9 de dezembro de 2018

GISELE BÜNDCHEN: YOGA DE MÃE PARA FILHA




HUMBERTO J. MENEGHIN


Yoga para crianças, hoje em dia, especificamente a prática de ásanas, é uma atividade bonita que vem crescendo entre a nova geração. E, quando o exemplo vem de casa, o incentivo apesar de lúdico pode fazer uma grande diferença no desenvolvimento de uma criança. E quem teve a boa sorte de descobrir o Yoga desde cedo foi Vivian, a filha da Gisele Bündchen, que no dia de seu aniversário recebeu uma bela homenagem da mãe.



Muitos podem se perguntar: em que idade uma criança pode começar a fazer algumas posturas de Yoga? Sim, começa-se aprendendo alguns ásanas, pois, logicamente, a parte teórica e certo conteúdo sobre a Filosofia que trata o Yoga, no momento em que as crianças passam, podem não ter o entendimento adequado.


Com três anos de idade quando uma criança encontra-se agitada, não para quieta ou até mesmo aquela que é tranquila por natureza, poderá começar a realizar algumas posturas fáceis; como a postura da árvore, a do gato, a do cachorro que olha para baixo, nomes tais quais facilitam a compreensão dos pequenos, incluindo o triangulo, uma saudaçãozinha ao Sol adaptada, um savásana para no final relaxar; tudo sem grandes exigências, com grande suavidade, permitindo que os pequenos, apesar do mundo digital em que vivemos possam parar um pouco, conectar-se consigo mesmos, saber que possuem um corpo, que respiram, que estão aqui, vivos, presentes e plenos no momento.


Informações adicionais sobre a prática, com o tempo, respeitando a idade e o momento da infância por que passam as crianças, podem ser explicados pelos pais caso sejam praticantes ou até pela professora que por sua vez se especializou e está apta em ministrar práticas de Yoga para crianças.


No entanto, reforçando, vale lembrar que o bom senso prevalece em cada fase que a criança está, sem confusão, sem cobranças, sem exigências de que deve realizar determinada postura melhor que a do amiguinho ou  como se fosse um adulto que tem outro corpo, que tem outra vivência.







Ao que tudo indica Gisele Bündchen está seguindo muito bem a sua intuição, conduzindo com delicadeza e cuidado a filha pelo caminho do Yoga. No Instagram, Gisele, declarou à filha: “Hoje é o dia dela! Meu raio de sol que ilumina todos os meus dias. Não há palavras para expressar o quanto eu te amo!”

Harih Om!

Curta/LIKE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário