10 de maio de 2015

YOGA JOURNAL LIVE, NEW YORK, 2015: YOGAEMVOGA ESTAVA LÁ!




HUMBERTO MENEGHIN


Contando a presença de mais de cinquenta professores de Yoga como Kathryn Budig, Jason Crandell, Dharma Mittra, Shiva Rea, Rodney Yee, Seane Corn  e até do fotógrafo Robert Sturman, a Yoga Journal LIVE - New York 2015 que este ano aconteceu entre os dias 23 e 27 de abril, em pleno início da primavera no hemisfério norte, é um evento que já faz parte da agenda de muitos professores e praticantes de Yoga tanto americanos como os que vem de outras partes do mundo.












Promovida pela revista Yoga Journal americana, com o apoio de patrocinadores, essa grande conferência sobre Yoga que teve como quartel general o Hotel Hilton Midtown, em Nova York, fluiu durante cinco dias, onde muita gente de várias etinias, crenças  e opiniões próprias se reuniram para praticar, se conectar, trocar ideias, se descobrir e se divertir.















Com a “registration”, ou seja, a inscrição realizada através do yjevents.com, onde os interessados on line previamente escolhiam e pagavam pelas práticas que pretendiam participar, os participantes logo que chegavam ao hotel se dirigiam ao “registration desk” e  apresentavam o documento de identidade para retirarem o crachá onde no verso estavam discriminadas todas as práticas selecionadas que aconteciam no fim de semana ou os workshops intensivos de dia todo da sexta e da segunda-feira com a opção de também participar do Business of Yoga que teve início na quinta-feira. Para completar as boas vindas, todos participantes levavam como mimo uma sacola amarela com diversos brindes cedidos pelos patrocinadores.






Mesmo que num primeiro momento pretendêssemos participar de todas as práticas e eventos, porque os temas e os/as professores que as ministravam eram interessantes e muito bons, os horários se coincidiam; portanto, as escolhas logo ao registrarmos para a Conferência devem ser feitas com atenção e até com certa antecedência, pois muitas delas podem ter todos os lugares vendidos, sold-out.



























Os workshops intensivos da Sexta-Feira, Friday Full-day Workshops, que começavam às nove da manhã e terminavam às quatro e meia da tarde, com uma hora para almoço, contou com as práticas e estudos com os seguintes professores: Elena Brower, Kathryn Budig, Seane Corn, Tiffany Cruikshank, Amy Ippoliti, Dharma Mittra, Shiva Rea, Natasha Rizopoulos e Rodney Yee & Colleen Saidman Yee. Escolhemos participar do workshop de Natasha Rizopoulos.












NATASHA RIZOPOULOS





Abhyasa and Vairagya: Developing a Home Practice, ou seja, Abhyasa e Vairagya: Desenvolvendo a Prática em Casa, ministrado pela professora Natasha Rizopoulos além de mesclar os princípios acima citados relacionados ao esforço persistente e desapego, possibilitou através de uma sequencia de ásanas que usavam acessórios como blocos e fitas o compromisso de cada praticante em desenvolver e manter em casa a sua própria prática pessoal.












Por esse workshop ter contado com menos participantes do que os outros que aconteciam no mesmo momento, atenção personalizada foi dispensada a praticamente todos os praticantes, o que foi de grande valia, credibilidade e competência dessa professora precisa e didática que muito sabe da arte de viver e praticar Yoga.







Para os que quisessem continuar a pratica após terem participado de um dos workshops de dia todo, ao cair da tarde de sexta-feira, friday evening , às cinco e meia,  aconteceram mais três práticas especiais, com Eric Kipp (Hiking Yoga), Eric Paskel (Yoga Rocks: The ´80s Your Vinyasa) e Saul David Ray (Thai Yoga Massage: Hands on healing), pagas a parte ($30/45$).











Participamos do Hiking Yoga com Eric Kipp onde todos se encontraram na sala Clinton para depois irmos ao Central Park caminhando rapidamente itervalando diversas vezes o caminhar com a prática de ásanas de Yoga realizados sobre o gramado, próximos a muretas e fontes.

O ar puro do parque e o verde foram um plus aliados a execução de posturas em  dupla, o que proporcionou uma alongamento mais intenso, para no dia seguinte, voltarmos bem motivados para mais três práticas que aconteceriam no sábado e outras três no domingo, as weekend classes.



RODNEY YEE & COLLEEN SAIDMAN YEE






Open and Closed Twists,  O Abrir e o fechar das Torções, por assim dizer,  foi a prática de duas horas que  Rodney Yee e sua mulher Colleen Yee ministraram a uma sala onde os praticantes percebiam os efeitos sutis do movimento de abrir e de fechar a cada torção realizada ao meio de uma prática pautada na fluidez do vinyasa.











Colleen ministrou a primeira  hora da prática e Rodney a final, sendo que a todo momento esse professor de Yoga e seus assistentes  ajustavam devidamente a todos os alunos durante o desenrolar da aula. Não foi confuso, mas claro, o que trouxe uma boa reflexão quanto a ação de abrir e de fechar que acontecem pelas vértebras quando a torção surge e se vai. 








AADIL PALKHIVALA





Muito semelhante fisicamente ao Swami Sivananda, o indiano Aadil Palkhivala  condiziu  a prática DIY Asana Detox. De início ele começou com um bate-papo informal sobre Ayurveda, alimentação e qualidade de vida para depois a prática se inciar com ásanas tradicionais que  envolviam torções, retroflexões para mobilizar a o princípio de limpeza dos órgãos internos. 






No entanto, o impressionante e inesquecível dessa prática de Purna Yoga  foi a torção nominada matsyangasana cuja intensidade se torna uma experiência única que  pede para ser repetida mais vezes. Detox total, sem suor. 






TIFFANY CRUIKSHANK






Dores nas costas quem é que não as tem, hoje em dia?  E a prática da vez foi Yoga for Low Back Pain, ou seja, Yoga para dor na região lombar,  ministrada por Tiffany Cruikshank.

No começo, a professora passou uma série de imagens provindas de um retroprojetor, explicando de um modo sucinto a anatomia envolvida e as causas das lesões mais comuns na região baixa das costas.






Logo após, conduziu os presentes numa prática terapeutica e cuidadosa que envolveu o auxílio de fitas e blocos para construí-la, o que contribuiu para trazer conforto e alongamento aos musculos, tendões e trigger points envolvidos.  Essa prática foi válida; contudo, se o praticante não tiver anotado a sequencia transmitida pela professora para inseri-las nas práticas que posteriormente fizer, as dores nas costas poderão permanecer.






SANDHI GAYATRI FERREIRA






A primeira aula prática do domingo foi com a professora Sandhi Gayatri Ferreira, da linha Jivamukti Yoga, cujo tema foi Opening the Heart of Backbends, ao pé da letra, melhor dizendo,  Abrindo o coração nas retroflexões. Solicitada por uma aluna que sentia dores nos pulsos, a professora prontamente apresentou alguns alongamentos para restabelecê-los no sentido de trazer conforto durante a execução de ásanas. 

Pautada na linha de Yoga que segue, a prática  na maior parte foi dominada por  posturas retroflexivas aliadas a vinyasas acompanhadas por toques e ajustes certeiros das prestimosas assistentes, o que permitiu novas descobertas facilitadoras na realização de algumas das posturas apresentadas. Noutra prática essa professora ministrou uma aula Hoop Vinyasa, Yoga com bambolê.









JASON CRANDELL






A Segunda prática do Domingo que aconteceu das 11 da manhã até à 1 da tarde foi: Freedom + Release: Hip Openers, Side-Bends, and Twists, ou seja, Libere-se + Solte-se: abertura de quadril, Lateralidades e Torções.

Apresentada por Jason Crandell, professor que contribui com vários artigos para a Revista YJ  além de aulas-práticas em videos, centrou-se numa sequencia de vinyasa onde se destacou a importância do movimento da pélvis em conjuno com a espinha  visando o conforto e a estabilidade do corpo.

Quando fazemos uma postura de flexão  levamos a pélvis rotacionar junto com a espinha, acontecendo o mesmo quando realizamos backbends, side-bends e twists, criando mais espaço e liberação da tensão o que maximiza os benefícios e minimiza a ocorrência de lesões.



ROBERT STURMAN







Mastering The Art of Yoga Photography: Be the model and/or Be the shooter! , traduzindo, Dominando a Arte da Fotografia: Seja o Modelo e/ou seja o fotógrafo! foi  a palestra/workshop que o fotógrafo Robert Sturman ofereceu durante a Yoga Journal LIVE - New York 2015.  








Se você é uma yogini que adora se deixar fotografar realizando ásanas desafiadores, em especial as invertidas acompanhadas por um mudra formado pelos dedos de uma das mãos e também gosta de tirar fotografias de outras pessoas fazendo o mesmo, este evento é para você.








Apreciando a Arte que aflora de um ásana bem feito retratado pelas lentes de um fotógrafo,  os que ali estavam primeiro assistiram um apanhado visual via retroprojetor dos trabalhos que Sturman realizou e anda realizando para depois fotografarmos algumas pessoas presentes que figuraram como modelos realizando ásanas.












E, por aí foi, até todos rumarmos para o Central Park e em pequenos grupos escolhermos os cenários ideais e deixarmo-nos fotografar ou apenas fotografarmos. A Arte prevaleceu inserida na essência do Yoga.




JASON CRANDELL






Cultivating Your Core: How to Support Arm-Balances, Backbends, Forward Bends and Twists with Your Center, ou seja, Cultivando o Core: Como manter Equilíbrio nos Braços, Retroflexões, Flexões, Torções com o seu Centro, foi o Monday Full-day Workshop, intensivo da Segunda-feira ministrado pelo professor Jason Crandell que teve como tema principal o tão falado Core durante a prática de ásanas

Músculos que compõem o assoalho pélvico, os abdominais, os que estão na região lombar e ainda os flexores do quadril, especialmente o iliopsoas são os componentes do core; tendo como complemento as partes posteriores das pernas, abdutores, glúteos, os rotatores externos e os músculos para-espinhais.

“ Força e tensão inconsciente não são a mesma coisa. Não receie em relaxar o core no momento certo”, destacou Crandell nesse workshop, que foi de grande valia.






Muitas das práticas e workshops ministrados durante o Yoga Journal LIVE - New York, 2015, foram aprovadas pelo American Council on Exercise (ACE) e os participantes que quisessem um certificado para complementar a contagem de horas de um curso de Formação em Yoga poderiam requerer com antecedência junto ao Registration Desk.






Yoga Market, como o próprio nome revela, é um shopping montado num espaço enorme onde os patrocinadores do evento expuseram uma grande variedade de produtos ligados ao Yoga e ao Ayurveda, que fluiu paralelamente ao Yoga Journal LIVE - New York, 2015.


























Muito bem planejado e organizado, com funcionamento que começou na sexta-feira ao meio dia, passando pelo sábado e se encerrando no domingo às seis horas da tarde, o Yoga Market ainda contava com o The Sangha Space, um lugar onde eventos especiais aconteciam todas as manhãs, no meio do dia e ao cair da tarde, acompanhado de happy hours generosos onde os presentes eram bem servidos com petiscos, refrigerantes e vinhos para quem os aprecia.









































Na hora do almoço, para quem quisesse, na calçada externa do Hilton havia o Food Truck da Kripalu que vendia comidas bem saudáveis ao custo de 8 dólares. Filas se formaram e pelo jeito a comida era bem boa.
















Pelo palco do Sangha Space e imediações aconteceram muitas apresentações que chamavam completamente a atenção de quem por lá passasse, dentre elas: aulas de Yoga comunitárias, abertas/gratuitas inclusive uma em espanhol, extensivas também aos que não participavam da Conferência. Ainda, tivemos demonstrações e práticas de  AcroYoga, Aerial Yoga, Super  Yogis – Kid’s Yoga, ou seja, Yoga para crianças, prática indoor de Stand up Paddleboard e a performance Srikology do Dj e percussionista Srikala.





















Tambores também foram tocados pelos KDZ Drummers e além das meditações diárias que iam das sete às sete e meia da manhã, também frees. O pessoal da Yoga Alliance Americana promoveu um encontro e grupo de discussões sobre “O Futuro da Indústria do Yoga”, destacando qual é o papel da YA em apoiar estúdios e professores em vista das legislações governamentais.












Sábado á noite, aconteceu outro evento Sol Yoga: Light the Night with Shiva Rea a Dj Tasha Blank onde numa prática coletiva que envolveu meditação, teve como propósito arrecadar ajuda financeira aos que enfrentam o câncer e ainda as crianças da Tanzânia que estudam a luz de querosene. Os participantes  contribuíam com 20 ou 30 dólares e poderiam levar uma lanterna solar para casa.









Uma palestra paga promovida pela Naropa University: Being Present: How Mindfulness is Shapping Modern Society cujo pré-requisito era registrar-se com antecedência, teve como palestrantes Sharon Salzberg, Jeff Walker, George Mumford e Gopi Kallayil da Google.
















Para os que participaram do evento ou simplesmente passavam pelo local, se quisessem poderiam posar para uma foto realizando uma postura para estampar uma capa fictícia da YJ.





















As Conferências da Yoga Journal LIVE não param e têm continuidade este ano em San Diego, de 25 a 29 de julho, para na sequencia seguir para o Colorado, Estes Park, de 27  de setembro a 04 de outubro,  para depois ir para Flórida, de 12 a 16 de novembro, incluindo uma nova conferência no Kripalu Center for Yoga and Health, em Stockbridge,MA de 20 a 23 de novembro para recomeçar em San Francisco, em 2016, de 14 a 18 de janeiro, retornando à Nova York  no período de 07 a 11 de abril.






Mais informações em: http://www.yjevents.com/ Vale a participação!

Harih Om!



Photos' credits: a maioria de Tony Felgueiras – YJ Events, Humberto Meneghin e Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário