1 de janeiro de 2019

POR QUE COMEÇAR A PRATICAR YOGA NO ANO NOVO?




HUMBERTO J. MENEGHIN


Quando um ano termina muitos acham que poderiam ter feito mais do que fizeram. Por mera falta de tempo ou não, um projeto ficou pendente, aquele objetivo tão desejado não se concretizou e algo mais só ficou na vontade. No entanto, um novo ano começa. Com muito otimismo e esperança planos e promessas são feitas e dentre elas está a decisão de começar a praticar Yoga. Praticar Yoga neste ano para que tudo o mais fique bem melhor do que foi no ano passado. Mas, será que é só isso?


Não, de forma alguma. Praticar ásanas do Yoga, meditar e estudar um pouco dos ensinamentos não irá resolver de imediato os problemas de ninguém. No entanto, o trajeto daqueles que começam a se dedicar ao Yoga poderá se tornar mais claro, mais ameno, onde boas ferramentas estão disponíveis para serem aplicadas durante as atribulações por que passam desde as simples até as mais complexas.


Para o leigo e para quem ainda não adotou a prática de Yoga como um hábito constante ou até mesmo para os que fizeram uma aula ou outra e não deram continuidade, vale relembrar alguns benefícios que a pratica nos traz.


No quesito mais objetivo, que são as posturas, os ásanas, que são realizados durante uma prática, considerando aqui o Hatha Yoga, apesar da existência de outros estilos que podem ser conhecidos e apreciados pelo praticante ao longo do tempo, o alongamento e a tonificação dos músculos permitem que a força e a flexibilidade do praticante sejam trabalhadas dentro de seu próprio limite e bom senso trazendo maior vitalidade.


O corpo como um todo, os órgãos internos, os canais de energia, o cérebro e a mente agregados à respiração e a alguns pranayamas tornam-se mais preparados para uma melhor conexão com o Ser durante o processo meditativo ajudando a dispersar a agitação, o estresse e a ansiedade.


E, com isso, a atitude mental do praticante perante os acontecimentos de dias agitados e situações adversas, se tornará, na medida do possível, mais estável e consciente do momento por que passa permitindo fazer as escolhas adequadas.


No quesito terapêutico, que são inúmeros, dependendo do estilo e também do bom professor ou professora que ministra as práticas, praticar Yoga permitirá que o praticante consiga afastar aquele incômodo postural, até a insônia, beneficiando-se do relaxamento profundo, cultivando um maior equilíbrio não só no aspecto corpóreo como psíquico, dentre outras benesses.







Mais, adiante, após algum tempo de prática de ásanas, respiratórios e meditação, para os que almejam um maior aprofundamento, o estudo das escrituras do Yoga e também do Vedanta poderá ampliar ainda mais o horizonte de Conhecimento do praticante na busca de Moksha, a Liberação.


Mas, em janeiro há tantas contas para pagar que o Yoga só vai ficar para fevereiro ou quem sabe para depois do carnaval. Não, nada disso! O momento é agora; muitos espaços e professores particulares oferecem bons descontos nos meses que iniciam o ano e você não pode deixar passar esse momento. 


Se a decisão de praticar já está tomada, aja. Você não irá se arrepender. E, no final do ano saberá que foi uma das melhores coisas que fez e não conseguirá mais viver sem!

Harih Om!

Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário