13 de maio de 2018

YOGA JOURNAL LIVE NEW YORK 2018, SAIBA COMO FOI!




HUMBERTO J. MENEGHIN


Quando se participa de uma conferência de Yoga, mesmo que não seja pela primeira vez, sempre existe aquela expectativa de como serão as práticas, os workshops e o que de novo vai se aprender com os professores; o que não foi diferente em relação à Yoga Journal Live New York 2018, que aconteceu em Manhattan entre os dias 19 e 22 de abril/18.


Reunindo muitos praticantes dentre eles muitas professoras e professores de Yoga o Yoga Journal Live New York 2018 aconteceu nas amplas salas do Hilton Midtown Manhattan e a primeira providência de quem chegava era se identificar ao registration desk para receber uma fita amarela para ser amarrada ao pulso que permitia o ingresso dos participantes as práticas previamente escolhidas no ato da inscrição. 


A conferência se iniciou com os workshops de dia todo, na 5ª feira, das 9h às 16hs, ministrados por: Larissa Hall Carlson, Jillian Pransky, Allan Finger e Sarah Plat-Finger, Seane Corn e Carrie Owerko.







Participamos do workshop Iyengar 101: Precision and Play com Carrie Owerko. Professora Intermediária Senior de Iyengar Yoga, o workshop com Carrie explorou os princípios fundamentais desse método de Yoga no que concerne à construção de diversas posturas. No entanto, após o intervalo para o almoço a prática transcorreu toda tendo como prop principal uma cadeira, onde os praticantes executavam posturas intensas e até desafiadoras, o que foi uma experiência muito válida.






A primeira prática do segundo dia, sexta-feira foi com a experiente e renomada professora Seane Corn: Fundamentals of Vinyasa Yoga, Foundation to freedom. De início e de uma forma clara, Seane explanou que Vinyasa Yoga não está arraigado a uma sequencia fixa, tal qual o professor pode exercer a sua criatividade no plano das sequencias, mantendo, no entanto, a base, a fundação necessária para a construção adequada das aulas. Por fim, ministrou uma prática curta frisando que às vezes é melhor ensinar poucos ásanas para que sejam bem assimilados pelos praticantes.







Das 11hs às 12:30 foi a vez do escritor de auto ajuda Max Strom realizar uma palestra aberta ao público em geral para promover o lançamento de seu livro There is no App for happiness. How to avoid a near life experience, ou seja, “Não há aplicativo para a felicidade ...” Apesar de um leve atraso, no entanto, desenvolto e coerente, o escritor e também professor de Yoga, promoveu seu livro e ainda ensinou um respiratório anti insônia para depois realizarmos uma visualização interessante de uma pessoa à frente tal qual cada um envolvia-a de Luz.








Twist, twist, untwist, foi a segunda prática ministrada por Rodney Yee e sua mulher Colleen Yee cujo destaque principal foram os efeitos sutis do movimento de abrir e de fechar de cada torção realizada ao meio de uma prática pautada na fluidez do vinyasa. Sem a presença de assistentes, o próprio Rodney Yee fez questão de ajustar mais de uma vez todos os praticantes presentes denotando simplicidade e muita atenção.








A prática final do dia, Sanctuary class, foi com Chelsea Jackson Roberts que praticamente contou com a presença de a maioria dos praticantes do evento, numa sala enorme, onde todos ali fizeram um Slow Flow: A Soulful  Yoga Mix of Vinyasa, Yin e Restorative Yoga.



Para fechar o dia, no entanto,  antes dando uma passada pelo Yoga Market Place para pegar a sacola com os samples, brindes do evento, ver e comprar algum produto com os expositores, participar do Happy Hour e socializar-se; começou às 19:30hs o debate  em apoio ao movimento #MeToo: Reclaiming the Body:#MeToo and the Yoga of Resilinece.






Sábado é sábado e mais praticantes juntaram-se ao Yoga Journal Live New York 2018; e, novamente participamos de mais uma prática com Rodney Yee e Colleen Yee: Healthy sequencing of Standing Poses in Vinyasa, fundamentada na realização de diversas posturas feitas em pé úteis em uma boa sequencia fluida.








A Sanctuary class do sábado foi realizada às 11h da manhã, com a professora Jillian Pransky: Spring Reset! Rooted, Relaxed and Radiant, onde gentilmente antes de adentrarem a grande sala todos os praticantes receberam de presente um DVD contendo três práticas dessa professora. Mesmo muito lotada muitos assistentes orientavam e ajustavam os presentes e por incrível que pareça surpreendentemente a prática foi muito boa! Não é?








No meio da tarde foi a vez de praticarmos com o professor Aadil Palkhivala, indiano, discípulo de Iyengar desde criança, criador do método Purna Yoga: The Sacrum in Foward Bends and Backbends in Purna Yoga para na sequencia emendarmos outro workshop com o professor Aadil: Healing the Hips and Knees in Purna Yoga. E ainda, no workshop da tarde de domingo participamos do Stressful Times and Peaceful Life, com o mesmo professor.






Domingo é mais silencioso em Nova York, menos trânsito também e o primeiro workshop foi com a professora Natasha Rizopoulos: Set Your Hips Free. Sabe aquela prática que você não quer que termine, mas que passa rápido? A prática com essa professora foi assim; fundamentada em boas técnicas e ações para manter o quadril estável, equilibrado e sobretudo saudável.


A última Sanctuary class do domingo foi com Rodney Yee e Colleen Yee; intensa, fluida ao mesmo tempo leve e nesse terceiro encontro o professor já se tornou um bom e atencioso conhecido.






A conferência terminou; e, inesperadamente veio a notícia de que foi a última, ou seja, que não mais acontecerá outra, ali no Hilton, em Midtown, em Manhattan, New York, USA! Uma praticante atrás de mim ficou sentida ao saber disso e acredito que muitas outras e outros. No entanto, quem sabe uma Luz ao final do túnel possa fazer o Yoga Journal Live New York reaparecer noutro lugar. Será?

Harih Om!


Curta/LIKE:
https://www.facebook.com/ADOROYOGA/

Nenhum comentário:

Postar um comentário