22 de outubro de 2011

O YOGA E AS SUPERMODELOS



HUMBERTO MENEGHIN


Com ritmo acelerado entre um desfile e outro adicionado a inúmeros ensaios fotográficos e presenças quase que obrigatórias em festas e eventos promocionais, sem contar as muitas viagens pelo mundo afora, sobra pouco tempo para as supermodelos se dedicarem a uma atividade que as desacelere. Algumas delas, não muitas, buscam um subterfúgio momentâneo no Yoga, mas será mesmo que ainda continuam tendo tempo para praticar ou o Yoga foi, é e apenas será mais uma ação comparada ao consumo de um produto descartável?






A carreira de modelo tanto para homens quanto para mulheres pede um corpo dentro das medidas que a indústria da moda espartanamente exige; no entanto, muitas modelos iniciantes se deixam abater pela anorexia e a bulimia e outros distúrbios alimentares para poderem se adequar ao que o efêmero mundo fashion requer.





Para essas modelos e outras que aparentemente estejam dentro do padrão físico e saudável, o Yoga, primeiramente, vem lhes dar uma base, uma solidez que são trazidas pela prática de ásanas, respiratórios, relaxamento e a tentativa de meditar; ações que contribuem para diluir paulatinamente a insegurança, a descrença, a ansiedade, o estresse, as frustrações e até mesmo a depressão conseqüentes da profissão que exercem; profissão amplamente permeada pelos altos e baixos do samsara, onde por um momento se encontram no topo e noutro momento, sem esperar, estão no fundo do poço e assim o ciclo vai.




Mesmo sendo o Yoga algumas vezes momentaneamente benéfico para quem exerce a profissão de modelo cheia de altos e baixos, as supermodelos não deixam de colher as suas benesses. No entanto, para a maioria, mesmo tendo experimentado os efeitos da prática e gostado, é comum em certos momentos descartá-la, em vista de uma agenda super lotada o que torna impossível a sua continuidade. O Yoga, então, para essas modelos vai, volta, continua o mesmo ou é deixado definitivamente de lado e quando se tem um tempinho quem sabe praticam.
Algumas raras supermodelos, germanicamente adotaram o Yoga em definitivo em suas vidas contando até com um personal versado em ensinar Yoga. Para essas modelos mais persistentes a prática vai se desenrolando como a de qualquer outro praticante dedicado. Aos poucos vão descobrindo as nuances do Yoga e começam a mudar as suas vidas dando menos importância aos problemas decorrentes de inúmeros compromissos e exigências da indústria da moda, estando mais saudáveis, centradas e equilibradas tanto fisicamente, mentalmente e psiquicamente, refletindo de uma forma muito positiva nos resultados de seus trabalhos.







Certas supermodelos que por um infortúnio e outro se envolveram com o vício da bebida ou das drogas também puderam buscar um alicerce muito sólido na prática do Yoga, em conjunto com um tratamento adequado para se livrarem do vício. Outras até, ao deixarem a carreira de modelo, por serem consideradas velhas e ultrapassadas, resolveram assumir o Yoga como uma nova profissão, ou seja, se tornaram professoras. Uma outra, ainda até serviu de modelo para um escultor que criou obras com ela executando ásanas.





Inevitavelmente a vaidade, a beleza, a ambição exacerbadas e principalmente o ego também exacerbado é uma faca de dois gumes para quem está extremamente arraigado à carreira de modelo e paga o preço; no entanto, o Yoga e também o estudo das escrituras estão aí para trazer de uma forma sutil alívio e conhecimento que contribuem para atenuar todo e qualquer tipo de exacerbação.

Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário