa que eu mudaria seria o sofrimento. Sofremos muito por nos sentirmos pequenos, falíveis e mortais!! Se eu pudesse mudar algo, ia querer ter conhecido o Yoga antes! Com certeza, teria sofrido muito menos!!!

Caminhos do Yoga


O documentário Caminhos do Yoga registra os lugares sagrados e de difícil acesso na Índia, onde são praticadas diversas modalidades de yoga. Assista aqui ...





Dirigido pela jornalista Daisy Rocha e pela roteirista Tereza Freire, o filme mostra a viagem de peregrinação de quatro admiradores desta filosofia em busca de um registro fiel e revelador do país, sua cultura e costumes.
Produção independente da Terra Comunicação, co-produção Polo de Imagem e finalização Oka Comunicações. Video postado na íntegra autorizado pela produtora e diretora Tereza Freire. http://caminhosdoyoga.blogspot.com.br/ FICHA TÉCNICA Realização: Terra Comunicação - 2004 Direção: Daisy Rocha e Tereza Freire Texto e Narração: Tereza Freire Produção Executiva: Eliana Cobbett Assistente de Produção: Sameila Brandão Direção de Fotografia: Vadico Oliveira Still de Fotografia: Lucília Guimarães Consultor de Yoga: Pedro Kupfer Roteirização: Eduardo Ramos Edição: Rogério Zagallo e George Safranov Trilha Sonora: João Erbetta Finalização: Oka Comunicações Estúdio de Som: SAX Legendagem: Clone Col. 52 min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário