13 de janeiro de 2019

NIKE YOGA COLLECTION




HUMBERTO J. MENEGHIN


Conhecida há anos pela produção de roupas e calçados esportivos, em grande escala, pelo inconfundível logotipo e em vista da ótima qualidade, custo benefício e status concedido a quem os adquire, a Nike percebendo um novo nicho a ser explorado resolveu investir numa coleção de roupas especificas para a prática de ásanas. Roupas não apenas para as mulheres, mas, também para os homens que foram bem lembrados nesta coleção.


Meias antiderrapantes e tapetinhos para Yoga, os mats da Nike, já existiam. Talvez, você se lembre de um mat para Yoga da cor azul claro, com boa aderência ao solo, com as pontas curvadas, acompanhado de uma fita que o prendia quando enrolado e bem mais caro do que os tradicionais.  Se não lembra ou nunca viu esse mat antigo da Nike; não importa.




Mas, então chegou a vez das roupas para prática de posturas de Yoga. Com certeza as leggings já existiam, utilizadas para outras modalidades esportivas que algumas praticantes até poderiam aproveitá-las para a Yoga; mas não era a mesma coisa!




Lululemon a marca canadense líder na produção de calças para Yoga, as Yoga pants, incluindo mats, começou assim e depois foi buscar mais clientes produzindo roupas e acessórios esportivos para corridas e demais modalidades.


No entanto, mesmo ter demorado muito tempo para acreditar e investir no design e na produção de roupas para a prática de Yoga, a Nike percebeu uma abertura da concorrente e então decidiu criar a Nike Yoga Collection, com preços um pouco mais em conta do que a Lululemon e ainda com roupas disponíveis para os homens, que segundo pesquisa da própria Nike estão praticando mais ásanas do Yoga do que antes.


Lançada no começo de 2019, a coleção de roupas para Yoga da Nike, segundo a marca, é composta por “peças projetadas para oferecer facilidade de movimentação, versatilidade e suporte”.






No que concerne às roupas femininas da coleção são destaques as leggings feitas em jersey macio, que permitem à praticante mover-se com conforto durante  a execução de várias posturas de Yoga. E para que a circulação do ar seja eficiente, essas peças contêm costuras em croché com trançado aberto ao longo das laterais.







Já para os homens, shorts e camisetas estão lá. No entanto, as camisetas possuem bainhas mais longas, confeccionadas com o objetivo de evitar que seja mostrado mais do que se deve, enquanto da execução de uma postura.








Ainda mais, as bainhas dos shorts se mantêm para cima durante um ásana de inversão, desafiando a lei da gravidade. No entanto, há uma ceroula ou uma legging masculina mais curta utilizada por baixo do shorts, tal qual poderá ser opcional ou dispensada pelos os que não preferirem usá-las.







A campanha de lançamento da Nike Yoga Collection contou com a participação de muitos atletas da NBA, WNBA, NFL e também de um skatista. 

E, foi abertamente direcionada a atletas que não praticam ásanas com o objetivo de incentivá-los a experimentarem os benefícios da prática.

Em seu website, a Nike lista pelo menos cinco razões por que todo atleta deveria adicionar o Yoga em seu treinamento. É só conferir, se tiver curiosidade:
Just Do It or not?
Harih Om!

Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário