24 de novembro de 2019

SOU MUITO TRAVADA. SERÁ QUE EU CONSIGO FAZER YOGA?





HUMBERTO J. MENEGHIN


Sou muito travada. Será que eu consigo fazer Yoga? É uma pergunta que muitas pessoas interessadas em praticar ásanas fazem para si mesmas e depois tomam coragem e indagam diretamente a quem ministra as aulas. E, a resposta, na maioria das vezes, é que a prática é acessível a todos, não só para quem é flexível. No entanto, o que significa ser travada? Será que é travada apenas para o Yoga ou também para outras atividades físicas?


Mas, aquela celebridade do Instagram coloca o pé atrás da cabeça! Pode isso? Jamais vou conseguir! Observa, ainda, quem se mostra interessada em começar a praticar.

Ponderadamente, o professor ou professora de ásanas devidamente qualificado procura tomar conhecimento das limitações que a possível futura praticante pode apresentar e descobre que um dos travamentos é não conseguir levar as palmas das mãos diretamente ao chão para, então, ficar sabendo que tem dores na região lombar, que está um pouco acima do peso e que acha que está com uma tendinite no pulso esquerdo por causa do trabalho diário no computador, incluindo um certo desconforto na cervical e no ombro direito também.

Com a informação de que a possível futura praticante não toma nenhum remédio para controlar a pressão, o/a ministrante da prática esclarece que as posturas realizadas em uma prática tem adaptações e que podem contribuir sobremaneira para até aliviar os desconfortos relatados, trabalhando até os órgãos internos, os músculos e aos poucos o ganho da boa flexibilidade, sem cobranças, sem comparações; ficando o convite para uma prática experimental.

Convencida, a futura praticante se compromete em participar da primeira prática de ásanas, o que ficou sabendo que também treinaria a concentração durante o processo de desenvolvimento da meditação, bem como o relaxamento físico e mental.

Achar-se travada ou travado não é raro. No entanto, com o passar dos anos se os cuidados com a saúde não forem adotados em combate ao sedentarismo, a travação só tende a aumentar. 


E, se a inação e a crença se fortalecer nesse ponto, para destravar-se isso demandará grande força de vontade, mudança nos hábitos e disciplina.

Muitos dizem que são travados na coluna. No entanto, a orientação médica é indicada para então dentro das permissões e cuidados poderem realizar uma atividade física condizente. 

E, a prática de asanas, não só irá contribuir para destravar o que está travado no aspecto físico como também no mental e emocional.

Harih Om!

Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário