12 de agosto de 2013

CHIHUAHUA ENGRAÇADINHO QUE “PRATICA YOGA” EM VIDEO LEVA QUASE TODO MUNDO NO BICO





HUMBERTO MENEGHIN



Sucesso no YouTube, assistido por cerca de 700.000 vezes e com muitos compartilhamentos na internet, o vídeo onde aparece aquele chihuahua “praticando Yoga” sob o comando de seu dono, a primeira vista pode parecer engraçadinho revelando uma inteligência inesperada do cachorro. No entanto, se o expectador for uma pessoa dotada de um senso de percepção apurado poderá concluir de duas uma: ou o chihuahua foi muito bem treinado para ser comandado durante uma prática de ásanas ou alguém que não aparece na cena está na frente dele manobrando um pedaço de carne ou ração para cachorro em sincronia com o comando do humano praticante.




Logo de início o chihuahua está ao lado esquerdo do dono que pratica Yoga na sala de sua casa. A instrução dada num italiano suave é para que se vire a cabeça para o lado direito e para o esquerdo enquanto se pede para respirar, o que se repete por algumas vezes, arriscando até um cachorro que olha para baixo e para cima .




Pretensamente ensinado o chihuahua vai seguindo as ordens de seu dono de uma forma tão correta que sem dúvida alguma conquista a atenção de todos os que assistem a cena, reportando a um sentimento infantil emotivo que traz a lembrança interna e subliminar de um carinho que se nutre ou se nutriu por um animalzinho de estimação. E daí só bastam alguns poucos cliques para que o vídeo seja compartilhado em todos os lugares possíveis da web.




Será que o(s) idealizador(es) do vídeo esperavam por tanto sucesso?  Esse cãozinho, Pancino, poderia perfeitamente estrelar uma campanha publicitária de ração para cachorros: um chihuahua que obedece ao dono na prática do Yoga para no final receber como recompensa a ração Xdog.

Por incrível que possa parecer, o mesmo tipo de comportamento que esse pet teve, também ocorre com os humanos. É alguém que recebe o comando de um outro alguém para fazer alguma coisa, mas que no fundo só a realiza porque sabe que receberá a recompensa que o aguarda, a recompensa que irá satisfazer um dos aspectos dos sentidos e até o ego. E, assim se vê preso, condicionado, escravo de sua ambição, escravo de seu desejo, longe de se sentir liberto e pleno.




Conforme a máxima,“entre o estímulo e a resposta há a liberdade de escolha”, alguns podem escolher sabiamente o que realmente querem e obter um resultado; enquanto outros, pelo condicionamento, seguem conforme a maré e outros mais até podem se sujeitar àquilo que não deve unicamente para ter a recompensa de algo que não dura para sempre.

O chihuahua parece ter obedecido completamente o comando de seu dono, mas na verdade ele obedecia quem movimentava o alimento de um lado para o outro para que no final pudesse satisfazer o instinto da fome.






Harih Om!



Nenhum comentário:

Postar um comentário