8 de agosto de 2013

LADY GAGA: MEDITAÇÃO NUA E CRUA






HUMBERTO MENEGHIN


Parece surreal, mas na verdade o que Gaga está fazendo é promover “The Abramovic Methode”, uma nova prática de meditação criada por uma amiga de longa data, a artista sérvia Marina Abramovic. No vídeo que aceitou participar a “Mother Monster” aparece na maior parte das cenas meditando sem usar qualquer roupa, ou seja, pelada. De início o filme começa com Gaga vestindo um traje branco, deitada com as mãos na garganta sobre um chão forrado por piso de madeira, enquanto entoa algo que parece ser um mantra: eeeeeeeeeeee ... 











Servindo para ativar as cordas vocais da cantora e mantê-la no agora o eeeeeeeeeeee ... toma conta de toda ação. Na sequencia Gaga aparece caminhando por um rio usando uma espécie de chifres da cor amarela, em formato de cones, colocados sobre os olhos para depois sentar-se num banco elevado, instalado próximo a margem do rio, de costas para a amiga, enquanto o eeeeeeeeeeee ... continua.











Mais para frente Gaga resurge pelada por um campo, com os olhos vendados, continuando a aquecer as cordas vocais. No meio do mato interage com um galho pelo chão, para depois se ver dentro de uma cabana em cima de um grande cristal absorvendo toda a energia que tem direito.




Não bastasse isso, o grande cristal recebe um abraço carinhoso da estrela pop enquanto o eeeeeeeeeeee ... continua, mesmo que parte de seu rosto esteja encoberto por uma franja proveniente de um cabelo que agora está escuro. E o filme finaliza com o foco sobre a cabeça de Gaga cercada por inúmeros cristais de tamanhos menores.




Conforme consta, a ideia central do The Abramovic Methode” é estimular a consciência do praticante de sua experiência física e mental no momento presente, liberando a voz e os sentidos, nada muito diferente do que os meditadores na ativa já fazem. No entanto, a inspiração da criadora desse método de meditação surgiu da época em que participou de um projeto no Museu de Arte Moderna de Nova York – MOMA, em que ficava em silêncio durante um minuto sentada em frente a uma outra pessoa que se interessasse em participar.

Escolhida para participar da performance para promover o método de mediação da amiga e por que não também se promover, a cantora passou três dias consecutivos em retiro numa localidade próxima a NYC para filmar o video e quem sabe também um novo clip de uma das músicas que farão parte do seu novo album ArtPop que será lançado em novembro/2013.




Meditar para potencializar a consciência física e mental e estar no momento presente independe se quem se predispõe a isso seja pobre, rico, famoso, desconhecido e esteja vestido ou não; mas, de Gaga pode se esperar tudo: a arte aliada a seu modo de “meditar”.


Confira aqui a meditação nua e crua de Gaga, enquanto não retirem do ar.






Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário