28 de setembro de 2019

ATENÇÃO PLENA NO ALMOÇO




HUMBERTO J. MENEGHIN


Sem tempo para respirar, com muitas coisas para fazer seja em casa ou no trabalho, pausas existem até para as pessoas mais atribuladas. E, uma dessas pausas é a hora do almoço. Mas a fulana nem sai para almoçar, pede um Uber Foods entregue no escritório e se alimenta por lá, na sua mesa, em frente à tela do computador e ainda grudada ao celular. No entanto, mesmo assim, aproveitar a hora da refeição para realmente se alimentar, sem interferências externas, com toda a atenção plena, faz uma enorme diferença!






Mindfulness, mindfulness eating. Provavelmente essas palavras já tenham sido lidas e ouvidas por muitos que gostam de saber mais e se dedicam as tentativas de meditação. No entanto, talvez ainda possam não dispensar a devida importância ao ato diário de se alimentar; mas, de repente, vendo-se num restaurante muito movimentado, ao começar a degustar uma boa salada pega no bufê, aquele ou aquela que medita ou pratica Yoga que nem smartphone costuma consultar enquanto come, começa a se entregar completamente aos sabores das folhas, legumes e vegetais, envolvidos ao azeite, ao vinagre balsâmico e ao sal.


Algo inesperado acontece, pois todos os dias a salada é degustada antes do prato quente; mas, neste dia em especial, coincidentemente um dia em que uma prática de Yoga foi realizada pela manhã, se apercebe atentamente as nuances trazidas por aquela salada: o açúcar presente na beterraba, as sementes dos tomates, a maciez das folhas do alface, o azeite e vinagre, ao sal, no mastigar, completamente absorto, longe das conversas misturadas e risadas altas que correm pelo ambiente.


O agora é apreciado, com toda aquela atenção plena que noutros dias nem era focada, dias em que enquanto se alimentava a mente e os pensamentos estavam em outros lugares, presos a pessoas, a compromissos e tarefas que estavam por vir ou pensanso sobre situações passadas que não tiveram um resultado esperado.


E, bem longe ainda do sabor e de até do que se come, muitos se prendem a mensagens estampadas na tela do smartphone que não podem esperar um minuto para serem vistas, enquanto os alimentos inexpressivamente descem rapidamente pela goela abaixo sem serem percebidos.






É verdade que é muito legal ter companhia para almoçar, não é mesmo? Seja com um bom amigo ou amiga e até aquele grupo muito apegado que almoça todo o santo dia junto; o que é uma boa socialização.


No entanto, a atenção plena durante a degustação dos alimentos será quase inexistente; talvez por muito falatório, conversas não construtivas, sendo grande parte da refeição até nem consumida, deixada de lado; a não ser que as pessoas envolvidas nesse encontro para almoçar, todas elas em conjunto dispensem a devida atenção plena ao almoço e deixem para o momento da sobremesa ou do cafezinho o falatório.


A atenção plena durante a prática de ásanas de Yoga indiscutivelmente é muito importante, tal qual é conquistada pouco a pouco, o que vai contribuir para um momento otimizado dispensado à concentração e meditação ao final, que será estendido e levado para as outras ações feitas pelo resto do dia, inclusive para o almoço.

Alimentar-se com toda a atenção plena pode não acontecer todos os dias, o que é normal. No entanto, ao se alimentar, apenas alimente-se.

Harih Om!

Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário