10 de outubro de 2011

YOGATIVISTAS PROTESTAM!



HUMBERTO MENEGHIN

Desde o dia dezessete de setembro deste ano, 2011, o movimento Occupy Wall Street, que acontece em Nova York, vem mobilizando muita gente que está insatisfeita com o sistema financeiro e até com a comida que consumem. Os manifestantes, extremamente descontentes com o capitalismo e a crise econômica que se instalou pela maior parte do mundo, gritavam: “Nós somos os 99%”, querendo dizer que os 99% se referem à população norte-americana versus os 1% que detêm uma fatia de 40% da riqueza do país e contra o qual os protestos vão ganhando uma voz cada vez maior.







O convite inicial para esse protesto começou com a revista canadense Adbusters, de uma ONG anti-consumerista, que na capa da edição de julho estampou uma bailarina sobre o famoso touro de Wall Street. O evento também foi divulgado na mídia e nas redes sociais.

Nessa onda, muitos professores e praticantes de Yoga decidiram se unir e apoiar esse movimento que na sua essência protesta contra um sistema financeiro muito insano sem verdadeiramente levar em conta o indivíduo e as suas reais necessidades.





Com mats em punho, ao alto, das onze horas da manhã até o meio-dia desta segunda-feira, 10/10/2011, os Yogativistas, compareceram em massa na Wall Street para contribuírem com esse movimento, clamando por “Amor. Justiça.União.”




Como não havia espaço útil para a prática de ásanas, a maioria dos yogativistas resolveu praticar a postura da árvore com longa permanência. No entanto, uma praticante conseguiu protestar em shirshasána.







Muito embora alguns estivessem por lá apenas para marcar presença e alguns outros para aparecerem, é gratificante poder ver que em um momento árido como esse, aqueles que levam o Yoga a sério em suas vidas se juntam aos demais manifestantes e se solidarizam às privações por que passam, privações que são decorrentes de uma crise econômica que é passageira.

Sabe-se que em um dos dias anteriores até houve um momento dispensado à tentativa de se praticar meditação, que foi guiada por um conhecido indiano que vive na Califórnia; no entanto, este tipo de reflexão visou perguntar-se em que tipo de mundo se quer viver.




O Yoga em seu aspecto mais intrínseco mostra, mais uma vez, que a todos une; não importando o momento. Une e continuará unindo porque todos fazem parte do todo e somente assim o todo irá se resolver, se resolver no momento oportuno, na sua mais perfeita essência e o que antes parecia perturbar será definitivamente dissipado.

 Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário