13 de maio de 2015

QUE BROGA É ESSA?





HUMBERTO MENEGHIN


Prática de Yoga especificamente para homens, hoje em dia, não é mais conversa fiada. Mesmo cientes dos amplos benefícios que a prática devolve e ainda levemente estimulados por celebridades hollywoodianas do sexo masculino estarem pegando firme na prática, a maioria dos homens ainda nutrem um certo receio principalmente associando a uma idéia de que Yoga é muito parado, que é coisa para mulher e para gente estressada. No entanto, pensando em algo “diferente”, que de “diferente” não tem muita coisa, criaram a Broga. Mas, que Broga é essa?








Acertou quem pensou ser Broga um tipo de Yoga de marca que foi elaborada especialmente para convencer o público masculino praticar Yoga. “BRO” claramente significando “irmão” ou “cara” e o “GA” logicamente Yoga.


Combinando ásanas do Yoga tradicional com exercícios fitness funcionais a intervalos de treinamento de alta intensidade com a intenção de fortalecer o “core” tonificando os músculos, mesclando-se ainda a muitas flexões de braços e vinyasas ao mesmo tempo em que se faz um trabalho cardio vascular  o que logicamente reduz o estresse, a prática da Broga, em especial nos Estados Unidos, Inglaterra e Austrália está cumprindo o seu papel de convencer os marmanjos a assumirem definitivamente a prática de ásanas, principalmente os que não estão nenhum pouco interessados em aprofundarem-se no estudo da Tradição.









No entanto, os praticantes adeptos da Broga, na verdade querem apenas pegarem de volta os benefícios fisiológicos que a seqüência de “exercícios” proporcionam sem se focarem muito em alongamentos, flexões e demais aspectos de uma prática tradicional. 


Criada e fundada pelos preparadores físicos e atletas Robert Sidoti e Adam O’Neill a Broga tem um objetivo simples: trazer os benefícios do Yoga para mais homens e ponto final.









No entanto, o curioso disso tudo é que de uns tempos para cá, a Broga também está sendo muito procurada pelas mulheres, deixando de ser uma “Yoga” exclusivamente para os “brothers”, mas também para as “sisters”, que ao tudo indica são capazes de fazerem muita coisa. 








Com o tempo, esperamos que os Brogis tanto homens como mulheres caiam na real e venham perceber e descobrir a verdadeira essência do Yoga; do contrário continuarão sendo apenas um Brogi da Broga.


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário