3 de novembro de 2019

BADDHA PARSVAKONÁSANA: ALONGA OS OMBROS E ATIVA O MANIPURA CHAKRA




HUMBERTO J. MENEGHIN


Alguém pode sentir um certo receio ao ver um praticante realizar baddha parsvakonásana, achando que se tentar fazê-la não vai conseguir.  Então, o que mais impressiona na baddha parsvakonásana? Com certeza é a posição de um dos braços que se entrelaça por baixo da perna da frente enquanto o outro por cima e por de trás das costas aproxima a mão à outra para que se agarrarem. Parece complicado e inviável realizar a baddha parsvakonásana; no entanto, com o devido cuidado e atenção, ela torna-se possível.


 Mas, certo praticante apesar de magro e ter a estatura alta, tem os braços curtos, bem como outra praticante que de jeito algum consegue agarrar as mãos por trás das costas. Então, evidentemente para esses dois o prop, isto é, o acessório cinto ou fita torna-se inicialmente indispensável.


Se os mangitos rotadores de seus ombros estiverem bem e os ombros em si previamente abertos devido terem sido realizadas posturas como Garudásana e Gomukásana com a boa atenção as ações dos braços, por exemplo; tenha em mente que o baddha parsvakonásana pedirá em sua base a posição dos pés e pernas que é a adotada na sua irmã mais velha utthita parsvakonasana que por sua vez remete a dos guerreiros.






Então, sabendo disso, para o praticante construir o baddha parsvakonasana poderá realizar essas ações:


  1. Com os pés afastados, gire o pé direito para fora e o pé esquerdo levente para dentro, da mesma forma que se colocam quando se realiza utthita parsvakonasana ou um dos virabhadrásana.
  2.  Estando o joelho da perna da frente flexionado, mantenha a canela verticalizada.
  3. Ao inclinar o tronco, apoie as pontas dos dedos da mão direita ao chão, próximos ao pé direito, por dentro, permitindo que o ombro direito esteja contra o joelho direito.
  4. Apoie a mão esquerda no quadril, tal qual já poderá estar segurando um cinto ou fita acessória se achar precisa; e, então, leve os ísquios para frente e gire o peito em direção ao teto.
  5. Alongue a perna de trás e firme o pé esquerdo ao chão, ao passo que o ombro direito desce ainda mais por sob o joelho direito.
  6. Desta forma, faça uma rotação interna do braço direito e escorregue os dedos sob a coxa em direção à lateral externa direita do quadril.
  7. Para então girar o tronco mais à frente e um pouco em direção ao teto e passar o braço esquerdo por trás das costas.
  8. Chegando a esta etapa, segure a mão ou punho esquerdo ou o cinto/fita se estiver usando, com a mão direita, enquanto mantêm a firmeza e leveza no baddha parsvakonasana evitando desalinhar-se na postura, ativando o mula e uddiyana bandhas, permanecendo de três a cinco respirações para depois com cuidado desfazê-la e realizá-la para o outro lado.






Além de o baddha parsvakonasana alongar e tonificar ombros e quadril, etimular os órgãos internos, o manipura chákra é ativado; consequentemente, a confiança e a auto estima são trabalhadas.


No entanto, este ásana deve ser evitado por quem tem pressão alta ou baixa, problemas cardíacos e problemas nos ombros, joelhos e pescoço; o que talvez, considerando cada caso, poderão realizar a variação simples de utthita parsvakonasana com um dos braços apoiado ao meio da coxa da perna da frente, por exemplo a direita, enquanto  a mão esquerda está ao quadril.

Harih Om!

Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário