22 de maio de 2015

SÓ NÃO FAÇO IGUAL PORQUE NÃO TEM ESTA PONTE PERTO DA MINHA CASA




HUMBERTO MENEGHIN


A imagem de uma moça loura e esbelta fazendo uma parada de mãos acompanhada pela legenda: “Só Não Faço Igual Porque Não Tem Esta Ponte Perto Da Minha Casa”, parece estar incomodando muita gente que gostaria de realizar essa postura de inversão e equilíbrio, mas na verdade sente-se desqualificada para tanto. E, para justificar-se de que é incapaz de tal façanha, calca-se na desculpa de inexistir a ponte perto de sua casa para realizar o adho mukha vrkásana.


Quem vê uma moça bonita praticando esse ásana de forma desenvolta e ainda num cenário bucólico e natural como o da imagem, na certa se pergunta: “Como é que ela consegue fazer isso e eu não? Nossa! Gostaria tanto de fazer igual!”


Parada de mãos que denotam foco, força e equilíbrio de quem as tenta executar não se conquista da noite para o dia, independendo do terreno que se encontra, seja sobre uma ponte, em terra firme ou dentro de uma sala de prática.


Para se conseguir a perfeição numa postura como adho mukha vrkásana, ou seja, realizá-la por completo sem cair, com firmeza, estabilidade e conforto, o praticante deve se empenhar, persistir muito na construção do ásana de uma forma eficaz e consciente, indo aos poucos, preferivelmente com o auxílio de um (a) professor (a) de Yoga capacitado (a), por que não é da primeira vez que a faz que irá imediatamente parar de mãos como a moça que realiza a postura sobre a ponte.


Muitos podem desistir durante o trajeto, outros podem realizá-la junto à parede e permanecer por cerca de dez respirações para aos poucos tentar fazê-la sem esse apoio, o que passará para uma nova etapa, até conquistá-la.


No entanto, aquelas pessoas que tem pressão alta, tendência ao glaucoma e algum problema nas articulações dos pulsos, devem evitar a inversão


A desculpa de que a ponte não está perto da sua casa para praticar o adho mukha vrkásana, não cola de jeito nenhum. Do contrário, só denota limitação e até receio de enfrentar os reveses que a vida nos apresenta.


Quer parar de mãos como a moça da ponte? Pratique Yoga e quem sabe ao longo do tempo essa vontade de ficar de ponta cabeça equilibrando-se com as mãos, seja onde for, deixe de ser tão importante assim. Pois, na certa o Yoga tem muito mais a oferecer.

Harih Om!


Nenhum comentário:

Postar um comentário