20 de novembro de 2018

PRATICAR YOGA REJUVENESCE?




HUMBERTO J. MENEGHIN


“Carla, você não envelhece menina?... Está tomando formol?... Carlinha linda!!!!! Que saudades!!! ...  Carlinha vc continua no formol? Tá linda! ... Amiguinhas lindas! ...”  E, a Carlinha, sobre os comentários a sua foto publicada numa rede social por uma amiga, respondeu: “Adoro vocês, que me mimam!!!”  No entanto, na verdade, não é nem o formol e nenhum tratamento de beleza especial que está dando o aspecto jovial à Carla; mas, sim, ao que tudo indica,  a prática contínua do Yoga! Mas, será mesmo que praticar Yoga rejuvenesce?


Praticante de ásanas, incluindo meditação, desde há um ano e meio, Carla entrou nessa somente para saber como seria, por mero acaso; na verdade, convidada pelo próprio professor e amigo com quem pratica.


Curiosidade à parte, achando que Yoga somente se tratava de exercícios de alongamento, Carla, começou a mudar de opinião e logo na primeira aula sentiu-se mais leve e centrada.


É verdade que teve certa dificuldade em se concentrar no momento da prática dispensada à meditação, mas a sensação de equilíbrio e tranqüilidade que começou a sentir aliada às orientações do professor amigo fizeram com que tornasse o Yoga indispensável para si por um longo tempo da sua vida, ainda que somente o tenha descoberto quando já estava na casa dos cinquenta anos de idade.


Nunca é tarde para começar a praticar ásanas, fazer pranayamas, meditar, ler, refletir e estudar sobre os ensinos do Yoga na busca do autoconhecimento.


A prática regular do Yoga não retira as linhas da idade expressas na face e nem traz de volta o mesmo corpo de vinte ou trinta anos atrás.


No entanto, é sabido que muitos ásanas, pranayamas e outras técnicas se bem praticadas podem estabilizar o envelhecimento seja precoce ou não, proporcionando mais vitalidade, reativando desta forma o bom funcionamento dos órgãos internos, da estrutura óssea, muscular e neural, tonificando-os, liberando a rigidez, a energia e os fluidos estagnados pelo corpo, contribuindo sobremaneira para reequilibrar a fisiologia, o aspecto mental e psíquico como um todo.


E, pelo fato de ter recebido muitos elogios sobre a sua aparência naquela foto publicada numa rede social em que a Carla aparecia num café da cidade com uma boa amiga, isso nada mais é do que o reflexo de seu estado interior, do estar bem, decorrente daquele momento, que aos olhos alheios tornou-lhe a aparência agradável e bonita.


No entanto, bem sabemos que Yoga e beleza não andam de mãos dadas e esta nem é o objetivo principal da primeira, que é a Liberação, Moksha.

Harih Om!
Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário