6 de maio de 2018

TADAGI MUDRÁ: ATIVA O MANIPURA CHAKRA E TONIFICA OS ÓRGÃOS INTERNOS



HUMBERTO J. MENEGHIN


Comumente os mudrás que conhecemos são feitos com as mãos; mas, existem alguns ásanas que são considerados mudrás. E, um deles, é o Tadagi mudrá que ativa o manipura chakra e tonifica os órgãos internos. No entanto, para quem observa de longe, parece que quem executa o Tadagi mudrá faz uma versão mais leve do pashinottanásana; porém, há um detalhe crucial que faz toda diferença.


Tadagi significa literalmente reservatório de água, o que na verdade se assemelha à forma estendida que o abdômen se coloca durante a prática. E, para realizá-lo não há segredo e nem dificuldade.


1. Para começar o praticante se coloca em dandásana sobre o mat e com as pernas estendidas à frente faz uma rotação interna das pernas, aproximando os dedões.  


2. Então, acomodado de uma forma relaxada, com o corpo em noventa graus em relação ao solo, observando o assoalho pélvico e os ísquios bem colocados ao chão, o praticante eleva os braços acima da cabeça, entrelaça os dedos e faz uma extensão da coluna vertebral para logo em seguida soltar as mãos e os braços e posicionar as mãos sobre os joelhos atentando para que a cabeça e a coluna vertebral se mantenham retas.


3. Os olhos se fecham por um momento e o praticante traz a atenção à área abdominal para em seguida abrir novamente os olhos e flexionar o corpo um pouco mais à frente até envolver os dedões com os polegares, indicadores e dedos médios.


4. Mantendo a cabeça voltada para frente e principalmente a coluna estável, sem curvá-la, o praticante inspira profundamente e com suavidade expande os músculos do abdômen até o seu limite, retendo o ar pelo tempo que lhe for confortável.


5. Após o seu tempo, que talvez possa ser de 5 segundos, o praticante expira devagar enquanto o abdômen se recolhe para dentro e para cima em uddiyana bandha.


6. Para formar um ciclo do Tadagi mudra, a ação acima descrita no que se refere ao respiratório deve ser feita por cerca de dez vezes, o que no total pode chegar a apenas um minuto. No entanto, recomenda-se que o Tadagi mudra seja realizado em pelo menos cinco ciclos.


7. Absolutamente os órgãos internos são tonificados estimulando a circulação do sangue nessa parte do corpo; o manipura chakra é ativado promovendo o aumento do prana e qualquer tensão alojada no diafragma e no assoalho pélvico são diluídas. E, ainda, a digestão tem uma boa melhora. No entanto, não é indicado para grávidas e para quem tem hérnia na região abdominal.


8. Se porventura o praticante não conseguir segurar os dedões, poderá sentar-se sobre uma almofada não muito fofa ou cobertores dobrados e ainda fazer uso de uma fita ou cinto de yoga posicionados nas almofadas dos pés, nas solas, com firmeza e sem curvar a coluna.


Raramente ensinado nas práticas de Yoga, o Tadagi mudra acaba por ser uma postura de transição, relaxante e liberadora quando bem praticada.

Harih Om!


NO "YOU YOGA", EM SÃO PAULO/SP




Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário