25 de maio de 2020

YOGA EM VOGA ENTREVISTA – PAULA SABOYA – PARTE 2




HUMBERTO J. MENEGHIN


YV – Em tempos de quarentena, que pegou todo mundo de surpresa neste ano de 2020, a solução encontrada por boa parte dos professores de Yoga foi passar a ministrar as práticas on line, via apps, à distância. Você acha que isso veio para ficar ou após o término da quarentena que não podemos precisar quando será, as práticas presenciais retornarão a todo vapor? Manter o tempo de prática on line o mesmo tempo que se adota numa aula presencial procede ou em casa por haver muitas distrações, uma prática condensada de 20 a 40 minutos poderia ser mais condizente? 

PAULASinto que essa nova forma ON-LINE veio para ficar. Vi que para muitos é ótimo não ter que se deslocar e poder fazer da sua casa. No início a gente estranha,  mas o ser humano se adapta a tudo.  Muitos gostam e sentem o benefício da prática sendo online ou presencial, no entanto a maioria sente saudades dos estúdios. Então como essa nova plataforma que já vinha acontecendo antes da Covid19,  de verdade o que aconteceu é que agora há muitas mais opções de aulas.Tenho dado aulas de 90min como a aula nos estúdios  Acho eficaz também mini-aulas, 30 min, 40 min, enfim é possível ambas práticas. O praticante vai sentir qual a melhor opção a cada dia e assim poder escolher.









 YV – O tempo passa ... você sabe. Parece que dez anos atrás foi ontem mesmo! A Paula de vinte anos atrás está bem melhor hoje do que antes ou só foi após quando se deparou com a prática e estudos do Yoga que a vida deu uma boa guinada e as coisas que se dava importância ontem, hoje já perderam a importância?

PAULA Inegável para mim que o Yoga faz e é parte da minha vida. Vejo melhoras em várias fases  da vida e também com a maturidade você percebe o que é mais importante. O estudo não tem fim e assim posso dizer que tenho muito a aprender sempre. Tenho meus condicionamentos, amarras mesmo que sejam velhas ou até novas , e sei que  são os Samskaras e os Vásanas.

SAMSKARA :"selo", "impressão mental", "carimbo psíquico,'são os produtos da ignorância e condicionamentos inconscientes.
VASANA:"é uma tendência comportamental ou impressão cármica que influencia o comportamento atual de uma pessoa. É um termo técnico na filosofia indiana, particularmente no ioga, bem como na filosofia budista e no Advaita Vedanta

Portanto tenho as minhas ansiedades e neuroses, sou um ser humano e não me acho melhor ou diferente por amar e praticar o Yoga. Se não reconhecer meus equívocos estarei em negação.
Assumo que tenho falhas e procuro ficar atenta! Agora que o Yoga é um corpo de conhecimento muito lindo e que me ajuda, preenche e completa, isso é uma verdade. Vedanta é bom demais.

LIVRO DE BOLSA



YV – Fiz esta pergunta à nossa amiga Tereza Freire; no entanto, também gostaríamos de saber o seu posicionamento, sobre: Política, Religião e Futebol são assuntos que geram opiniões divergentes causando discussões e até brigas. Você acha que vale a pena perder uma boa amizade se alguém não concordar ou divergir de uma crença arraigada que possamos ter a respeito de um desses temas? Ou, então, o que vale mais é firmar o posicionamento pessoal e preservar a amizade respeitando o pensamento oposto? Mas, será que no fundo a amizade continuará a mesma ou foi abalada e a confiança que antes era de 100% agora passou a 60%?

PAULA Acho que na vida tudo o que fazemos é um ato político concordando ou não. Creio que a gente se forma e se informa nas nossas criações, Pai e Mãe são minhas referências dos 1os valores. Fico feliz que tenha tudo haver com ioga. Lembrando que esses valores pertencem a toda humanidade. E conheço muitas pessoas que pai e mãe não necessariamente foram exemplos e ainda sim são pessoas com princípios e ética corretos.  

Em relação as amizades no ano de 2018 resolvi me distanciar de alguns grupos para não me desgastar  pois fiquei muito chateada. Então, pensei que não podia definir uma pessoa pelo voto dela e ponto final. Hoje percebo que tolerância, compaixão sempre serão um desafio na vida. Conto até dez, dependendo do assunto, da afirmação, minha e do outro. Não é fácil. A diferença de pensamentos, valores tocam na nossa essência e só com conhecimento conseguimos acomodar todos. Tarefa delicada.

Minha tattoo Ananda



YVVocê vive no Rio de janeiro onde muitos artistas e celebridades também vivem. No entanto, de uns tempos para cá, muitas famosas usam e abusam das mídias sociais para demonstrarem posturas de Yoga aos seguidores. Muitos desses ásanas chegam até ser desafiadores requerendo muito cuidado para executá-los. Válido isso? Ou, melhor colocar uma legenda dizendo que se quiser fazer o mesmo deve buscar o auxílio e orientação de um (a) professor (a) de Yoga qualificado(a)? Ou, o que na realidade as famosas querem é se promoverem na mídia social e ficar em evidência, utilizando as posturas de Yoga para tanto e nada mais? E, há algum mal nisso?


PAULA Agora é hora de acomodar e não julgar… Caramba que difícil.  Não são só celebridades, são também professores que o fazem. Sim é marketing. Existe aquela máxima que diz 'o yoga bom é aquele que funciona para você’’. Menos mal se tiver  a legenda sim. Acredito que quem primeiro se encanta com Yoga pela performance, a forma, vai depois perceber que, naturalmente há algo além das posturas, vai procurar entender melhor o que é o Yoga. 

Aquele que se encanta com aquela voz demasiada doce e lenta, que usa palavras como, siga a luz, energia cósmica, gratidão a grama, gratidão ao céu, agradeça aos legumes,  também vão procurar em algum momento uma profundidade de conteúdo verdadeiramente sincera e mais coerente com o intelecto. 

Celebridades e professores tem carisma, e o perigo é usa-los para se colocar num pedestal e se dizer melhor que aqueles que os admiram. E aqui me lembro quando na India me 2003 perguntei a um professor Will you give me salvation?”  (O sr. Vai me dar salvação?) e ele confiante me disse Yes I shall give you salvation” ( sim eu te dou salvação) e depois me encaminhou para o pagamento…CILADA.  Saí de lá correndo e não mais voltei, claro. 

Querer fazer tal e tal postura não garante salvação… As posturas são belas, não nego. Mas ser realista e ver até onde um pode e deve ir, e não simplesmente desejar a qualquer custo fazer asanas mais desafiadores a nível fisico. Muito ruim se lesionar. Temos que pensar no futuro pois envelhecemos e o corpo fala, precisamos desse corpo. 


Fique sentado, confortável, imóvel e relaxado; isso é DIFÍCIL.


YV – Fulana de tal formou-se professora de Yoga e resolveu contratar os serviços de uma produtora para a produção de vídeos-aulas a serem postados pelo menos duas vezes na semana em um canal do YouTube que ela iniciou linkado a outras mídias sociais que possui, pagando até uma boa quantia em dinheiro para se posicionar entre as primeiras buscas, likes etc... Teria essa professora realmente o objetivo de ensinar Yoga ou está lá apenas para passar algumas sequências de posturas balsâmicas”, ganhar seu dinherinho dos acessos que terá na YouTube e ainda por cima firmar-se como influencer e quem sabe pegar um ou outro patrocinador para propagandear algum produto? Ou, na verdade, há exceções?

PAULAÉ patético e perigoso essa moda e o uso dessa onda para se promover sem embasamento. Se for uma pessoa que sim tem uma história e você deu uma checada em quem é , aí tudo bem dar aulas, ter canais, se promover promovendo o Yoga com integridade. 

Afinal todos temos contas à pagar. Se tornar influenciador, eu tenho antipatia por essa palavra, já não aprecio esse rótulo. Acho que sou uma facilitadora de uma experiência, e você junto comigo vai ter esse encontro. Dúvidas enriquece  e é bom ter pois assim mostra que você questiona o que sente, concorda ou não. Exceções há, mas eu as desconheço.




YV – Muitos perguntam: Qual é o futuro do Yoga? Será que poderia ser um Yoga Espacial, além das Galáxias, onde o objetivo principal seria acessar outras dimensões? Ou o Yoga continuará simples, no aqui e agora e da forma como sempre foi?

PAULAAqui e Agora, simples e sem firulas, sem amarrar ou prender o praticante. Liberdade e simplicidade juntas é o que faz o Yoga , ou a Ioga ser  o que é. E acredito que seja para todos que queiram. Apesar de ainda ser muito elitista aqui no ocidente.

                  Na antiguidade já era para todos?






YV – A praticante procurou o Yoga para se Autoconhecer, deixou isso bem claro quando teve o primeiro contato com a (o) professor (a) com quem resolveu praticar. O que você diria a ela sobre Autoconhecimento? Mais ainda, confessou pra você que passou um período em depressão e que está medicada ... que busca o Yoga para também saber como lidar com a depressão. Alguma outra orientação especial a esta praticante? Qual seria?


PAULA Primeiro diria, que bom que estás dando uma chance ao Yoga. Segundo, se você não se identificar com essa primeira experiência, ainda assim não desista e procure outras práticas. Em terceiro e não necessariamente nesta ordem que aqui coloquei, em relação a depressão e medicamento,  saber se  afeta as funções motoras e neurológicas, há quanto tempo está sendo medicado, se dá sede, se deixa a pessoa meia sedada. 

Quais limitações físicas essa pessoa percebe que tem e se o médico indicou ou sabe dessa idéia. Finalmente se poderia passar um contato de alguém caso necessário seja. 

Ter um atestado confirmando que a pessoa pode sim iniciar nessa prática é importante. Tomar extra precauções com os pranayamas, que são os respiratórios, meditações e ajuste físicos, isso  pode desencadear uma reação ruim no praticante. Enfim , é super delicado mas é uma ferramenta poderosa e que pode ajudar muito mesmo.

SAVASANA O GRANDE MOMENTO PARA ABSORVER E PERCEBER A PRATICA E A SI MESMO







YV – Como vai o Haroldo? O Rio de Janeiro continua lindo ou a cidade maravilhosa está precisando de um up grade, um banho de ervas, um descarrego?

PAULA Haroldão um amor de Cão! E tem a Caramela, parceira dele. Esses são do meu irmão. E agora minha irmã tem um puppy Mana, que é um encanto. Sou a melhor tia dos meus sobrinhos caninos, em breve devo assumir a maternidade de algum cãozinho. O Rio é lindo e feio. Precisa sim de banho de ervas, descarrego, passe, e IZI MI FI!!!
Ah tem também uns gatinhos aqui da vizinha que alimento.

HAROLDO E CARAMELA














YV – OM TAT SAT ou OM SHANTI? Será que todos os seres em todos os lugares algum dia serão felizes?

PAULA Gosto de ambos! Tanto um como outro são lindos para finalizar uma prática, seja de Hatha, de raja, de jnana, karma yoga. 

OM SHANTI: QUE HAJA PAZ INTERIOR, NOS RELACIONAMENTOS E NO TODO;

OM TAT SAT, aqui eu peço perdão por qualquer ação ou palavra equivocada que te tenha feito ou falado.
LOKA SAMASTHA SUKINO BAVANTU,que todos os seres em todos os lugares  sejam livre e felizes.

Será utopia? Adoraria mas preciso ter mais SHRADDHA, FÉ, CONFIANÇA… E SEI LÁ MAIS O QUE MEU AMIGO.




 EU AS 13:16, DIA 24/05  E ACABO DE RESPONDER AS PERGUNTAS NO MEU ISOLAMENTO.



OBRIGADA PELO CONVITE QUERIDO HUMBERTO,

OM TAT SAT  

YOGA EM VOGA ENTREVISTA – PAULA SABOYA , PARTE 1

CONFIRA NESTE LINK:  

PRÁTICAS E  ESTUDOS DE YOGA COM PAULA SABOYA :

canal do Studio Yoga One, ZOOM, para reservas WhatsApp +55 21 99435-6179 Aulas 2as,4as e 6as das 09h as 10h30.


Insta @studioyogaone Facebook: @studioyogaone

Face: PSaboya ProfYoga Insta: @polasaboya Twitter:@psaboya E-mail: paulasaboya@gmail.com Aulas particulares on-line mandar e-mail para maiores informações.

Aulas presenciais quando acabar Covid19 Studio Yoga One , Gavea , RJ; Academia Puri, Jardim Botanico, RJ



HUMBERTO J. MENEGHIN 
é praticante e professor de Yoga em Campinas/São Paulo, Brazil. Tem Formação em Yoga com Pedro Kupfer e estuda Vedanta com Glória Arieira.

Especializou-sem em Yoga Terapia Hormonal para a Menopausa e Problemas Hormonais com Dinah Rodrigues e também Yoga Terapia Hormonal para Diabetes e Hormônios Masculinos. Para o site www.yoga.pro.br escreveu vários artigos e traduziu textos sobre Vedanta de autoria de Sri Swami Dayananda Saraswati com quem já teve o privilégio de estudar nos Vedanta Camps em Rishikesh-Índia

Participou do TeacherTraining de Ashtanga Vinyasa Yoga – Primeira Série – com David Swenson, em Austin, Texas, USA. 

Foi colunista do website da revista Yoga Journal Brasil.  Já estudou e praticou com professores de Yoga americanos em seis conferências da Yoga Journal Live New York. Edita e escreve para o blog Yogaemvoga. 
MARQUE PRÁTICAS & WORKSHOPS DE YOGA: humbertomeneghin@yahoo.com.br

Curta/LIKE:

tps://www.facebook.com/ADOROYOGA/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário