31 de outubro de 2019

YOGA NÃO É PRA MIM! SOU MUITO ELÉTRICA!




HUMBERTO J. MENEGHIN


Depois de ter recebido um beijo do seu Geraldo, na academia e enquanto esperava pelo personal trainner, Renata ouviu alguém dizer que tinha acabado de “fazer” uma aula de Yoga e gostado. Então, a Renata falou: “Yoga não é pra mim! Sou muito elética! Tentei uma aula, mas nem consegui ficar com os meus olhos fechados.” E a Renata se colocou numa bela upavista konásana, segurando por uma corda presa ao espaldar. Será mesmo que a prática de Yoga não é para a Renata? Ou a aula que ela participou não atendeu as suas expectativas? Como convencer a Renata “muito elétrica” a voltar a tentar o Yoga e não desistir? Será que a Renata é um caso perdido?


Yoga é para Todos! Este é um conceito que todos nós estamos bem acostumados a ler e ouvir e é verdade. No entanto, muitos passam anos e anos na vida e só vão se interessar pelo Yoga após os cinqüenta anos, por exemplo; ou, por ter passado por uma situação muito difícil que acabou levando ao Yoga para atenuar os efeitos.


No caso da Renata, que por três vezes na semana pelo menos, conta com a assessoria de um personal trainner numa boa e cara academia aonde se exercita, faz musculação, “cuida da boa forma e da saúde”; talvez, talvez não, com certeza a prática de ásanas que fez na academia, não lhe tenha sido atraente.


Luz apagada, música zen, silêncio, olhos fechados, uma certa demora da professora em começar a aula, prestar a atenção na respiração, fazer um mantra, contribuíram para impacientar a Renata ao invés de inicialmente acalmá-la; tendo, o que, não conseguiu manter os olhos fechados.


Considerando que por ser a primeira prática de ásanas da Renata, o ideal seria a professora, antes da aula, ter brevemente conversado com ela para saber se a Renata tinha alguma limitação e qual seria o seu objetivo na prática. 


No entanto, provavelmente isto não aconteceu; não porque a prática se desenrolou numa academia, mas, por falta de interesse da professora que já considerou a Renata no mesmo patamar dos outros (as) aluno (as) com quem está acostumada a lidar.








Então, como convencer a Renata “muito elétrica” a voltar a tentar o Yoga e não desistir? Será que a Renata é um caso perdido?


Não, a Renata não é um caso perdido. Considerando que a Renata prefere ter aulas de musculação com um personal trainner, logicamente um personal Yoga trainner bem qualificado poderia ser a solução para a Renata dar mais uma chance ao Yoga.


Mas, será que a prática de Hatha Yoga com os olhinhos fechados seria uma boa para a Renata? Diante do exposto e após uma conversa com a Renata o indicado para ela é o Ashtanga Vinyasa Yoga onde seus olhos em dhristi não se manteriam fechados; onde a sua força e dinamismo seriam bem trabalhados, os músculos tonificados e alongados, sem qualquer monotonia, com intensidade.








Uma outra possibilidade seria uma sequência de Vinyasa Yoga bem elaborada; para então, um dia, ao final a Renata conseguir fechar os olhos, focar a atenção na respiração, concentrar e tentar meditar.

E, mais para frente, se vier a participar de uma prática de Hatha Yoga poderá perfeitamente manter os olhos fechados sem ter a mínima vontade de abri-los.

Harih Om!

Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário